Foto: Edmar Perrone
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes foi lembrado pelos deputados na Assembleia Legislativa do Amazonas.
As manifestações contra o abuso e a violência sexual foram iniciadas pela deputada Conceição Sampaio (PP), que logo cedo, participou da caminhada reunindo mais de 50 mil pessoas no centro de Manaus.
De acordo com a deputada, o abuso sexual é algo que tem manchado a sociedade brasileira e o dia de combate a esse crime chama todos a uma reflexão.
Conceição destacou a instituição da data, que lembra o ‘Caso Aracelli’, uma menina de oito anos que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta em Vitória (ES), em 18 de maio de 1973. Apesar do crime hediondo, até hoje o crime está impune.
Por causa do crime, a data, instituída por lei, passou a ser destacada para mobilizar a sociedade para essa luta. “Passou a ser um dia de combate ao abuso sexual e a pedofilia que cresce no país e em várias partes do mundo”, disse Sampaio.
Segundo ela, hoje cedo a primeira-dama Nejmi Aziz, estudantes, representantes de conselhos tutelares e da sociedade civil organizada fizeram uma grande caminhada, da qual participaram também a deputada Therezinha Ruiz (DEM) e Sinésio Campos (PT) numa demonstração de que é preciso unir esforços e combater esse mal.
“Precisamos ter a coragem de denunciar os casos de exploração sexual, que muitas vezes começam dentro de casa”, disse ela, argumentando que a criança e o adolescente têm direitos que precisam ser respeitados. “Entendemos que o futuro do país tem que ser preservado hoje”, argumentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário