quinta-feira, 29 de abril de 2010

Vereadores de Manaus na CPI desaparecimento de crianças


Da assessoria: A vereadora Socorro Sampaio (PP), presidente da Comissão de Direitos da Criança, Adolescente e do Idoso da Câmara Municipal de Manaus, acompanhada do vereador Jaildo dos Rodoviários (PRP), também membro da Comissão, falou nesta terça- feiar (27) à presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara dos Deputados que investiga o Desaparecimento de Crianças e Adolescentes, deputada federal Bel Mesquita (PMDB-PA), sobre o problema do desaparecimento de menores em Manaus.

A parlamentar levou os familiares das meninas Shara Ruana Reis, desaparecida em Manaus em 28 de outubro de 2007, aos 7 anos, e Karla Vitória Alves, desaparecida em 2 de novembro de 2004, para serem ouvidos pela CPI.

Diante de dois comoventes depoimentos das mães de Shara Ruana e Karla Vitória, senhoras Alzenira Reis e Francinete Alves, respectivamente, e do pai de Shara, sr. Pedro Reis, os membros da CPI decidiram realizar, o mais rápido possível, uma diligência em Manaus, quando seriam ouvidos representantes da Secretaria de Segurança Pública, dos Conselhos Tutelares e de outros órgãos e instituições envolvidos com a proteção à criança e ao adolescente, sobre todos os procedimentos e medidas adotados para investigar, prevenir e evitar o desaparecimento de crianças e adolescentes.

Outra questão levantada foi que, como CPI já teve seu prazo de atuação estendido e tem o prazo do próximo dia 20 de maio para entrega de seu relatório, será estudada uma forma de ampliar mais ainda o prazo de sua atuação. Uma das alternativas em estudo seria sua transformação em Comissão Permanente.

A presidente da CPI, deputada Bel Mesquita, lembrou que o Amazonas e o seu estado, o Pará, têm enormes taxas de desaparecimento de crianças e adolescentes e criticou a estrutura de segurança pública, pelo não acompanhamento dos casos registrados.

"Muitas crianças e adolescentes fogem de casa, por qualquer motivo, incluindo abuso sexual, e os familiares registram o Boletim de Ocorrência. Essa ocorrência passa a compor uma estatística e, mais tarde, não se sabe, na maior parte dos casos, qual foi o resultado dessa investigação. Não sabemos se o jovem retornou para sua casa ou se nunca mais retornou. Ou seja, não temos informações seguras", afirmou a deputada paraense.

O vereador Jaildo dos Rodoviários considerou que a ida à Manaus dos membros da CPi servirá para dar um maior destaque oa problema do desaparecimento de crianças.

"Não apenas os casos de Shara Ruana e Karla Vitória, que estavam esquecidos, mas muitos outros casos terão, com a CPI em Manaus, maior visibilidade", disse o vereador.

Presente à audiência, uma vez que também é membro da CPI, a deputada Rebecca Garcia disse que tem confiança de que a CPI cumpre seu papel, trazendo para discussão uma questão que é de importância crucial, que é o desaparecimento de crianças.

"Pior do que não dar esperanças a essas famílias é retirar delas uma esperança que é real", disse Rebecca.
Na mesma linha, para a vereadora Socorro Sampaio, os melhores resultados da audiência na CPI foram a aprovação da ida de seus membros a Manaus e, principalmente, a renovação de uma esperança.

"Com os depoimentos dos familiares dessas meninas, sinto que todos nós saímos com esperanças renovadas. Temos certeza de que essas crianças estão vivas. E enquanto há vida, há esperança. Se a CPI ajudar a recuperar essas crianças para suas famílias ou evitar que outras crianças sejam retiradas de seus lares, já terá cumprido seu papel", afirmou a parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário