As judocas amazonenses Lorena Leão e Rita de Cássia viajaram na madrugada desta quarta-feira, 27, para Vitória (ES), onde disputarão a Seletiva Nacional de Base Sub-21, que acontece a partir de hoje e segue até domingo, 1º de dezembro.
A competição é uma das que mais conta pontos para o ranking nacional e classifica para os campeonatos Sul-americanos, Pan Americanos e Mundiais no ano que vem. A dupla recebeu passagens da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).
Para Rita, que este ano foi campeã do Sul-Americano, vice no brasileiro de judô e conquistou o quinto lugar no Circuito Europeu, o pódio na Seletiva vai vir como presente antecipado de Natal.
“Sei que a competição vai ser muito dura, pois ela vai reunir mais de 600 atletas, mas estou confiante e vou fazer o meu melhor. Quero fechar 2013 com chave de ouro e conquistar este presentão antecipado”, disse Rita, que disputa a categoria 44Kg.
De acordo com o técnico da dupla, Dejanir Nunes, a judoca Rita de Cássia vem de uma boa temporada e está sendo uma das mais cotadas para subir ao pódio na Seletiva.
“Em 2012 a Rita ficou em terceiro lugar na Seletiva, mas este ano ela conseguiu derrotar as que estavam acima dela, em outras competições, e vem como favorita a medalhar pela Seletiva. Ela é forte, rápida, e uma das nossas maiores promessas no tatame”, comentou o Mestre, ao afirmar que uma lesão no tornozelo esquerdo, adquirida por Rita nos treinos, não será um problema.
“Estávamos treinando há dois meses para este campeonato e aconteceu esta lesão, mas com a ajuda da fisioterapeuta Milena Reis conseguimos fortalecer, reverter, e ela poderá competir normalmente sem forçar nada”, afirmou Djanir, ao avaliar as chances de Lorena Leão.
“A Lorena adquiriu muita experiência, treinou, se esforçou bastante e também poderá estar entre as quatro melhores do Brasil”, disse o treinador, que em Manaus está de dedos cruzados por suas alunas.
Seletiva Nacional de Base
A Seletiva Nacional de Base abre as portas de importantes competições internacionais para os jovens judocas. Assim como vem acontecendo nos últimos anos, os melhores colocados se classificam para os Estágios Internacionais, onde os atletas competem e treinam em diferentes países como Rússia e Alemanha.
Os campeões das 16 categorias em disputa no masculino e no feminino – oito em cada naipe – no júnior se garantem no segundo Estágio Internacional. Os vices serão convocados para o treinamento de campo internacional sênior. No juvenil, os vencedores estão automaticamente classificados para o 1º Estágio Internacional da categoria enquanto os vices viajarão para o 2º Estágio. Estes terão todas as despesas pagas pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Os terceiros colocados do sub 21 e terceiros e quartos do sub 18 poderão realizar a adesão em todos os Estágios.
De acordo com informações passadas pela Federação Internacional de Judô, em 2014 alguns dos campeonatos contemplados pelos Estágios Internacionais contarão pontos para um ranking mundial de base que está sendo pensado pela entidade. Um motivo extra para buscar o pódio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário