O sofrimento causado pela falta de água começa a ser coisa do passado para cerca de 260 mil pessoas da zona Leste, que já contam com o abastecimento diário do Programa de Águas para Manaus, o Proama. A meta é resolver o problema de água em toda a zona Leste até março deste ano. O serviço iniciou após entendimento entre o Governo do Estado e Prefeitura de Manaus que possibilitou a criação do Consórcio Público Proama.
Desde o mês de setembro, o Consórcio vem trabalhando intensamente para cumprir a meta estipulada de levar água para toda a zona leste em 180 dias.
Para isso toda a região foi dividia em cinco macro setores que englobam os bairros adjacentes do Jorge Teixeira, Nova Floresta, Mutirão, Cidade de Deus e São José.
De acordo com o diretor-executivo do Consórcio, Sérgio Ramos Elias, que também é o coordenador da Unidade Gestora da Água, criada pela Prefeitura de Manaus, até o início do mês de março deste ano, toda a zona Leste terá abastecimento de água 24 horas.
“Os três primeiros macro setores já possuem cerca de 260 mil pessoas que não tinham água e agora recebem o fornecimento regular. Nosso cronograma é que até o final de fevereiro toda zona Leste seja abastecida levando água para 520 mil pessoas”, esclareceu.
De acordo com Elias, os bairros Jorge Teixeira I, II, III e IV, João Paulo, Santa Inês, Brasileirinho, Cidade Alta, Arthur Virgílio, Nova Floresta, Nova Vitória, Gilberto Mestrinho, Nova Conquista, Grande Vitória, Amazonino Mendes, Novo Aleixo, Núcleo 16, Vila Rica, Parque das Garças, Águas Claras, Núcleo 23 e Nossa Senhora de Fátima já contabilizam 96% de abastecimento regular.
“O Parque das Garças e o loteamento Águas Claras, neste momento, passam por um processo de urbanização com drenagem profunda. Daí teremos que refazer a ligação de água após o término desse serviço”, explicou Elias.
Os bairros adjacentes da Cidade de Deus e São José devem ter o abastecimento regular até o fim do próximo mês. “As comunidades que compõem a Cidade de Deus já estão com 56% do abastecimento diário. No caso do São José, o Proama está recebendo novas bombas que devem ser instaladas final deste mês, para levar água ao bairro”, enfatizou.
Na comunidade Nova Conquista, localizada no bairro Nova Floresta, na zona Leste, o morador João Figueiredo comemorou o término do sofrimento de 12 anos sem abastecimento de água. “Todos os dias, eu tinha que carregar água ou comprar de vizinhos que tinham poço. Pensei em vender minha casa e sair daqui, estava sem esperanças. Agora a vida melhorou”, disse o morador da rua Careiro abrindo a torneira com satisfação.
Zona Norte
Após finalizada, a primeira fase do abastecimento que contempla a zona Leste, inicia o processo de abastecimento da zona Norte, que segundo o planejamento do Consórcio Público Proama, deve estar resolvido até o final de 2014. “A água que sai da Ponta do Ismael para a zona Leste, a partir de fevereiro, será direcionada para a zona Norte. Cidade nova, santa Etelvina e nova cidade terão seu problema de abastecimento totalmente resolvido até o final do ano” estimou.
Tarifa Social
Está em fase de finalização para ser aprovado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, o projeto de lei que institui a tarifa social. A lei beneficiará famílias que façam parte dos Programas Bolsa Família Federal e Municipal com o desconto de 50% no valor da tarifa de água que está no valor de R$ 25,22.
Resolução do problema
Após a criação do Consórcio Público do Proama, a Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado iniciaram o trabalho no mês de agosto. O prefeito Arthur Virgílio Neto ficou com a responsabilidade de presidir o consórcio que terá a fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Nenhum comentário:
Postar um comentário