MANAUS- A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) realizou nesta quinta-feira (31) o 4º Encontro de Educação Ambiental para a Campanha de Combate às Queimadas Urbanas 2013.
O evento aconteceu na escola municipal João Valente, localizada no bairro Betânia, Zona Sul de Manaus, durante a ação de cidadania desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh).
A ideia, segundo a titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Kátia Schweickardt, é envolver a comunidade na discussão sobre os danos provocados pelas queimadas e na proposição de alternativas viáveis para o combate do problema na área. “Temos de sensibilizar o cidadão por meio da educação ambiental e não apenas com ações punitivas. Essa é a nossa proposta”, disse.
Outros três encontros já foram realizados desde o início da campanha, em agosto deste ano – dois na Zona Norte e um na Zona Leste de Manaus, campeãs em denúncias de focos de queimada. Apesar de não registrar grandes índices, a Zona Sul sofre com o problema do lixo jogado nas ruas que eventualmente é queimado por moradores.
O vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro da Betânia, Francisco Benedito dos Santos, agradeceu a parceria com a Prefeitura de Manaus e a oportunidade de discutir com os técnicos da Semmas o problema das queimadas urbanas. “Sabemos que esse é um problema difícil de ser resolvido e depende de todos nós agirmos para mudar isso”, afirmou ele.
O coordenador dos encontros de educação ambiental da Campanha de Combate às Queimadas, Alessandro Sampaio, ressaltou a importância da parceria com a comunidade e grupos organizados para a difusão das informações.
“Quanto mais parceiros arregimentarmos com o trabalho de educação ambiental, mais parceiros teremos para atuar como multiplicadores de informações junto às comunidades”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário