sábado, 24 de abril de 2010

Oposição comemora em silêncio

A oposição que conhece o temperamento do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) já imaginava que ele sairia do processo com seu partido atirando, só não imaginava que ele iria fazer elogios ao pré-candidato à Presidência tucano José Serra. Por isso, a oposição comemora em silêncio as declarações do deputado cearense nesta noite.
Ciro subiu o tom de suas declarações e chegou a dizer que Serra, seu antigo desafeto, está mais preparado para governar o Brasil. Os aliados do presidente Lula foram orientados a evitar comentários sobre o assunto. E a oposição também preferiu comemorar em silêncio as declarações do deputado cearense. Para a oposição, o alvo deve ser a candidata Dilma Rousseff.
Nesta tarde, Dilma Rousseff não quis comentar as primeiras declarações de Ciro. Fez questão de repetir elogios do passado, em destaque para a lealdade de Ciro em momentos difíceis para o governo – ela se referia ao papel de Ciro, quando ministro do governo, no período da crise do mensalão. Ela se limitou a dizer:

- Os gestos são mais importantes do que as palavras – disse ela, em elogio a Ciro.

O PSDB, que também conhece o temperamento de Ciro, não pretende soltar rojões para comemorar as declarações favoráveis ao tucano José Serra. Sabem lideranças do partido que ele pode, a qualquer momento, girar sua metralhadora e alcançar algum tucano mais entusiasmado. Mas, ainda que sem bater bumbo por conta dos problemas no campo do adversário, os tucanos avaliam que a postura de Ciro é favorável à candidatura oposicionista.
- Tudo isso só confirme que Dilma Rousseff não tem liderança para conduzir o processo político – disse o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra. Ele não quis fazer declarações sobre as últimas manifestações de Ciro Gomes, mas fica claro que a oposição se dá por satisfeita ao notar o quadro conturbado no lado governista.
Mesmo sem falar muito sobre o quadro eleitoral com a saída de Ciro Gomes, os tucanos avaliam que, pelo menos no Ceará, a situação do partido fica melhor. A reação de Ciro facilita a montagem de um palanque para José Serra, ainda que todos saibam que Ciro não subiria nele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário