sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Pesquisa do Durango

Deputado Federal

Em relação à pesquisa realizada em outubro, há algumas alterações quanto aos nomes pesquisados: Marcus Barros e Praciano foram deslocados para o cenário ‘Senador’; Ronaldo Leite e Carijó foram retirados e, por último, houve a inclusão de Marcelo Ramos e Jaildo dos Rodoviários. Ou seja, esse novo cenário contém 19 nomes, dois a menos que na pesquisa anterior.

Henrique Oliveira, que havia obtido 10,8%, ficou com 10,4%. Rebecca Garcia, que havia ficado em segundo, com 9,6%, subiu para 13,3%. Cabe destacar que boa parte das intenções de voto de Rebecca se deve ao fato de ela estar navegando em uma ‘raia única’: por enquanto, ela é o único nome feminino presente nesse cenário, já que Vanessa Grazziotin está inserida em ‘Senador’.

Acredito que se houvesse outra candidata – com o perfil eleitoral de competência, equilíbrio e bom discurso e, considerando esse cenário –, poderia dividir essa fatia do eleitorado feminino amazonense que, hoje, está concentrado na deputada do PP.

Com a retirada do nome de Praciano, suas intenções de votos se deslocaram mais para os ‘Brancos e Nulos’, que cresceu de 5,1% para 8,9%. Já os ‘Indecisos’ sofreu uma pequena variação de 11,7% para 11,3%. Átila Lins ficou em terceiro lugar, com 6,3%, seguido de Silas Câmara (5,9%) e Pauderney Avelino (5,9%).

Todas as candidaturas tiveram uma variação de 1,5%, entre a terceira e a quarta rodada. Marcelo Ramos, o nome novo na lista, obtém um bom resultado (2,4%), acima do deputado Lupércio Ramos e do senador Jefferson Praia, entre outros.

Vale lembrar que no próximo pleito, que ocorrerá em 3 de outubro de 2010, o quociente eleitoral para eleger a primeira vaga de deputado federal em um partido ou coligação será de, aproximadamente, 185 mil votos.

Nesse caso, o sonho da reeleição de Sabino Castelo Branco começa a ficar bem distante, já que o PTB e seus mais prováveis aliados não demonstram, nesse momento, que poderão atingir a quantidade de votos necessária para obter uma vaga.

Seguindo essa mesma tendência, Marcelo Serafim pode também se complicar, já que o DEM, do ex-deputado Pauderney Avelino, caminha a passos largos no sentido da sede do Governo do Estado e o PDT, tradicional aliado da família Corrêa, está, agora, sob a égide dos De’Carli.

Se você quiser conhecer o relatório completo, clique aqui ou a acesse a página www.perspectiva.inf.br.






Senado Federal

O resultado do cenário do gráfico abaixo demonstra claramente que a entrada do nome do deputado federal Praciano ajudou o senador Artur Virgílio e prejudicou a deputada Vanessa Grazziotin. Marcus Barros obteve a mesma porcentagem que Marcelo Ramos havia alcançado na última pesquisa: 4%. Ou seja, o ex-reitor da Ufam, ao contrário do que se ouve nos bastidores, não demonstra que será a surpresa da eleição.

O governador Eduardo Braga confirma, novamente, que está eleito, com mais de 1,1 milhão de votos. Artur, que obteve, na rodada anterior, uma diferença de apenas 4 mil votos sobre Vanessa, passa, agora, com esse novo quadro de seis nomes, a 37 mil votos a mais. Plínio permaneceu na quarta posição, com uma diferença de 18 mil votos em relação a Praciano, quinto colocado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário