• diferença entre tucano e petista fica em 2,5 pontos; margem de erro de 2,2 pontos
• dados foram coletados no mesmo período em que o PT divulgou comerciais na TV e rádio
Nova pesquisa CNT/Sensus sobre a intenção de voto para presidente da República foi divulgada hoje (17.mai.2010), em Brasília. Segundo o levantamento, 35,7% preferem Dilma Roussef (PT) e 33,2% José Serra (PSDB). Marina Silva (PV) tem 7,3%. O cenário, considerado o mais provável pela CNT/Sensus inclui os 8 candidatos nanicos. Somados, eles têm 3,7%, assim detalhados:
José Maria Eymael (PSDC) – 1,1%
Américo de Souza (PSL) – 1,0%
Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) – 0,4%
Mario de Oliveira (PT do B) – 0,4%
Zé Maria (PSTU) – 0,4%
Rui Costa Pimenta (PCO) – 0,2%
Oscar Silva (PHS) – 0,1
Levy Fidelix (PRTB) – 0,1%
Os votos brancos e nulos somam 6,9%. Os indecisos são 13,7%. A pesquisa foi realizada de 10 a 14 de maio e pegou o efeito dos comerciais do PT em rádio e TV, divulgados nesse mesmo período. É relevante considerar esse aspecto, pois os filmes do PT fizeram grande apologia de Dilma, sempre ao lado de Lula.
Sem os nanicos, 37,8% dos eleitores preferem Serra e 37%, Dilma. Em 3° lugar, Marina tem 8% da preferência. Votos brancos e nulos somam 6,4%. Nesse caso, não sabem quem escolher ou não responderam à pergunta 10,9%.
Empate técnico
A margem de erro dessa pesquisa é de 2,2 pontos percentuais na faixa em que estão Serra e Dilma. Dessa forma, a petista está na frente numericamente, mas tecnicamente empatada com o tucano.
É que Serra tem 33,2% e pode, no máximo, ter até 35,4% (os 33,2 + 2,2 pontos da margem de erro). Já Dilma, com seus 35,7%, pode no limite mínimo ter 33,5% (os 35,7 menos os 2,2 pontos da margem de erro).
A última pesquisa Sensus (realizada de 5 a 9.abr.2010 e divulgada em 13.abr.2010) não incluiu os nanicos, então não se pode comparar o cenário principal. Comparando-se o cenário sem os nanicos, nota-se que Dilma cresceu 8,5 pontos percentuais (de 28,5% para 37%). Enquanto isso, José Serra caiu 2,9 pontos (de 40,7% para 37,8%).
Dados de outras sondagens estão disponíveis na página de Pesquisas do UOL, a mais completa compilação de levantamentos de intenção de votos na web brasileira.
Alteração da metodologia
O resultado do estudo divulgado hoje, no entanto, não pode ser comparado automaticamente ao levantamento CNT/Sensus de abril. Naquela pesquisa, os entrevistadores não fizeram as perguntas na mesma ordem usada no levantamento divulgado hoje. Desta vez, a Sensus começou perguntando em quem os eleitores votariam para presidente. Antes, “aquecia” o entrevistado e, antes da questão principal, perguntava a preferência partidária e avaliação sobre o governo Lula.
A mudança ocorre após o PSDB questionar o método da Sensus de abril, a única, até agora, que indicou empate técnico entre Serra e Dilma: 32,7% a 32,4% (Datafolha divulgada também em abril atribuiu 38% dos votos a Serra e 28% a Dilma). A Sensus explicou, à “Folha de S.Paulo” (aqui, para assinantes da Folha e do UOL), que alterou a ordem das perguntas para se prevenir contra ações judiciais que atrasem a divulgação de suas pesquisas, mas que a ordem das questões não influi no resultado.
Espontânea e 2º turno
A nova pesquisa CNT/Sensus também avaliou a intenção de voto espontânea (em que o pesquisador não apresenta nomes de candidatos aos entrevistados). Assim, Dilma Rousseff tem 19,8% da preferência, seguida por José Serra (9,7%), Lula (9,7%) e Marina Silva (2,7%). Dizem que vão votar nulo ou em branco 4,8% dos eleitores e não sabem quem vão escolher ou não responderam 48,1%.
Os eleitores ainda responderam em quem votariam em um eventual 2° turno. Na primeira situação, Dilma e Serra estariam empatados tecnicamente, dentro da margem de erro de 2,2 pontos: 41,8% para a petista e 40,5% para o tucano. Nesse caso, dizem não ter candidato 17,8% dos eleitores.
Se a disputa ficar entre Dilma e Marina, a petista ganha por 51,7% a 21,3%. Não teriam candidado 27,2%. Quando José Serra concorre com Marina, o tucano ganha: 50,3% a 24,3%. Não teriam candidato 25,5%.
Paga pela Confederação Nacional do Transporte (custou R$ 110 mil), a pesquisa foi realizada pela Sensus de 10 a 14.mai.2010 e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o n° 11548/2010. Foram entrevistadas 2 mil pessoas, em 136 municípios das 5 regiões do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário