sexta-feira, 14 de maio de 2010
Queda de avião provoca a morte de seis pessoas
A secretária de Educação do Estado, Cynthia Régia Gomes do Livramento, 45, e outros quatro funcionários do órgão morreram em um acidente de avião, em Manaus. A sexta vítima fatal foi o piloto da empresa Clayton Táxi Aéreo (CTA), Miguel Vaspiano Lepeco. A tragédia ocorreu, na tarde de ontem, quando o bimotor Sêneca 2 PT – EUJ tentou realizar um pouso forçado em um terreno no bairro do Zumbi, Zona Leste.
A equipe liderada pela secretária da Seduc estava indo a Maués para participar da abertura da 4ª Mostra de Painéis das Escolas Estaduais de Maués, na Escola Estadual Donga Michilis, às 18h de ontem. Conforme a assessoria da pasta, eles retornariam para Manaus na manhã de hoje, quando participariam da inauguração do Núcleo Jovem Cidadão da Escola Estadual Ondina de Paula, na Japiinlândia, Zona Sul.
No voo, além da secretária, estavam os servidores do órgão: a assessora Karla Patrícia Azevedo, 38, a gerente de monitoramento Eliana Pacheco Braga, 43, a técnica de Departamento de Políticas Públicas, Maria Suely Costa Silva, 49, o fotógrafo Marivaldo Couteiro Oliveira, 35, e o piloto.
O avião saiu do aeroclube, no Parque das Laranjeiras, Zona Centro-Sul, pouco antes das 15h, com destino ao município de Maués (a 268 quilômetros de Manaus). Minutos depois, o piloto teria feito contato com a torre e informado que estaria voltando para o aeroclube, sem explicar os motivos. Depois disso, o sinal foi perdido.
Segundo o morador Meike Ferreira da Costa, 40, por volta das 15h, ele estava sentado no muro de casa quando percebeu o avião passando muito baixo. Ainda muito abalado, ele contou que o bimotor tentou fazer um pouso no campo do Colégio Pró-Menor Dom Bosco Leste, mas bateu de bico e com o impacto explodiu.
“Quando eu vi que era um acidente, corri para tentar ajudar. Quando o avião caiu, eles ainda estavam todos vivos. Ouvi muitos gritos, tentei salvar uma mulher que saía da aeronave engatinhando, mas houve uma explosão muito grande”, relembrou.
A diretora do colégio, Juliana Nascimento, 30, disse que os funcionários da instituição ouviram, no meio da tarde, um barulho muito alto. “Quando eles correram em direção ao campo avistaram logo a fumaça.
Mas não dava para identificar o que havia acontecido”, disse, ao acrescentar que, apesar de o campo pertencer à escola, a área não é utilizada para atividades pedagógicas.
Conforme a diretora, o funcionamento do colégio não foi afetado. “Isso porque as aulas na instituição só ocorrem no período da manhã e há uma distância do campo em relação às salas, as aulas não serão canceladas”, completou.
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Antônio Dias, informou que, quando as equipes chegaram ao local, não foi possível fazer muita coisa porque as chamas já tinham tomado conta do bimotor.
“Temos uma base aqui no bairro do Zumbi e, em menos de três minutos, chegamos ao local. Seis equipes se deslocaram para auxiliar no acidente, mas quando chegamos à área a cena era de desolação”, disse.
CTA
O diretor de operações da Clayton Táxi Aéreo (CTA), Cleiton Taumaturgo, esteve no local e, muito nervoso, mencionou que o bimotor havia sido fretado pela Seduc, mas que toda parte técnica estava regularizada.
“Nossa preocupação imediata é dar assistência às famílias. Não sabemos o que aconteceu, a única informação que temos é sobre o contato do piloto minutos antes do acidente. Ele avisou à torre que estava voltando para o aeroclube, mas não explicou os motivos”, afirmou.
Conforme informações da Aeronáutica, as causas do acidente devem ser reveladas em até 90 dias, por meio do laudo da perícia. Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) esteve no local para colher provas que sirvam para auxiliar na investigação.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ainda não se pronunciou sobre o episódio.
Velório
O velório da secretária Cynthia Régia e das funcionárias Karla, Marivaldo e Eliana será na Arena Amadeu Teixeira. O corpo da servidora Maria Suely será velado no bairro Santo Antônio, Zona Oeste, e do piloto na funerária Almir Neves, na Monsenhor Coutinho, Centro.
O governador do Amazonas, Omar Aziz, decretou luto oficial de três dias no Estado e todas as aulas na rede publica de ensino do Estado foi cancelada hoje.
Secretários lamentam perda
Os corpos das vítimas começaram a chegar ao Instituto Médico Legal (IML), por volta das 17h, duas horas após o acidente. Uma hora depois, parentes, amigos e servidores da Seduc chegavam para confirmar a lista dos passageiros que estavam no voo. Às 21h40, todos os corpos já haviam sido identificados.
Um dos primeiros a chegar, o ex-secretário da Seduc, Gedeão Amorim, lamentou a morte trágica de sua sucessora na pasta. “É lamentável. Era uma pessoa que ajudou a arquitetar e estruturar a área na administração Eduardo Braga.
Nós construímos juntos o projeto educacional, e por isso a transição para sua administração foi tranquila. O governador Omar Aziz estava satisfeito com seu trabalho”, disse o secretário, visivelmente abalado.
Outro que estava no IML era o secretário de Saúde do Interior da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Evandro Melo, que tinha acabado de chegar do município de Beruri. Ele disse que essa rotina de viagens ao interior do Estado é comum. “Eu cheguei às 14h de hoje (ontem).
Estava em Beruri desde o início da semana. O trabalho das secretarias do governo é esse. Essas viagens são normais. Amanhã mesmo (hoje) eu iria viajar, mas agora acho que só vou no sábado. Foi lamentável, poderia acontecer com qualquer um”, comentou.
Consulta médica livra secretário da morte
O secretário de educação do município de Maués, João Libânia, 45, por pouco não embarcou no monomotor Senica II. Na casa de familiares, no bairro de São José Operário, Zona Leste, onde se restabelecia do susto, o secretário disse, por telefone, que estava muito abalado com a tragédia e que desistiu do embarque porque tinha uma sessão de acupuntura marcada para ontem. “Como no município iria ocorrer exposição de painéis pedagógicos, fui convidado pela secretária para embarcar junto com a equipe que iria participar do evento.
Hoje (ontem), quando a professora Inês (supervisora da Seduc), me ligou, desisti da viagem porque tinha um retorno médico”, afirmou João Libânia, que exerce a função de secretário do município desde 2003. “Estou feliz por mim e triste por todos que morreram. Passei mal, fiquei desesperado. Foi como se nascesse de novo”, assegurou.
Sêneca 2 tem 31 anos
O avião Sêneca 2, de identificação PT-7UJ, modelo MB-810 C, que caiu na tarde de ontem, na Zona Leste, estava sob responsabilidade da empresa CTA Táxi Aéreo. Entretanto, o proprietário da CTA, Cleiton Sérgio de Souza, 41, negou que o avião pertencesse à empresa. “Esse avião prestava serviço para a gente. Era do quadro de aviões da empresa vizinha, a JVC Transportes Aéreos. Sentimos muito esse acontecimento, mas esperamos uma posição de todos os envolvidos para proporcionarmos apoio às famílias, inclusive da JVC”, disse.
Já o dono da JVC Transportes Aéreos, Jorge Luiz Viana, garantiu que a empresa vendeu o avião para a CTA em dezembro de 2009 e desde essa época está nos quadros dela. “Por um problema documental, essa aeronave só pode ser transferida em março deste ano e essa transação foi concluída”, garantiu. Jorge também informou que a CTA tinha 90 dias para transferir o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), como conclusão da venda.
Segundo Jorge Luiz, a sua empresa usou o avião quatro anos antes da venda e era uma aeronave em perfeito estado de conservação. “Mesmo tendo 31 anos, desde a sua data de fabricação, é um bom avião. O tempo de uso não importa muito. Ainda era uma boa aeronave e a preferida das empresas aéreas daqui de Manaus”, disse Jorge.
Perfil das vítimas
Cinthia Régia Gomes do Livramento – Secretária de Estado de Educação/Seduc – 45 anos – casada com José Roberto Pinto Serrão, sem filhos. Assumiu a titularidade da Seduc no dia 30 de março de 2010. Desde 2004, era diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe). Formada em Pedagogia pela Ufam, com pós-graduação em Psicopedagogia pela mesma instituição. Amazonense de Manaus.
Karla Patricia Barros de Azevedo – Assessora do Gabinete da Secretária/Seduc – 38 anos. Solteira, sem filhos. Formada em Pedagogia pela Ufam, com pós-graduação em Psicopedagogia pela mesma instituição. Concursada da Seduc desde 1993. Amazonense de Manaus.
Eliana Socorro Pacheco Braga – Gerente de Monitoramento/Seduc – 43 anos. Casada com Israel Arcangelo. Formada em Pedagogia pela Ufam, com pós-graduação em Supervisão Educacional pela mesma instituição. Concursada da Semed há 20 anos estava à disposição da Seduc desde 2004. Amazonense de Novo Airão.
Maria Suely Costa Silva – Técnica da Gerência de Atendimento Educacional Específico, do Departamento de Políticas e Programas Educacionais – Deppe/Seduc, 49 anos.
Formada em Teologia pela Ufam, com pós-graduação em Educação Especial. Professora integrada e efetiva da Seduc desde 1993. Amazonense de Coari, mãe de duas filhas: Auristela e Ronalda.
Marivaldo Couteiro Oliveira – Fotógrafo/Seduc – 35 anos. Amazonense de Manaus. Trabalhou no jornal do Commercio e no Jornal Diário do Amazonas. Ingressou na área da Educação, trabalhando como fotógrafo da Semed. Na Seduc, assumiu como fotógrafo desde abril de 2005. Pai de Marivaldo Filho e Mônica Ketlen.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário