terça-feira, 17 de novembro de 2009

Vereador convida taxistas para audiência pública

O ouvidor-geral da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Hissa Abrahão, convida os mais de sete mil taxistas cadastrados no Instituto Municipal de Transportes e Trânsito (IMTT) a participarem de uma audiência pública que será realizada no auditório da CMM, amanhã, às 15h, para discutir a situação dos motoristas no sistema de transporte urbano e buscar meios para a melhoria das condições de trabalho da categoria.

A audiência foi marcada após representantes dos taxistas, como o presidente do Sindicato dos Taxistas, Luiz Aguiar, procurarem o vereador Hissa para conversar sobre o assunto. “A Câmara já havia realizado várias audiências públicas sobre o transporte coletivo, sobre os mototáxis, mas os taxistas nunca eram ouvidos. Queremos mostrar as autoridades que também temos sérios problemas a serem discutidos com a sociedade”, afirmou Aguiar.

Ele disse que o principal problema enfrentado, atualmente, pela categoria é a falta de fiscalização da prefeitura sobre os motoristas ilegais que entram no mercado sem sequer ter o cadastro junto ao Instituto Municipal de Transporte e Trânsito (IMTT). “Nós, taxistas legalizados, sofremos para pagar impostos altíssimos à prefeitura e ao Estado. Essa cobrança dever ser estendida a todos por uma questão de justiça”, disse.

Atualmente, Manaus tem 7.800 taxistas sindicalizados e 4.025 placas de táxis credenciadas no IMTT. A cidade também disponibiliza de pelo menos 250 veículos de transporte alternativo e mais de 5 mil mototaxistas, segundo dados divulgados, em agosto este ano, pelo sindicato que representa a categoria. Nos últimos seis meses, os três grupos entraram em conflito, alegando falta de organização do Poder Público no sistema de transporte municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário