sexta-feira, 19 de junho de 2009
Visita ao índios
ALE tenta intervir no impasse entre indígenas e FUNASA
Mais de 500 índios de várias etnias do Amazonas, que há mais de dez dias, ocupam o prédio da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde), no bairro da Glória, exigindo a saída do coordenador do órgão, Pedro Paulo Coutinho, se reuniram ontem (19) pela manhã, com os deputados José Lobo (PCdoB), Therezinha Ruiz (DEM) e Liberman Moreno (PHS), representantes da Comissão Estadual de Assuntos Indígenas da Assembléia Legislativa do Estado ALE). Entre as principais denuncias estão à falta de remédios e atendimento médico nas comunidades. Eles também estão avaliando a possibilidade de indicar um representante dos índios, para assumir a coordenação do órgão.
Os deputados prometeram intervir junto ao Governo Federal para que seja resolvido o impasse o mais rápido possível. Os principais representantes dos índios e funcionários da Funasa, também devem participar de uma sessão de tempo na próxima terça-feira (23), na sede da ALE para debater o problema.
Segundo a vice-presidente da Comissão de Assuntos Indígenas, Therezinha Ruiz, o momento é delicado e que os índios estão determinados a não deixarem o local enquanto o caso não for resolvido. A parlamentar Democrata disse que o papel da Comissão de Assuntos Indígenas foi ouvir as principais reivindicações dos indígenas e tentar intermediar junto ao Governo Federal para que aja uma definição o mais rápido possível.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário