terça-feira, 24 de março de 2009

ANIVERSÁRIO DO PC do B





Por: Jerson Aranha



Ao completar 87 anos o Partido Comunista do Brasil-(PC do B) continua sendo um partido importante nas lutas e nas conquistas na história do povo brasileiro e de nosso país. As vinculações do Partido Comunista com a história brasileira e a de seu provo remontam ao século 19. O PC do B contribuiu muito para trazer o povo para participar da vida política do país. No período de 1945 a 1947, quando ainda na legalidade, os comunistas constituíram uma forte bancada no Congresso e, na elaboração da Constituinte, defenderam os direitos básicos do cidadão, como a livre expressão religiosa, a luta pelo direito de greve e o direito à sindicalização.

O PC do B mesmo durante a clandestinidade foi responsável pelas grandes mudanças que ocorreram no país, para que chegássemos à democracia que hoje vivemos.

O presidente da Assembléia Legislativa do Estado, deputado Belarmino Lins-(PMDB) disse que o PC do B é o partido mais representativo da resistência democrática. Os 87 anos de vida pode muito bem ser medido a sua capacidade e o papel que exerce na sociedade brasileira. Aqui no Amazonas nós temos bons expoentes do PC do B, a nível federal a deputada Vanessa Grazziotin se destaca como uma parlamentar brilhante, atuante, que representa muito bem o nosso Estado. A nível estadual precisamos reconhecer o grande e combativo Leônidas, que é o deputado Eron Bezerra. E quando falo em Leônidas quero lembrar o general Sparta que venceu todas as batalhas em sua época e o deputado Eron tem sido um baluarte do PC do B no Amazonas.

Vencendo todas as eleições e fazendo com que o PC do B seja um partido com palavra, com voto e com voz. Lembra Belarmino Lins que dividi com o Deputado Eron Bezerra a primazia de serem os dois deputados estaduais com maior número de mandatos consecutivos. Isso prova o compromisso que os deputados têm a oferecer para os interesses do Estado e interesses coletivos.

Para mim – acrescenta Belão - o deputado Eron é um símbolo da resistência do comunismo no Amazonas. Eu levo muito isso em conceito por o deputado Eron mesmo estando licenciado do parlamento para o exercício de uma das funções mais meritórias do governo Eduardo Braga. Ele tem feito um trabalho muito bom, um trabalho com reflexo em todo o Estado do Amazonas, aproximando a população aos setores da produção e do setor primário e do consumidor com a sociedade.

Acho que falar do PC do B sem falar da Vanessa e do Eron no Amazonas é mesmo de querer desconhecer as raízes dessas duas lideranças políticas de nosso Estado. Por isso, cumprimento o casal que tem sido realmente baluarte, bem como outras personalidades do PC do B, que tem também a Lúcia Antony, que considero uma combativa parlamentar do PC do B vereadora por diversos mandatos. De tal sorte que desejo cumprimentar essas pessoas e todo o universo de simpatizantes do PC do B desejando que mais um ano de existência seja coroado de muito sucesso e nós que pertencemos a partido e a política amazonense desejamos sucesso.

Para o vice-lider do Partido na Assembléia Legislativa deputado José Lôbo, o PC do B é um partido que já vem lutando pelas classes populares e que socialmente precisa ter um espaço marcado dentro da sociedade brasileira.
É um partido de resistência que conhecemos ao longo da história e aqui nós vamos comemorar mais um ano do partido que está em expansão, que vem ocupando mais espaço no interior do Estado.

Hoje, temos novos horizontes chegamos a 21 vereadores, sendo 20 no interior e 1 na capital, temos também 3 deputados, sendo o grande líder o deputado Eron Bezerra, deputado José Lôbo e Wilson Lisboa. Temos também uma deputada federal que se destaca a nível nacional pela sua combatividade que é a deputada Vanessa Grazziotin.
Enfim o nosso trabalho continua e o PC do B é um partido que está envolvido com as questões dos trabalhadores, dos estudantes, dos sindicatos e outros movimentos populares.

Hoje passamos por uma crise e nós temos que administrar essa questão com muito carinho, com muito cuidado. Por ser o PC do B um partido de luta nós temos que trabalhar essas questões junto aos Sindicatos e levar aos representantes do governo para que seja encontrado uma saída para essas questões de modo que ajude a aliviar a questão da crise financeira que afeta nossa região.

Lembra ainda José Lôbo, por exemplo, o Pólo Industrial onde nós já temos muitos desempregados. Todo dia alguma empresa coloca alguém na rua e nós precisamos estar atentos a essa questão para evitar que não aconteça mais desemprego.

Já o deputado Adjuto Afonso-(PP) disse que o PC do B ao completar 87 sem dúvida é um marco que contribuiu muito para a democracia do país e hoje o partido participa do Governo. Ele lembro que a décadas atrás o PC do B vivia no anonimato. Ele destacou que recentemente o PC do B esteve dirigindo a Câmara Federal com grande desempenho e aqui mesmo no Amazonas temos parlamentares de destaque como a Deputada Vanessa Grazziotin que tem se destacado no cenário e leva a bandeira do PC do B lá em Brasília junto com seus companheiros.

Portanto não tenho medo de errar em dizer que o PC do B tem dado sua contribuição para ajudar no desenvolvimento não só do Estado, mais do país. Hoje o PC do B tem representantes em todos os parlamentos seja a nível federal, estadual ou municipal.

Portanto, vai aqui meus parabéns ao PC do B e desejo que continue crescendo para ajudar o desenvolvimento do Estado e do Brasil, concluiu Adjuto Afonso.

Outro que também se pronunciou sobre a data foi deputado Sinésio Campos-(PT) lembrando que ao completar 87 anos o PC do B viveu grande parte dele na clandestinidade mais manteve a luta e a resistência pela garantia dos cidadãos brasileiros e hoje, com uma representação expressiva em Brasília, especialmente aqui no Amazonas, tendo a frente uma companheira combativa como é a deputada Vanessa Grazziotin, temos ainda o deputado Eron Bezerra que integra a equipe do governador Eduardo Braga e tem ainda no parlamento os deputados José Lôbo e Wilson Lisboa que na verdade desempenham um papel importante aqui, inclusive fazendo parte do governo Eduardo Braga.

O PC do B aqui no Amazonas é um partido co-irmão que caminha, trilha nas lutas de resistência no Estado juntamente com o PT. Por isso, desejamos nesses 87 anos que acontecerá no dia 25 de março que tenha longa vida e que a militância que muitas das vezes tem sido entendida pelos governos, mas acima de tudo tem se voltado para o apoio aos portadores de necessidade especiais e desejamos que esse Estado seja cada vez melhor de se viver. Parabéns a todos os companheiros que fazem parte das fileiras desse glorioso partido, que chama-se Partido Comunista do Brasil.

O representante dos Democratas na Assembléia Legislativa, deputado Manoel do Carmo Chaves disse que se congratula com os dirigentes do Partido Comunista do Brasil, pois 87 anos é uma data que tem de ser comemorada junto com o povo brasileiro por ter tido uma participação enorme. O PC do B participou de todos os eventos e movimentos para que tivéssemos a abertura democrática, então todo democrata deseja o melhor para consolidação da democracia . E para consolidação da democracia temos que ter diversos segmentos da sociedade representando a fim de que cada segmento tenha o seu representante para que possa trazer as discurssões todos os assuntos que dizem respeito à sociedade. Parabéns a todos os dirigentes do PC do B pelos 87 anos de fundação.

O representante do Partido Humanista da Solidariedade-(PHS) deputado Liberman Moreno disse ver a pluralidade partidária no país é importante e o PC do B com sua luta e sua história faz parte dessa luta para manutenção da democracia no país e lógico que o PC do B pensava de maneira diferente no imaginário de sua luta para chamar a atenção no cenário político e imaginava que o modelo econômico e a forma de atuar daquela época como da antiga Rússia como exemplo fosse melhor. Mas hoje, o PC do B demonstra para todos nós que foi importante sua luta e sua participação no cenário político. Por isso, quero parabenizar os dirigentes do PC do B pela comemoração da data, pela sua luta nos diversos cenário da vida brasileira e o partido chega hoje aos 87 anos de maneira livre e consciente como todos nós e que não o domínio totalitário de um sobre os outros mas com a participação de todos de maneira igualitária.Quero parabenizar os dirigentes do PC do B pela passagem dos 87 anos.

O líder do PPS na Assembléia Legislativa deputado Luis Castro destacou que o PC do B é um partido que tem uma consistência histórica e vem mantendo uma participação ativa em todos os sentidos da vida política brasileira como também aqui em nossa região. É um partido a exemplo de outros partidos da esquerda que tem um território de atuação claro e uma concentração de militância definida e um partido importante na construção e consolidação da democracia brasileira.

O líder do partido na Assembléia Legislativa, deputado Wilson Lisboa disse que o PC do B está se firmando como um partido grande, partido crescente, um partido que está disposto a redimensionar a política nos Estados brasileiros. O PC do B é o mais antigo do país, é um partido importante com novas mentalidades e abrindo a população e não ficar fechado como era antes, porque tem a política como visão democrática. A política do PC do B hoje é uma política comunista democrática, busca novos caminhos através de conscientização, movimentos populares e assim esta se firmando como um partido importante. Assim tenho certeza que esse é o caminho correto para o PC do B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário