Por Cristiana Lôbo
O PSB poderá decidir na semana que vem o destino de Ciro Gomes na campanha eleitoral: se ele manterá sua pré-campanha presidencial ou não. A tendência do partido é se aliar ao PT para apoiar a candidatura de Dilma Roussef, mas ainda não foi batido o martelo.
Uma rodada de conversas será feita até a semana que vem para a tomada da decisão que envolverá o presidente Lula e o presidente do PSB, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
Mesmo sem estar na mídia, Ciro Gomes tem mantido marca entre 10 e 12% nas pesquisas recentes. Ele próprio tem dito que ajudaria mais à candidatura governista mantendo sua própria campanha.
O presidente Lula, ao contrário, avalia que o melhor para Dilma Roussef é o embate direto com José Serra (PSDB) transformando a disputa numa escolha plebiscitária – de avaliação de seu governo que tem aprovação altíssima.
Segundo as pesquisas, se Ciro Gomes sair da disputa, os votos que hoje seriam dados a ele se distribuem – mas, isso beneficiaria também José Serra. Porém, na oposição há setores que avaliam ser melhor para Serra a saída de Ciro da disputa.
Segundo tucanos, na campanha presidencial, Ciro miraria sua metralhadora verbal para o candidato do PSDB. Serra, assim, se tornaria alvo de dois candidatos: Ciro e de Dilma Roussef.
Nenhum comentário:
Postar um comentário