segunda-feira, 23 de novembro de 2009
lI Encontro de Parlamentares do Amazonas
O Estado do Amazonas aderiu hoje (23) ao Pacto Nacional de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres, no lI Encontro de Parlamentares do Amazonas, realizado no Auditório Belarmino Lins, numa iniciativa da deputada Conceição Sampaio (PP), presidente da Comissão de Defesa de Direitos da Mulher e da Família da Assembleia Legislativa.
A deputada Conceição presidindo a reunião também fez a abertura da versão 2009 da Campanha de 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, que vai de 25 de novembro a 10 de dezembro. Ela esclareceu que a adesão dos municípios a esse pacto torna-se uma importante vitória e mostra que os vereadores estão antenados e comprometidos com as questões das mulheres, que acabam refletindo em toda a família.
Disse, ainda, a deputada que a mulher, embora seja 52% do eleitorado , continua tendo uma baixa representatividade nos parlamentos. “Somos menos de 50 deputadas federais na Câmara dos Deputados, sendo duas do Amazonas. Temos apenas três deputadas estaduais, seis vereadoras em Manaus e, no interior, pouco mais de 60 vereadoras entre cerca de 580 vereadores. Por isso, é importante a participação dos parlamentares homens neste processo, acrescentou.
Conceição afirmou que são 150 países que aderiram a esse movimento a favor das mulheres e, com isso, a Assembleia Legislativa do Amazonas com o total apoio de seu presidente Belarmino Lins (PMDB) dá um grande passo nesta luta. “Aqui temos uma grande rede de proteção feita pelo Estado, com a participação do Poder Judiciário e a Assembleia Legislativa fica como protagonista desta luta, implantando no interior, nas câmaras municipais, a Comissão dos Direitos da Mulher.
Fizeram parte da solenidade além da autora da propositura,deputada Conceição Sampaio, a deputada Therezinha Ruiz (DEM), as deputadas federais Vanessa Grazziotin (PCdoB) e Rebeca Garcia (PP), a vereadora Socorro Sampaio (PP), representando a Câmara Municipal de Manaus; a representante da SEAS, Graça Prola, que também representou o governador Eduardo Braga, além de duas integrantes da Secretaria Especial de Política para as Mulheres da Presidência da República -- a subsecretária Aparecida Gonçalves, representando Nilcéa Freire, ministra-chefe da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e a gerente de projetos da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Paraná, Elizabeth Saar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário