sábado, 30 de novembro de 2013

Dilma e Lula se reúnem com PP e acertam apoio

Em encontro realizado na tarde deste sábado com integrantes da cúpula do Partido Progressista (PP), a presidente...

Em encontro realizado na tarde deste sábado com integrantes da cúpula do Partido Progressista (PP), a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acertaram o apoio da legenda à reeleição da petista mesmo nos Estados onde houver racha com o PT.

O encontro, que durou cerca de duas horas e meia, ocorreu na Granja do Torto, em Brasília, e contou com a presença do presidente do PP, Ciro Nogueira (PI), do ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro, e do líder da bancada do partido na Câmara, Eduardo da Fonte (PE). "Fizemos um raio x dos problemas nos Estados e decidimos que onde não houver como unificar os palanques, os nossos candidatos vão apoiar a reeleição da presidente Dilma", disse Eduardo da Fonte próxima aos cardeais.

Atualmente há rachas entre a legenda e o PT nos Estados do Rio Grande do Sul, Alagoas e Amazonas. O encontro com o PP foi realizado após Dilma e Lula conversarem com a cúpula do PMDB na tarde de hoje. O presidente interino do PMDB, Valdir Raupp, disse na saída que o partido pediu ao PT para continuar no governo de Sérgio Cabral, no Rio de Janeiro, pelo menos até março, segurando assim a candidatura de Lindbergh Farias. Raupp afirmou ainda que os dois partidos teriam chegado a acordo para manter o apoio petista à família Sarney no Maranhão.

"No Rio de Janeiro acho que tem de dar um tempo porque está muito claro que a divisão do PT e do PMDB deve prejudicar as duas candidaturas, é o que já está acontecendo nas pesquisas", afirmou o presidente interino do PMDB. "Foi feito um apelo pelo presidente Michel Temer e por nós para que se espere até março", complementou.

A situação do Rio de Janeiro é tida como a mais complexa porque o PT não aceita abrir mão da candidatura de Lindbergh Farias e o PMDB insiste em ter na disputa o vice de Cabral, Luiz Fernando Pezão. O PT faria o rompimento neste final de semana, mas adiou a decisão a pedido de Lula.

São Paulo decidirá eleição, diz Aécio

BAURU - Presidente nacional do PSDB, o senador mineiro Aécio Neves utilizou neste sábado, 30, um evento em Bauru, para distribuir elogios aos seus colegas tucanos de São Paulo e dizer que o Estado será determinante para sua campanha presidencial em 2014. "São Paulo decidirá a eleição", afirmou o mineiro ao ser questionado sobre suas viagens ao interior paulista.

"Eu não tenho dúvidas sobre isso e não tenho nenhum constrangimento de dizer ao contrário. Nós daremos uma prioridade absoluta a São Paulo, pelo êxito e pela excelência das administrações do PSDB em São Paulo, em especial agora do governador Geraldo Alckmin", afirmou Aécio.

Desde quando passou a sinalizar claramente que estava disposto a disputar o Palácio do Planalto, ainda no ano passado, o senador começou a investir em alianças internas no partido focando principalmente os paulistas. Aproximou-se do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e foi buscando apoio de outros líderes locais, como o presidente da sigla no Estado, deputado federal Duarte Nogueira.

O movimento de Aécio visa tentar quebrar eventuais resistências de dois dos principais líderes tucanos no Estado: o ex-governador José Serra e o atual governador Geraldo Alckmin.
Aécio é acusado por serristas de ter feito "corpo mole" em Minas Gerais quando o ex-governador paulista disputou a Presidência da República, nos anos de 2002 e 2010. Os aliados de Alckmin também citam o pouco esforço feito pelo mineiro na campanha presidencial de 2006, quando o hoje governador disputou o Planalto contra o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Alckmin vai concorrer à reeleição em 2014. Daí a importância dada por Aécio aos paulistas.
Estrutura. Segundo Aécio, a estrutura do partido em São Paulo, governado desde 1995 pelo PSDB, facilita a organização da campanha. "Nós temos um partido em São Paulo orgânico e estruturado, que tem ideias, que tem propostas. Isso me alegra muito, nossa agenda em São Paulo é intensa. Só aqui temos mais de 60 prefeitos", afirmou.
Aécio, que esteve esta semana em Barretos, Franca e Bauru, lembrou que tem encontros marcados com lideranças tucanas em Campinas, Sorocaba, São Jose dos Campos e Santos. "São encontros regionais em que ouvimos as lideranças do partido", disse o provável candidato tucano à Presidência.
Aécio foi questionado por um repórter sobre o fato de Serra ainda se manter na disputa pela vaga de candidato do partido ao Planalto. "Eu tenho um sentimento pessoal de que o PSDB vai estar unido, como nunca esteve e isso é essencial para nossa vitória. Serra é um quadro extraordinário da política brasileira e temos conversado com ele quase que diariamente e há um sentimento hoje que acima de qualquer divergência e eventual ponto de vista, está em nossa responsabilidade encerrar esse tipo de governo do PT. Para dissabor dos nossos adversários, o PSDB está unido na hora certa e essa hora está quase chegando", disse o senador.
Festa. A passagem do mineiro por Bauru foi marcada por uma grande festa do partido.
Os dirigentes regionais conseguiram reunir cerca de 500 pessoas para recepcionar o provável candidato ao Planalto em um evento numa faculdade.
Muitos dos presentes usavam camisetas nas quais se via o nome de Alckmin recomendando o nome de Aécio para a Presidência. Entre os que vestiam as camisetas estavam índios de algumas aldeias terenas e tupi-guarani da região. Um deles presenteou Aécio com arco e flecha.

PT e PMDB começam aparando arestas pelo Maranhão

Acordo prejudica Flavio Dino, do PC do B, quer o apoio do PT


Após mais de quatro horas de reunião entre as cúpulas do PT e do PMDB, ficou fechado entre os partidos um acordo para solucionar a divergência no Maranhão. O PT resolveu apoiar o atual secretário estadual de infraestrutura, Luis Fernando Silva, indicado pela atual governadora, Roseana Sarney. Restam ainda pelo menos seis pontos de atrito estaduais a serem resolvidos pelos dois partidos.
Quem perde com o pacto de cúpula entre as duas legendas é Flávio Dino (PCdoB), rival do clã Sarney que aspira ao comando do governo estadual. Ele é aliado histórico do PT - no momento, preside a Embratur -, mas vem sendo cortejado pelo PSB do pré-candidato à Presidência Eduardo Campos.
Ainda há seis cenários estaduais de impasse que as legendas acreditam em uma solução para a campanha de 2014. "Vão ter outras (reuniões) com certeza absoluta. Teremos de sentar outras vezes. Nesse caso do Maranhão, a questão já foi resolvida", explicou o presidente do PMDB, Valdir Raupp, ao deixar a residência oficial do Torto, onde ocorreu o encontro comandado pela presidente Dilma Rousseff e seu mentor político, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"A aliança nacional (entre PT e PMDB) está mais do que selada. O trabalho que a gente está tendo é para compor, e isso vai ser feito em novos encontros, as posições para poder fechar a maioria dos Estados", acrescentou Raupp.
Após o acordo no Maranhão, há divergências entre as duas legendas em palanques em seis Estados ainda passíveis de serem solucionadas, como o Rio de Janeiro. Nesse cenário, a tensão entre os dois partidos chegou a ponto de o pré-candidato petista Lindbergh Farias decidir desembarcar do governo peemedebista de Sérgio Cabral. Na ocasião, Lula interveio e pediu para Lindbergh não fazer nenhum anúncio ainda.
"No Rio de Janeiro, acho que tem de dar um tempo. Porque está muito claro que a divisão do PMDB e do PT poderá prejudicar as duas candidaturas. Acontecendo já nas pesquisas de intenção de votos que têm sido feitas", disse o presidente do PMDB. "Acho que tem de dar tempo ao tempo. E o tempo é o senhor da razão que vai se encarregar do Rio de Janeiro e de outros Estados também."
O caso do Rio é considerado o imbróglio mais complicado de ser resolvido. Com 15% dos votos, o diretório fluminense é o que tem mais peso na convenção nacional, quando o partido define formalmente seu apoio no pleito de 2014.

Polícia Civil realiza prisão de dois homens acusados de envolvimento com tráfico de drogas

A Polícia Civil do Amazonas, por meio da equipe de investigação da Delegacia Especializada em Prevenção e Repressão de Entorpecentes (DEPRE), sob o comando da Delegada Titular, Vanessa Ricardo, prendeu na noite desta sexta-feira (29), por volta das 23h, Carlos Alberto Soares dos Reis, 22, conhecido como “Carlinhos” ou “Mal” e Armindo Bruno dos Reis de Sousa, 20, o “Paçoca” em desdobramento da operação “Disk- Drogas”, deflagrada em 30 de outubro deste ano.
Os homens foram presos na rua dos Morais, no Conjunto Ajuricaba em um apartamento alugado por eles com a finalidade de trabalhar como escritório do disk-droga que funcionava 24h. No local foram apreendidos 5kg de maconha prensada, aproximadamente 300g de cocaína, três balanças de precisão, material para refinamento e embalo, dois celulares que teriam sido empenhados por usuários e um veículo Peugeot de placa JXY – 3977, cor prata.
De acordo com a Delegada Vanessa, foi possível chegar até eles após um mês de investigação pela área e uma conversa encontrada no celular de Rodrigo Malheiros da Silva, 23, preso na primeira fase da operação. No celular havia conversas de Rodrigo e Carlos, nas quais Rodrigo o chamava de “chefe”, falava sobre entregas realizadas e mostrava dinheiro obtido com as vendas.
 A delegada pediu ainda que população denuncie casos de tráfico de drogas. “É muito importante que a população nos ajude entrando em contato conosco por meio do número 181(Disk-denúncia da Secretaria de Segurança Pública - SSP), para o número da DEPRE, 3214-3703 ou no Portal da Polícia Civil (www.policiacivil.am.gov.br). A denúncia é sigilosa e nos ajuda a prevenir e combater o tráfico de entorpecentes” enfatizou.
Os dois homens foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico (Artigos 33 e 35, respectivamente, da Lei nº 11.343/06) e após procedimentos policiais cabíveis, serão encaminhados para a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa.

Datafolha aponta Dilma com 47% das intenções de voto

Oposição à presidente encolheu e Aécio agora conta com apenas 19% e Eduardo Campos ficou com 11%


O último levantamento do Datafolha apurou que apresidente Dilma tem 47% das intenções de voto, o que significa um crescimento de 5% em relação à pesquisa anterior em que ela tinha 42%. A oposição, de acordo com as informações, recuou. Aécio Neves, do PSDB, que em outubro tinha 21% agora tem 19% e Eduardo Campos, do PSB, que tinha 15% chegou apenas a 11%.
O aumento da popularidade de Dilma não teve nenhuma relação com o de eleitores que declararam votar em braço ou anular o voto. O Datafolha apurou que em na pesquisa recente e a que foi feita em outubro, esse percentual permaneceu o mesmo, ficando em 23%. O instituto também pesquisou as intenções de voto em Lula, que não é candidato.
Se as eleições fossem hoje, o ex-presidente teria 56% dos votos ganhando a eleição – assim como Dilma - também no primeiro turno. O Datafolha entrevistou 4.557 pessoas em 194 municípios na quinta e na sexta-feira. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
De acordo com o levantamento feito pelo Datafolha, a presidente só não venceria hoje a eleição no primeiro turno nos cenários em que Marina Silva aparece como candidata. No entanto, como a ex-senadora está se mantendo como vice na chapa de Eduardo Campos, essa simulação,pelo menos por enquanto, não é válida.
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, testado num dos cenários, aparece com 15%, numericamente em segundo lugar. Dilma, com 44%, venceria no primeiro turno. Aécio teria 14%. Campos, 9%. Lula, se fosse candidato, venceria as eleições em todas as simulações.

Entrando no tatame político

Agora os amantes da arte suave, ou melhor dizendo o jiu-jítsu, terão em Manaus a partir da próxima segunda-feira, 2, um representante na Câmara Municipal de Manaus (CMM). 

Luis Faustino da Costa Neto, conhecido no esporte como “Mestre Luis Neto” tomará posse de 1º suplente do vereador licenciado David Reis (PSDC), que tomou posse como secretário extraordinário do Fundo de Fomento de Micro e Pequenas Empresas (Fumipec) na última quarta-feira (27).

Luis Neto, foi eleito com 3.010 votos pela coligação ‘O povo caminha para a vitória’ e assumirá pela primeira vez um cargo parlamentar. “É a quebra de tabu na família. Pretendo dá inicio a uma carreira política, já que na família nunca teve um membro com a expectativa de ser político”, frisou Luis Neto.

Defensor do Esporte

Luis Neto traz como principal bandeira de luta o esporte. Oriundo da classe de luta, especificamente do Judô e Jiu-Jítsu, Luis Neto ressalta que a oportunidade será uma forma de responder às expectativas da categoria. “Nunca tivemos um representante do Judô e do Jiu-Jítsu na Casa”, disse ele, ao destacar que a decisão de ser candidato às eleições do ano passado para vereador teve o objetivo primordial de ostentar o sonho da defesa do esporte.
“A população e a cidade de Manaus pode esperar um vereador que estará lutando pelos interesses da sociedade. Vou buscar cada vez mais qualidade de vida para a população e o melhor para a minha cidade”, garantiu o futuro vereador, ao acrescentar que irá mudar o ‘logotipo’ que lutador não tem cultura. “Chegou a hora de mostrar que temos muitos valores”, frisou Luis Neto.
Cristão evangélico, a bandeira de luta dele não se resumirá apenas para o esporte, ele garantiu defender outros interesses da cidade. “Irei atuar também em prol dos assuntos religiosos”, disse.

Expectativa

“A expectativa de se tornar vereador é um sonho”, disse Luis Neto, ao observar que durante a jornada para chegar ao cargo contou com o apoio da população e dos amigos de boa conduta e ética. “Estou bastante animado em fazer parte do conjunto de vereadores. Quero mostrar trabalho e aprender com os demais parlamentares”, ressaltou Luis Neto, ao considerar que a CMM será uma grande escola em seu aprendizado no tempo em que ficar como vereador.

Senador tem de explicar caso da cocaína no helicóptero, diz Aécio

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) cobrou ontem explicações do seu colega senador Zezé Perrella (PDT-MG) (foto) , após a apreensão de quase meia tonelada de cocaína no helicóptero em nome da empresa fundada pelo pedetista, que tem como sócio seu próprio filho, o deputado estadual Gustavo Perrella (SDD-MG).
Em um rápido comentário sobre o assunto, Aécio salientou que não soube de nada que apontasse o envolvimento de Perrella na apreensão da droga com a prisão do piloto do helicóptero, o assessor parlamentar Rogério Almeida Antunes.
"Ele (Perrella) tem que explicar, mas até hoje não vi nada que o vinculasse a essa questão. Temos de lhe dar o direito de resposta e é preciso que rapidamente isso seja esclarecido", afirmou o senador tucano.
A Comissão de Ética da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai abrir procedimento para apurar o envolvimento do deputado estadual Gustavo Perrella com o caso. O helicóptero de propriedade da empresa Limeira Agropecuária foi apreendido no domingo passado em uma fazenda na zona rural de Afonso Cláudio, após transportar 445 quilos de cocaína.
Investigação. Em nota, a Assembleia informou que, além de exonerar o piloto Rogério Almeida, que fora contratado pela Casa por indicação de Gustavo Perrella, a Procuradoria-Geral acompanhará o andamento das apurações que serão feitas. Na nota, a Assembleia afirma que não serão toleradas ações que firam o decoro.
"A comissão poderá propor penalidades proporcionais ao dano causado, que podem variar de advertência e suspensão até medida mais extrema, que seria a cassação, o que a gente não deseja", disse o presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, deputado Sebastião Costa (PPS).
Ontem, o Solidariedade, partido ao qual Gustavo Perrella se é filiou há cerca de dois meses, divulgou uma nota de apoio ao deputado, dizendo que aguardará a que termine a investigação para decidir sua situação.
"O partido não tomará qualquer posição baseada unicamente nas reportagens dos jornais. Nenhuma das notícias veiculadas até o momento, nem mesmo o depoimento dos envolvidos no incidente, aponta o envolvimento do deputado estadual", diz o comunicado assinado pelo presidente da sigla, Paulo Pereira da Silva. "O parlamentar mineiro figura unicamente como proprietário da aeronave e testemunha do episódio, não sendo sequer investigado."

Governo do Estado prorroga até 6 de dezembro o prazo para inscrições em programa de pós-graduação para professores

Mais de 3 mil vagas estão sendo ofertadas para professores das redes estaduais de Manaus, Tabatinga, Tefé e Parintins.

O Governo do Estado prorrogou até o dia 6 dezembro o processo de inscrição para o programa de pós-graduação voltado para professores da rede pública estadual de educação. Prevendo a oferta de 6.780 vagas gratuitas, inicialmente estão sendo ofertadas 3.300 vagas específicas para os municípios de Manaus, Tabatinga, Tefé e Parintins.

Os professores interessados poderão realizar gratuitamente suas nos sites da UEA (www.edu.br) ou no portal da Seduc (www.educacao.am.gov.br).

Voltado, inicialmente, para professores dos quatro municípios – Manaus, Tabatinga, Tefé e Parintins – o curso de especialização em Metodologia do Ensino para a Educação Básica terá duração de 20 meses e será oferecido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). As aulas estão previstas para serem iniciadas em fevereiro de 2014.

Para se inscrever, é necessário ao candidato: ser professor efetivo ou integrado da rede pública estadual de educação (Seduc) graduado em Licenciatura Plena na área do curso pretendido; não estar em processo de aposentadoria; possuir disponibilidade de tempo para os estudos aos sábados e cumprir, pelo menos, três anos de efetivo exercício na Seduc, em sala de aula, na disciplina em que receber a formação, contados a partir da inscrição no processo seletivo.

Conforme edital, das 3.300 vagas oferecidas inicialmente, 350 são para Parintins, 200 para Tabatinga, 400 serão destinadas para Tefé e 2.350 serão destinadas para professores de Manaus.  Os critérios da seleção avaliarão principalmente o tempo de serviço e o currículo do profissional.  O resultado do processo de seleção deverá ser anunciado pela Seduc e UEA, em seus sites institucionais, no dia 13 de dezembro de 2013.

O edital completo do processo seletivo pode ser acessado nos sites da Seduc (www.educacao.am.gov.br) e da UEA (www.uea.edu.br)

Segundo o secretário da Seduc, Rossieli Soares da Silva, no mês de janeiro de 2014 será realizado o processo de seleção para professores dos demais 58 municípios do Amazonas. As aulas, para estas 58 localidades serão iniciadas, também, em fevereiro de 2014.

Polícia Civil recaptura foragida da cadeia pública

A Polícia Civil do Amazonas, por meio da equipe de investigação do 5º Distrito Integrado de Polícia (DIP), sob o comando do Delegado Titular, Rodrigo de Sá, recapturou no início da noite de quinta-feira (28) Jandira Rabelo de Souza, 30, foragida desde 30 de agosto deste ano da ala feminina da Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde cumpria pena por tráfico de drogas.
Jandira foi presa por volta das 18h30 de ontem, na rua Vitória, bairro Glória, Zona Oeste de Manaus, após denúncias de populares à equipe do 5º DIP.
De acordo com o Delegado Rodrigo Sá, a mulher foi presa em flagrante pelo crime de tráfico de drogas em janeiro do ano passado. No mês de março deste ano, após ser beneficiada com o regime semiaberto, ela foi autuada novamente pelo mesmo crime.
“Quando o preso retorna ao sistema prisional é submetido a uma revista de rotina. No dia 22 de março, quando Jandira voltava à cadeia pública encontraram drogas com ela. Desse momento em diante ela passou a cumprir pena em regime fechado,“ frisou o Titular do 5º DIP.
Após os procedimentos cabíveis na unidade policial, Jandira será reconduzida à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde terminará de cumprir pena.

Polícia Civil registra prisão de homem denunciado por roubos na Zona Sul

A Polícia Civil do Amazonas, por meio do 3º Distrito Integrado de Polícia (DIP), registrou na madrugada desta sexta-feira (29), por volta das 2h, a prisão de Gilson Alves de Almeida Filho, 20, denunciado por populares por praticar roubos a pedestres na avenida General Rodrigo Otávio, bairro Japiim, Zona Sul, nas proximidades de um shopping.
De acordo com policiais militares da 7ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que realizaram buscas pelo veículo que Gilson e outro homem estavam, um Celta vermelho de placas NOL – 6658, no momento em conseguiram avistar o carro pediram para que eles encostassem o automóvel, mas os infratores atiraram contra a viatura.
Após a troca de tiros, Gilson acabou interceptado. O comparsa dele conseguiu fugir. Durante revista realizada no interior do veículo foi encontrado um revólver calibre 38 municiado e um acessório erótico.
Em depoimento, Gilson disse que estava praticando roubos na cidade para conseguir dinheiro para financiar uma orgia que seria realizada no Centro.
Levado ao 3º DIP, o rapaz foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo (Artigo 14 da lei nº 10.826/03). Após os procedimentos cabíveis na unidade policial, ele foi encaminhado à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde irá aguardar decisão judicial.

Alunos da educação especial de concurso de produção de texto e desenhos

Alunos do Complexo Municipal de Educação Especial (CMEE) André Vidal e das escolas que oferecem educação inclusiva, trocaram a habitual sala de aula adaptada por um passeio nas trilhas do Parque do Mindu, na manhã desta sexta-feira, 29. 

Ao final do percurso, os alunos produziram textos e desenhos contando o que viram na floresta. A ação faz parte do Concurso de Produção de Texto e Desenho, que este ano está em sua 2ª edição e tem como tema ‘O homem e sua relação com o meio ambiente’.

Ao todo, 40 alunos participaram da atividade. O objetivo do concurso é incentivar a leitura como prática intensificada na escola e também promover a socialização dos alunos. “Um evento como este incentiva a criatividade, imaginação, relação do aluno com o meio ambiente e o desenvolvimento da expressão linguística, por isso é tão importante”, explicou a Assessora Pedagógica do CMEE, Francemary Maia.

Todos os participantes receberam medalhas e certificados. Os três primeiros colocados das categorias desenho e produção de texto receberam um presente.

A dona de casa Vanilda Lima, mãe do aluno Leandro, do CMEE André Vidal, que tem síndrome do espectro autista, afirma que o evento ajuda principalmente na autoestima do seu filho. “Ele adorou e eu também, já que a felicidade dele é a minha. O que eu mais quero ver é ele interagindo”, disse.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Petrobras aprova política de preços; gasolina subirá 4% no sábado

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira elevação do preço da gasolina nas refinarias em 4% e do diesel em 8% a partir de 0h de 30 de novembro, segundo fato relevante. O Conselho da estatal aprovou a implementação de uma política de preços, mas "por razões comerciais, os parâmetros da metodologia de precificação serão estritamente internos à companhia".
De acordo com comunicado, a nova política de preços pretende assegurar que os indicadores de endividamento e alavancagem retornem aos limites estabelecidos no plano de negócios em até 24 meses, além de alcançar a convergência dos preços no Brasil com as referências internacionais. Mesmo assim, a estatal afirma que a política não deve "repassar a volatilidade dos preços internacionais ao consumidor doméstico". 
O último reajuste da gasolina ocorreu no dia 30 de janeiro, um aumento de 6,6%. Já o diesel subiu 5,4% e mais 5% no dia 6 de março. Hoje o ministro da Fazenda Guido Mantega, que preside o Conselho de Administração da Petrobras, esteve na sede da empresa, em São Paulo, reunido com o conselho, que definiu o valor do reajuste. O valor do reajuste, segundo a empresa, não inclui os tributos federais (PIS/Cofins e a Cide) e estaduais (ICMS).
Reajustes automáticos

Tanto um reajuste pontual dos combustíveis quanto uma nova metodologia de precificação da gasolina e do diesel eram aguardados com ansiedade pelo mercado, porque podem dar fôlego financeiro à empresa, que sofre com um caixa apertado e alto endividamento. No entanto, o comunicado da petroleira não sinalizou claramente como funciona a nova política de preços.

Uma fonte com conhecimento do tema disse, sob condição de anonimato, que a Petrobras não fará reajustes imediatamente após o preço do petróleo subir ou recuar no exterior, mas deverá aguardar por algum período para então repassar a variação ao mercado doméstico. O lucro da Petrobras no terceiro trimestre veio bem abaixo da previsão de analistas, com queda de 39% em relação ao mesmo período do ano passado, com impacto principalmente da importação elevada de derivados por um preço acima do praticado no Brasil. 
Efeito na bomba
A Petrobras não divulgou uma expectativa de qual será o impacto do reajuste nos postos de combustíveis. A economista Basilik Litvac, da MCM Consultores, calcula um aumento da gasolina de 2,8% a 3% e do diesel de 6% na bomba. Na inflação oficial, o impacto total da alta dos combustíveis deve ser de 0,12 ponto percentual no IPCA de dezembro. As projeções da economista estão alinhadas com as de um representante do setor de petróleo, o reajuste da gasolina terá impacto de 3% ao consumidor, enquanto o do diesel deverá variar de 6% a 7% na bomba. 

Trabalhadoores encontram corpo de homem em igarapé

MANAUS - Trabalhadores de uma obra encontraram, na manhã desta sexta-feira (29), o corpo de um homem, ainda sem identificação, em um igarapé localizado na Rua Bernardo Cabral, bairro Tancredo Neves, Zona Leste de Manaus. A polícia suspeita de homicídio.
O corpo foi localizado por volta das 8h30. Segundo informações preliminares da Polícia Civil, pelo menos, duas perfurações de tiros foram encontradas no corpo da vítima.
O Corpo de Bombeiros do Amazonas foi acionado para fazer a retirada do homem do local. O corpo foi removido e levado para o Instituto Médico Legal (IML), onde aguardará por identificação.
O caso foi registrado na 14ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) e a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) deve acompanhar o caso.

HIV aumenta no Amazonas

MANAUS- O Amazonas já registra um aumento de 16,7% no número de casos diagnosticados de HIV no estado. De janeiro a outubro deste ano, 914 novos casos de pessoas infectadas com o vírus da imunodeficiência humana foram notificados, enquanto ao longo de 2012 foram registradas 783 notificações. O número de mortes causadas pela Aids também cresceu nos municípios amazonenses, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam).
Segundo a coordenadora Estadual de DST, Aids e Hepatites Virais da Susam, Silvana Lima, a tendência é que, nos próximos meses e anos, sejam registrados aumentos no número de novos casos de HIV. O que, de acordo com ela, não significa uma expansão da epidemia de Aids. A representante atribui o crescimento à ampliação do acesso ao diagnóstico nos municípios do interior do Amazonas.

Operação 'Boas Festas' prende cinco pessoas por tráfico em Manaus

MANAUS- Cinco pessoas foram presas na Operação "Boas Festas", deflagrada na manhã desta sexta-feira (29), na Zona Norte de Manaus. Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de prisão e dez de busca e apreensão, todos relacionados ao tráfico de drogas. Segundo a polícia, um suspeito está foragido.
De acordo com a Polícia Civil, a operação foi realizada no Rio Piorini por volta das 6h, com o objetivo de reprimir o tráfico de drogas no local e a criminalidade durante as festividades de fim de ano.

PSC da Universidade Federal do Amazonas acontece neste domingo

MANAUS- As provas do Processo Seletivo Contínuo (PSC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) serão aplicadas neste domingo (1º), em todos os 62 municípios do estado. O exame é destinado a estudante que cursam as três séries do Ensino Médio. Para inscritos nas 1ª e 2ª etapas, as provas ocorrerão das 8h às 12h. Já para aqueles que participarão da 3ª etapa, o horário se estende até às 13h, sempre considerando o horário de Manaus.
De acordo com a Ufam, nesta edição são oferecidas 2.718 vagas para estudantes finalistas do Ensino Médio nos 114 cursos de graduação da capital e dos campi do interior do estado. São 1.893 vagas para os cursos que serão ministrados em Manaus e 825 para os cursos a serem ministrados nas Unidades Acadêmicas localizadas nos municípios de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins. O edital destina 25% das vagas do PSC aos estudantes de escolas públicas, conforme estabelece a Lei nº 12.711 (Lei de Cotas).

4º Festival Natalino de Corais acontece neste domingo

MANAUS- Acontecendo desde 2010, o Festival Natalino de Corais chega a sua quarta edição com uma apresentação, neste domingo (1º), às 19h, na Igreja de Aparecida, no bairro Aparecida, Zona Sul de Manaus.

O evento terá a participação de oito corais da cidade e a presença de presépio vivo. "A nossa intenção é fazer o Natal algo mais cristão e menos comercial", afirma uma dar organizadoras do festival, dona Cleomar Feitoza, que faz parte do coral João Gomes Júnior, uma das mais antigas da cidade.

Dona Cleomar ainda diz que, mesmo sendo realizada em uma igreja, o festival não é um evento ligada a igreja católica. "Temos corais adventistas, e todos as outras religiões também estão convidadas", afirma.

Os corais canções natalinas famosas e também religiosas sobre o nascimento de Jesus e outras apresentações acontecerão durante todo o mês de dezembro.

Ex-presidiário é preso dentro de ônibus executivo com arma de fogo

MANAUS - O ex-presidiário Leandro da Silva Araújo, 31, foi preso e seu sobrinho de 16 anos apreendido com arma de fogo dentro do micro-ônibus da linha 842 (que faz linha para a Cidade Nova) na tarde desta sexta-feira (29), na rua Formosa, Comunidade Mundo Novo, Zona Centro Sul.

Testemunhas afirmam que o ex-presidiário está acostumado a assaltar a mesma linha de ônibus.

Segundo o cobrador do executivo, Ramon Souza da Silva, 19, Leandro participou de um assalto a este coletivo há pouco mais de uma semana com a ajuda de mais dois homens e uma mulher.

"Hoje eu e o motora reconhecemos ele e ligamos pro despachante avisar a viatura, daí quando eles encontraram o carro, um deles jogou a arma no chão, mas todos ouviram o barulho", explicou.

O ex-presidiário, que estava com a arma calibre 38, já responde pelo crime de porte ilegal de arma de fogo deve ser encaminhado hoje à cadeia pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro.

O sobrinho dele, já ficou internado no centro de reabilitação pelo crime de roubo e deve voltar para realizar medidas socioeducativas.

Estudante de Jornalismo é encontrado morto em bueiro

MANAUS- Steve Host Barros,  estudante de jornalismo e funcionário público foi encontrado morto nesta sexta-feira (29), em um bueiro localizado na rua Bernardo Cabral, no bairro Tancredo Neves, Zona Leste da capital.


De acordo com os peritos do Instituto Médico Legal (IML), o corpo estava com duas marcas de tiros no rosto e várias marcas de agressões. A vitima estava desaparecida deste a noite da ultima quinta-feira (28). Ele havia sido visto pela última vez no Centro Universitário do Norte (Uninorte), onde cursava o ultimo período de jornalismo.
A família fez o reconhecimento do corpo do estudante de jornalismo que também era funcionário da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), na tarde desta sexta, no IML.
O corpo da vitima foi localizado dentro de um bueiro por uma criança de 7 anos, sem os sapatos e documentação. O carro da vitima, modelo Gol, de cor cinza e placa não informada, não foi localizado, o que levanta a hipótese de um possível latrocínio (roubo seguido de morte), conforme a polícia.

Corpo é encontrado em Ramal

MANAUS - O corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado na tarde desta sexta-feira (29), no ramal da Prainha, conjunto João Paulo 2, bairro Nova Cidade, Zona Norte.

Em menos de 48 horas este é o segundo corpo encontrado no local. A polícia trabalha com a hipótese de que as mortes tenham relação com o tráfico de drogas no bairro.

De acordo com os policiais da 15ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), um homem encontrou o corpo no local e chamou a viatura. No local, os policiais constataram que se tratava de um cadáver e acionaram o Instituto Médico Legal (IML) e a perícia.

Na última terça-feira (26), o corpo do jovem John Emerson Macedo Oliveira, 20, foi encontrado decapitado no mesmo terreno, no ramal da Prainha, no Conjunto João Paulo, no bairro Nova Cidade, Zona Norte, onde sua cabeça foi encontrada na manhã de quinta-feira (28).

A vítima já havia sido presa por tráfico de drogas e a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) está investigado se o crime teve envolvimento com o tráfico.

Eduardo Braga fala sobre ciência e tecnologia em palestra no INPA

“O Amazonas precisa vencer as desigualdades entre a capital e o interior do Estado, e só conseguiremos transpor essas barreiras com a construção de conhecimento”. Essa foi a conclusão apresentada pelo senador Eduardo Braga durante palestra ministrada na manhã desta sexta-feira (29), para os membros do Grupo de Estudos Estratégicos Amazônicos (GEEA), no auditório do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA).
Para uma plateia composta por pesquisadores, empresários e autoridades civis e militares, o senador Eduardo Braga falou sobre o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação”. Durante sua explanação, ele apresentou as iniciativas e políticas públicas desenvolvidas durante o período em que esteve no governo do estado.
“Trabalhamos a produção de conhecimento desde a educação de base, com a criação do programa Mediado Tecnológico, que é uma plataforma de ensino que permite aos estudantes do interior do Estado a terem aulas de qualidade via satélite. Esse projeto foi criado a partir da constatação de um problema social grave no Amazonas, que é a migração de jovens do interior para a capital em busca de educação”, lembrou o senador.
Eduardo Braga também destacou a criação da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT), que catalisou as atividades da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM).
“Criamos um sistema de produção de conhecimento que disponibilizou números expressivos de bolsas de estudo no estado. De 2003 a 2013, o Amazonas concedeu 7.096 bolsas para a educação básica, 12.334 para a graduação, 2.610 bolsas para mestrado e 1.216 para doutorado”, informou.
Sobre o cenário nacional, o senador destacou a luta que está travando atualmente em Brasília para a elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE). Eduardo Braga explicou que as discussões visam criar um planejamento estratégico para fomentar uma educação de qualidade para a próxima década no Brasil.
“Estamos tentando impor metas para reduzir as desigualdades regionais no Brasil. Hoje, para se ter uma ideia, apenas 9,3% da população da Amazônia têm ensino superior, contra 51,5% na região Sudeste”, revelou.
Eduardo Braga também destacou as dificuldades de se fazer ciência e produzir conhecimento no Brasil. Ele lembrou que, durante sua permanência na presidência da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Inovação do Senado, no biênio 2011-2012, ele se deparou com situações absurdas de excesso de burocracia na área científica.

“Vi pesquisadores tendo dificuldades desde receber o visto para desenvolver suas pesquisas, até na prestação de contas carregadas de burocracia. Vi pesquisadores, inclusive, tendo dificuldades de provar que eram eles mesmos, tamanha é a quantidade de documentos exigidos para se conseguir recursos para a pesquisa. Se o Brasil quiser dar um salto para sair da condição de um país agrícola e exportador de matéria-prima para uma nação tecnologicamente desenvolvida, temos que derrubar esses obstáculos para a construção e produção de conhecimento”, concluiu Eduardo Braga.

Polícia Civil prende irmãos envolvidos com tráfico de drogas na bairro Alvorada 2

A Polícia Civil do Amazonas, por meio da equipe de investigação do 10º Distrito Integrado de Polícia (DIP), sob o comando do Delegado Titular, Paulo Benellideflagrou na tarde de quinta-feira (28) a operação “Estrela da Alvorada”, tendo por objetivo ocumprimento de mandado de busca e apreensão expedido na última segunda-feira (25)pelo juiz Julião Lemos Sobral Júnior, da 3ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (Vecute).
Durante ação, Francisco de Assis Bonfim, 36, conhecido como “Fran”, e o irmão dele, Ronny Duarte Pereira, 40, foram presos em flagrante por envolvimento com o tráfico de drogas na rua Independência, bairro Alvorada 2, Zona Oeste da cidade.
Com eles foram apreendidas 37 trouxinhas de substância entorpecente com características de pasta base de cocaína, 13 celulares, uma arma calibre 38 com numeração alterada e munição. Ao receber voz de prisão, Francisco tentou subornar os Policiais Civis, oferecendo R$ 20 mil.
Recebemos muitas informações pelo disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM), 181. As investigações duraramaproximadamente 30 dias. Estávamos empenhados em descobrir se 'Fran' realmenteseria um dos principais traficantes e distribuidores de drogas no bairro Alvorada 2,”explicou o Titular do 10º DIP, Paulo Benelli.
Francisco e Ronny foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico, corrupção ativa e posse ilegal de arma de fogo. Ao término dos procedimentos cabíveis na unidade policial, a dupla será encaminhada à Cadeia PúblicaDesembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde ficará à disposição da Justiça.

Polícia Civil prende 5 pessoas investigadas por tráfico de drogas no Rio Piorini

A Polícia Civil do Amazonas prendeu na manhã desta sexta-feira (29) cinco pessoas durante a operação "Boas Festas", deflagrada no bairro Rio Piorini, Zona Norte da capital. A ação foi coordenada pelos Delegados João Neto, Titular da 2ª Seccional Norte, e Ivo Martins,  Titular do 18º Distrito Integrado de Polícia (DIP).  

Participaram da ação 40 Policiais Civis, lotados nas delegacias daquela área. Eles contaram com o apoio dos integrantes da Força Especial de Resgate e Assalto (FERA) e Canil da Polícia Militar para cumprir dez mandados de busca e apreensão e cinco de prisão, expedidos no último dia 21 de novembro pelo juiz Henrique Veiga Lima, da 2ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (Vecute).

Na rua Cajual os servidores prenderam o casal Raimundo Cerdeira Figueira, 53, conhecido como "Cabeludo" e Michelle Maia Ramos, 33, a "Morena". Com eles foram encontradas cinco trouxinhas de substância entorpecente com aspecto de cocaína em pó, R$ 1.497 em espécie, joias e material para embalo da droga.

Diomerson Rodrigues Salvaterra, 34, o "Kinho", foi preso na residência dele, na rua Sobral. Roniclei Macedo de Lima, 28, conhecido como "Negão", foi preso na rua Treze de Maio. Já Natali Stephane de Luna, 32, a "Sol", foi presa na rua Chapecó.

"Intensificamos as investigações naquela área após recebermos denúncias, informando a comercialização de drogas nessas "bocas de fumo". Um dos alvos desta operação não foi encontrado. Iremos continuar as investigações para prender o foragido e inibir o chamado tráfico doméstico no local", destacou o Delegado Ivo Martins.

A autoridade policial ressalta ainda que os cinco foram conduzidos à  sede da 2ª Seccional Norte, onde foram realizados os procedimentos cabíveis. Ao término dos trâmites legais, eles serão levados à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde irão aguardar julgamento.