segunda-feira, 24 de maio de 2010

Segunda barrigada cultural do Reibério. A primeira gestação - carnaval.

Audiência pública tenta consenso entre grupos

O embate travado pelas entidades representativas dos grupos folclóricos sobre mudanças nas regras do Festival Folclórico do Amazonas, que ocorre deste o ano, chegou hoje (24) ao plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa através de uma audiência convocada pelos de deputados Adjuto Afonso (PP) e Therezinha Ruiz (DEM), que contou com a presença do secretario de Estado da Cultura, Robério Braga.
As três agremiações - Liga independente dos Grupos Folclóricos de Manaus (LIGFM), Grupo Especial da Associação dos Grupos Folclóricos do Amazonas (Agefam) e Associação dos Grupos Folclóricos de Manaus (AGFM) - divergem entre outras coisas sobre número de dias do festival e a realização de acesso e descesso dos grupos da chamada supercategoria.

A LIGFM e a AGFM ainda questionam o fato de a Agefam querer descumprir o acordo firmado no ano passado. Segundo os representantes, a entidade não quer participar da disputa este ano, o que quebra o ´contrato´. “O que queremos é manter a proposta da disputa entre as associações”, disse o presidente da LIGFM, Adelson Cavalcante.

No final da audiência, ficou definido pelos deputados Adjuto Afonso e Therezinha Ruiz, que preside a Comissão de Educação e Cultura da Assembléia Legislativa, a formação de uma comissão com a participação de todos os integrantes dos grupos folclóricos, membros da comissão, da Secretaria de Cultura para tratar sobre o festival do próximo ano, depois das eleições.

Therezinha Ruiz lamentou que o maior evento cultural legitimamente amazônico, considerado importante para o desenvolvimento da cultura folclórica amazonense em todos os segmentos, gerando emprego e renda para aqueles que trabalham na confecção dos trajes típicos, esteja gerando embate entre as agremiações envolvidas com relação aos dias do festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário