quarta-feira, 4 de março de 2009
EU TENHO VERGONHA DA POLÍTICA MANAURA
O companheiro Souza Salles usa artilharia pesada na política manaura salles.phillip@gmail.com
Os Manauaras acompanham perplexos a conduta do TRE, quanto ao pleito eleitoral de 2008. Por que, até agora, só Joaquim Lucena (PSB) foi cassado, se os casos de Dr. Gomes (PMN), Iraílton Sena (PT do B) e Amazonino Mendes (PTB) são tão semelhantes? Qual o mistério?
Mas aqui, vamos dar destaque ao “nobre” Vereador Dr. Gomes que tem um “currículo invejável”. Só pra refrescar a sua memória, em 2001, quando era suplente de Deputado Federal, Dr. Gomes assumiu a vaga deixada por Arthur Neto, que fora nomeado Secretário-Geral da Presidência do Governo FHC. Na época, Gomes licenciou-se e não perdeu o mandato de Vereador, tanto que depois de um ano, quando Arthur retornou à Câmara federal, Gomes voltou a exercer o mesmo cargo na CMM.
E não pára por aí: ano passado, o Vereador Dr. Gomes, que está no seu quarto mandato, foi denunciado pelo MP por improbidade administrativa. O órgão, que já investigava o caso, encontrou distorções como os pagamentos de bolsas de estudo. Ele recebeu um total de 9 mil reais para fazer um curso de especialização em cardiologia na UFAM. Como se não bastasse, o “super pai” também custeou, com o nosso dinheiro, o curso de medicina de dois filhos em uma universidade particular. O total da “brincadeira” saiu pela bagatela de 27 mil reais.
Você pensa que é só? Tem mais: Gomes é o idealizador da Sociedade Beneficente Pró-Vida. De acordo com reportagem veiculada no jornal A Crítica, em 2008, a fundação do parlamentar firmou convênio de R$ 1,7 milhão (é isso mesmo: um milhão e setecentos mil reais) com o Governo do Amazonas, segundo publicação do dia 16 de junho do Diário Oficial do Estado (DOE). A entidade está entre as cinco fundações ligadas a vereadores e deputados, que firmaram convênio com o Estado, entre os meses de abril e julho de 2008.
Ainda não acabou... Em setembro do ano passado, a Polícia Federal (PF) cumpriu mandado de busca e apreensão de provas por compra de votos e corrupção eleitoral contra o “honesto” parlamentar dentro da bendita fundação. A então juíza do pleito, Dra. Maria Eunice, um exemplo de competência e seriedade, determinou a cassação de seu mandato, mas uma liminar garantiu sua diplomação.
Na ocasião, o delegado Wesley Aguiar, lembrou que um caso parecido ocorreu em 2004, com o ex-vereador Luiz Fernando. Denunciado pelo Fórum Permanente pela Cidadania ao Ministério Público Estadual, por usar a estrutura de uma casa de saúde para pedir votos, Luiz Fernando teve o registro de candidatura cassado pelo TRE, em 2006, por corrupção eleitoral, o que o levou a perder o mandato.
No próximo dia 11 de março, está marcado o julgamento do “nobre vereador”, conforme pauta do TRE. O mais absurdo de tudo isso é que uma fonte do gabinete de Gomes garante que o próprio parlamentar afirma “para os seus” que vai escapar de mais uma, pois tem muita influência junto ao pleno do TRE. A certeza da impunidade é que faz com que grande parte dos políticos continue sendo corrupta.
O único corajoso nesta história, até o momento, é o Vereador Marcelo Ramos (PCdoB).
Conforme nota publicada no Blog do Holanda, Ramos afirmou que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está causando constrangimento a Câmara Municipal de Manaus (CMM) quando não julga o recurso de Joaquim Lucena (PSB). "Basta julgar, não somente o recurso do Joaquim, como também do Dr. Gomes, Iraílton Sena e o do Amazonino. Por que tratamentos diferentes se o crime é mesmo?", indagou o comunista.
Até quando vamos conviver com tanta corrupção e desfaçatez? Será que o TRE vai permitir que alguém que utiliza uma fundação de saúde para comprar votos continue sendo Vereador?
Será que a CMM, permitirá que uma pessoa que custeia cursos para si e para os filhos, com o dinheiro público, permaneça como representante do povo de Manaus?
Será que o Ministério Público Eleitoral, o fiscal da lei, deixará um Vereador, que teve o registro de candidatura cassado por corrupção eleitoral, continuar sendo parlamentar da nossa cidade?
O mínimo que nós, cidadãos de Manaus, podemos fazer é repudiar as atitudes deste Vereador, enviando este e-mail para o máximo de pessoas conhecidas.
Autoridades mostrem que aqui ainda existe lei! Vamos passar Manaus a limpo!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário