MANAUS- A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) anunciou nesta quinta-feira (2) que o acompanhamento das condicionalidades de saúde na página do Programa Bolsa Família (PBF) foi prorrogado até o próximo domingo (12).
A prorrogação atende a determinação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) com o objetivo de atender famílias que ainda não realizaram o acompanhamento na vigência do segundo semestre de 2013.
Atualmente, a Semsa tem cadastrado um total de 113 mil famílias no programa, sendo que 57.359 realizaram o acompanhamento da segunda vigência, que seria encerrada dia 30 de dezembro.
A coordenadora operacional das ações de nutrição da Semsa, Tânia Maria Batista, explica que o acompanhamento dessas condicionalidades consiste na verificação, por meio de profissionais de saúde, do cartão de vacina e do crescimento e desenvolvimento das crianças menores de sete anos, e no acompanhamento da saúde das mulheres na faixa etária de 14 a 44 anos, bem como das mulheres gestantes, garantindo a saúde da mãe e do bebê.
“Quando são incluídas no programa, as famílias assumem o compromisso de manter cuidados adequados com a saúde das crianças e das mulheres. Também é feita a inclusão em programas como o planejamento familiar e de avaliação nutricional. O acompanhamento deve ser feito duas vezes ao ano. Caso o acompanhamento não seja feito, o benefício financeiro pode ser suspenso”, informa Tânia Batista.
Para realizar o acompanhamento, é importante que as famílias não esqueçam de levar o cartão do programa, com identificação do NIS, cartão de vacinação ou cartão de gestante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário