segunda-feira, 9 de março de 2009

A Ale-AM se rende as mulheres.





Homenagem pelo Dia Internacional da Mulher


A deputada Conceição Sampaio (PP) e o deputado Luiz Castro (PPS), realizaram, hoje, 09, sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A solenidade foi presidida pelo deputado e presidente deste Poder, Belarmino Lins (PMDB) e contou com as presenças da deputada federal Rebecca Garcia (PP), deputada estadual Marília Pinto (PSDB-RR) 1ª Secretária da ALE de Roraima e presidente da Comissão dos Direitos, da Mulher, da Criança, do Adolescente, do Idoso e de Ação Social, vereadora Cida Gurgel (CMM), Maria de Fátima Loureiro, Defensora Pública do Amazonas, Graça Prola, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Márcia Araújo, delegada titular da Delegacia de Crimes contra a Mulher, Francis Júnior, representando o Fórum Permanente das Mulheres de Manaus, Marta Vieira Marialva, conselheira do Cedim, representando a Coiab, Neuda Maria de Lima, presidente da Associação das Donas de Casa do Amazonas.

A deputada Conceição Sampaio fez uma saudação especial todas as mulheres e homens presentes que desejam em unidade construir uma sociedade justa e mais igualitária. Aplaudiu também a todas as vereadoras dos municípios do Amazonas que se fizeram presentes neste ato, além de agradecer o trabalho que vêm fazendo no interior do Estado.

Para a parlamentar, que preside a Comissão Permanente de Direitos da Mulher, na ALEAM, o Dia Internacional da Mulher é, sobretudo, um dia para reflexão, pois precisamos lembrar que os direitos hoje conquistados pelas mulheres, como a redução da carga horária de trabalho, licença-maternidade e muitas outras políticas públicas, são resultados direto do sacrifício de milhares de mulheres ao longo da história brasileira e mundial.

Segundo Sampaio, nos últimos muito se avançou, mas precisamos ainda muito mais, até que tenhamos realmente uma sociedade justa e mais igualitária, onde homens e mulheres tenham os mesmos direitos e oportunidades.

Na mesma linha de pensamento, o deputado Luiz Castro (PPS), que divide a autoria do requerimento pela realização da sessão especial, declarou que o dia 8 de Março deve ser considerado mais do que um momento de reflexão. “Trata-se de um chamamento a todos os homens e mulheres que lutam por um mundo melhor, sem violência e discriminação”, disse Castro.

A deputada estadual Marília Pinto (PSDB-RR) 1ª Secretária da ALE de Roraima e presidente da Comissão dos Direitos, da Mulher, da Criança, do Adolescente, do Idoso e de Ação Social, além de participar da sessão especial vai ficar em Manaus por mais dois dias acompanhando os trabalhos da CDM (Comissão dos Direitos da Mulher) da ALEAM e do CHAMe (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), nome dos serviços de apoio jurídico, psicológico e social criado pela deputada Conceição Sampaio e que funciona na CDM. A deputada Roraimense quer implantar o mesmo tipo de serviço na ALE de Roraima.

De acordo com Conceição Sampaio, a vinda da deputada roraimense a Manaus é uma demonstração de que a luta de defesa dos direitos da mulher é uma bandeira acima de questões partidárias. “Somente com a união de todos, homens e mulheres, poderemos construir uma sociedade mais justa e igualitária”, destacando ainda que era uma honra para a ALE realizar essa sessão, cuja autoria estava dividindo com o deputado Luiz Castro e todos os demais colegas deputados e deputadas desta Casa.

Para Conceição é notório que as mulheres vêm cada vez mais conquistando seu lugar em diversos setores da sociedade. Porém, de todos eles, o caminho mais árduo tem sido, ainda a participação política. “Nicolau Machiavel, político e historiador italiano disse que os preconceitos têm mais raízes do que os princípios”, destacou.

Afirmou que via cada vez mais forte a necessidade de estabelecer um diálogo aberto entre os vários movimentos sociais e os governos e que nós, enquanto parlamentares, sejamos o canal para produzir e repercutir as demandas desses movimentos. Sem isso, a demanda por mudanças sociais, políticas e econômicas, e por políticas públicas que beneficiem não apenas as mulheres, mas toda a sociedade, continuará sendo ignorada.
“É importante que nós, parlamentares, entendamos esse nosso papel e que estejamos sempre próximos do povo, que aqui representamos”, finalizou Conceição Sampaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário