MANAUS- O repasse do governo do Estado para as oito escolas de samba do Grupo Especial de Manaus para o Carnaval 2014 deve começar a partir da próxima semana, restando pouco mais de 40 dias para os desfiles, que acontecem nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1º de março.
A informação foi dada pela Secretária de Estado da Cultura (SEC), durante reunião realizada nesta terça-feira (14), entre os presidentes das escolas de samba e representantes dos órgão de cultura do Estado e do município.
No entanto, o dinheiro ainda não é 100% certo, já que o repasse precisa receber o aval do Ministério Público do Trabalho (MPT), que está realizando as fiscalizações nas condições dos barracões.
A verba estadual para cada escola é de R$ 264 mil e a previsão, segundo a secretaria, é que comece a ser repassada na terça (20) ou quarta-feira (21) da semana que vem, caso as escolas recebam o "ok" do MPT.
Neste primeiro momento, somente Aparecida, A Grande Família e Reino Unido da Liberdade receberão o dinheiro, pois somente elas já estão devidamente credenciadas e tiveram os documentos aprovados na Comissão Geral de Licitação (CGL) e que fazem parte do Edital do Credenciamento Público para Fomento às Agremiações Carnavalescas para o Carnaval 2014.
De acordo com informações da secretária executiva da SEC, Elizabeth Catanhede, as demais escolas terão o repasse conforme tiverem seus cadastros no edital aprovados. "Nós estamos agora finalizando a segunda fase do edital de credenciamento. Algumas escolas já estão credenciadas, já deram entrada no pedido de patrocínio e estamos agora finalizando a questão da contratação dessas escolas", informa.
Já a verba que a Prefeitura de Manaus concede às escolas ainda não tem data definida para ser repassada. O cadastramento das escolas com a Fundação Municipal de Cultura e Artes (Manauscult) iniciou esta semana, e o que está acertado é que cada uma receberá R$ 125 mil do município para realizarem os desfiles deste ano.
A demora no repasse foi criticada pelos presidentes das escolas. Um dos mais exaltados na reunião,Luiz Gilberto, presidente d'A Grande Família, afirma que o Carnaval já está prejudicado por causa dos atrasos. "O carnaval vai acontecer porque nós sempre damos um jeito, mas precisamos da liberação da verba o quanto antes para agilizarmos tudo", diz Luiz Gilberto.
Uma sugestão dado pelos presidentes foi que o edital do governo do Estado para cadastramento do carnaval do ano que vem já seja lançado no início do segundo semestre de 2014, para as agremiações terem mais tempo hábil para se organizarem.S-
Nenhum comentário:
Postar um comentário