domingo, 24 de novembro de 2013

Juventude do PMDB-AM, na luta contra o câncer de próstata


Uma ação de conscientização em “combate ao câncer de próstata”, foi promovida neste sábado, 23, pela manhã na bola do bairro Parque Dez de Novembro, pelo departamento de Juventude do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB/AM). A ação fez parte do “Novembro Azul”, e buscou orientar os homens dos riscos causados pela doença.

Martha Braga fez parte da ação e destacou o saldo positivo com a campanha. “Estamos bastante satisfeitos com os resultados alcançados. As pessoas pedem explicação sobre o assunto, que até os dias de hoje ainda sofre certo preconceito pelos homens. Levando em consideração que a doença descoberta precocemente e tratada há cura, por isso, é importante a prevenção”, explicou Martha Braga.

Para a Coordenadora da ação, Analú Vieira, ações como esta serão realizadas constantemente pela JPMDB. “O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos. Esta é apenas uma de várias campanhas que estaremos abraçando para combater este mal”, enfatizou Analú Vieira.

De acordo com dados do Ministério da Saúde são registrados mais de 50 mil casos de câncer de próstata por ano, com o número de mortes ultrapassando os 12 mil registros. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam o registro de pelo menos 510 casos de câncer de próstata no Amazonas até o final deste ano, sendo pelo menos 66% em Manaus. 

No ano passado, um estudo da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) afirmou que 44% dos homens na faixa etária dos 40 anos jamais foram ao urologista e não se submeteram ao exame de toque.


Cura e tratamento

O câncer de próstata diagnosticado e tratado no início, os riscos de mortalidade são reduzidos, tendo chance de cura para até  90% dos casos. No entanto, essa porcentagem cai para 35% se o tumor é identificado mais tarde, quando já saiu da próstata.

Não existem sintomas específicos para o câncer de próstata. O recomendável é que todos os homens, acima de 40 anos de idade, ou mais, façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal e o PSA.

Para o câncer de próstata em estágio inicial a cirurgia radical, que é a retirada o órgão, é a primeira opção de tratamento. A próstata, glândula que faz parte do aparelho reprodutor masculino, é responsável pela produção do líquido seminal. Para prevenir o desenvolvimento de doenças, é necessário que o homem tenha cuidados frequentes com essa glândula.

Os principais fatores de risco para o câncer de próstata são a idade superior a 40 anos e a hereditariedade, ou seja, o risco aumenta quando o homem envelhece ou quando ele tem pai que teve câncer de próstata. “Essas campanhas são importantes porque chamam a atenção do homem que nunca fez o exame”, disse. 
Sobre a campanha
Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversos países no mês de novembro dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário