sábado, 31 de março de 2012

O legislador e o fora da lei


Novos documentos e escutas mostram a intensa troca de favores entre o senador Demóstenes Torres e o bicheiro Carlinhos Cachoeira – da saúde pública às licitações da Copa

Fonte: revistaepoca.globo.com

Qual é o papel de um líder? Conseguir que outros o sigam. Inspirar seus subordinados por meio de suas próprias ações. Servir de exemplo para as futuras conquistas de um corpo coletivo. O senador Demóstenes Torres, do DEM de Goiás, liderava seu partido no Senado Federal. Suas palavras e atitudes, apoiadas num passado de credibilidade no mundo jurídico e como secretário da Segurança Pública de seu Estado, eram respeitadas na cena política nacional. Não mais. Documentos e escutas telefônicas revelados nas últimas semanas mostram que, em vez de representar seus mais de 2 milhões de eleitores, Demóstenes se concentrou em defender os interesses de um único cidadão brasileiro: o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Demóstenes fez lobby para Cachoeira no Congresso Nacional, na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e na Infraero, empresa responsável pela infraestrutura dos aeroportos do país. Uma transcrição obtida com exclusividade por ÉPOCA mostra que Demóstenes também pedia favores a Cachoeira. Ele queria que o bicheiro, influente no Centro-Oeste, ajudasse a agência de publicidade de um amigo a conseguir contratos em Mato Grosso para a Copa do Mundo (leia o documento abaixo). Acumulam-se as evidências de uma relação promíscua entre um legislador e um fora da lei.

Amazon Forest Combat (AFC) neste sábado na arena Amadeu Teixeira


Neste sábado (31), Manaus será a capital brasileira com a maior concentração de lutadores de MMA de renome nacional e internacional. Ao todo, 20 lutadores vão disputar o Amazon Forest Combat (AFC) que vai ser transmitido para todo o país, ao vivo, por meio da RedeTV.
O AFC será realizado na arena Amadeu Teixeira, bairro Chapada, zona Centro-Oeste de Manaus. O card preliminar começará às 21h com as lutas de Fernandinho Vieira contra Pablo Javier Llampa (Argentina), Rivaldo Jr. versus Marcelo Rojo (Argentina), Fabiano Capoane
enfrentará Emiliano Sordi (Argentina), e Dileno Lopes desafiará Javier Ocampo (Argentina).
Já o card principal iniciará às 23h30 e é composto das lutas de Ronys Torres enfrentando Ferrid Kheder (França), Daniel Acácio contra Pete Spratt (EUA), Gustavo Machado versus Patrick Cote (Canadá), Satoshi Ishii (Japão) lutará com Sokoudjou (Camarões), Thales Leites disputará contra Matt Horwich (EUA), e Murilo Bustamante fará uma revanche histórica contra Dave Menne (EUA), que perdeu para ele há dez anos.
Os camarotes estão esgotados, mas ainda há ingressos para arquibancadas simples e especial à venda no site www.ingressosbuy.com.br, na loja Japurá Pneus, e nos pontos de vendas localizados na arena Amadeu Teixeira.


sexta-feira, 30 de março de 2012

Vereador recebe sem trabalhar em Parintins


Por Jerson Aranha


Parintins - AM - O Art. 11 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Parintins que iniciou suas atividades em fevereiro e vai até 15 de Dezembro deste ano, vem sendo desrespeitado pelo vereador Henrique Medeiros (PSD), que sem o menor constrangimento, afronta os seus pares e até mesmo a Comissão de Ética da Instituição, uma vez que sumiu do Plenário. O Edil decidiu se transferiu para Manaus para concluir seu curso de graduação numa Universidade particular, mas continua recebendo sem, no entanto comparecer as sessões daquela Casa Legislativa.

As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Parintins acontecem nos dias de 3ª., 4ª. e 5ª. Feiras, mas nos últimos meses não tem contado com a presença do Vereador Henrique Medeiros que se limitou a apresentar justificativa à presidência da casa. O fato se repetiu esta semana novamente.

A denúncia foi feita pela população durante a realização da 14ª. Reunião Itinerante realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) no município de Parintins, quando um grupo de moradores falou sobre a ausência do Edil no plenário da Câmara Municipal para participar das sessões ordinárias, Especiais e votações importantes em favor da população.

De acordo com o § 4º - do Regimento Interno da Câmara, o Vereador faltoso terá descontado em seu subsídio, por cada falta, o correspondente a 1/30 (um trinta) avos de seu total mensal. Só que ninguém soube informar se isso vem acontecendo com o vereador Henrique Medeiros.

É bom deixar claro que o Art. 16 do Regimento diz que compete ao Vereador, além do previsto na Lei Orgânica do Município: participar de todas as discussões e deliberações do Plenário e votar nas proposituras que forem apresentadas no Plenário.

Idosos da Fundação Dr. Thomas formam grupo musical


Empolgados com a descoberta do próprio talento, idosos da Fundação Dr. Thomas botaram as mãos em instrumentos e estão formando um grupo musical. A iniciativa surgiu durante a atividade da Vivência, realizada as segundas, quartas e sextas-feiras, e tem com objetivo trabalhar a autoestima, coordenação motora e raciocínio.

“A música está presente nas atividades realizadas e os idosos sempre respondem bem. Eles ficam mais alegres e participativos”, disse a educadora física Maria da Luz Abreu, responsável pela Vivência. Ela contou que começou a perceber os idosos que se identificavam e tinham habilidade com instrumentos musicais.

“Daí surgiu a idéia de formar o grupo musical dos idosos da Fundação para estimular a participação nas atividades”, afirmou Maria da Luz. O grupo basicamente toca instrumentos de percussão. Os mais habilidosos com os instrumentos ficam com pandeiro, atabaque e reco-reco. Os demais recebem instrumentos caseiros, latinhas com sementes que produzem som.

“O objetivo é incluir todos e incentivar a participação, respeitando as limitações físicas”, ressalta Maria da Luz. Idosos que possuem sequelas de acidente vascular cerebral (AVC) superam as limitações para tentar acompanhar as músicas, sacudindo as latinhas. O grupo recebe o apoio do professor Antonio Camarron, que coordena a seresta Prosa &Poesia do Parque Municipal do Idoso.

Segundo Maria da Luz, o trabalho musical com percussão é motivador, proporciona uma sensação de relaxamento e cria uma identidade de grupo. “Eles nem percebem que estão fazendo movimentos, trabalhando a coordenação motora e o raciocínio”. A professora acrescentou que a professora, a atividade em grupo melhora também o relacionamento entre os idosos.

O grupo ainda não tem identificação, mas os integrantes já estão apresentando as sugestões para a escolha do nome. “Estamos começando, mas tenho certeza que teremos muitos bons resultados”, disse a professora.

"O grupo musical é mais uma atividades que nossa equipe desenvolve com os idosos e que vai trazer benefícios para a melhoria da autoestima e qualidade de vida. Estamos sempre buscando novas terapias", destacou a diretora-presidente, Martha Cruz.

O idoso Raimundo Coelho, de 64 anos, é um dos mais entusiasmados com o grupo musical. Deficiente visual, ele aprendeu a tocar flauta sozinho há três anos, quando passou a morar na instituição. “Fico prestando atenção nas músicas para tirar o som de ouvido”, ressaltou. Para a primeira apresentação do grupo, ele aprendeu a tocar a música Banzeiro, do Raízes Caboclas.

Sinésio cúmplice em degradação ambiental



O ramal está com depredações vergonhosas e prejudiciais à saúde e aos bens materiais dos moradoresAdicionar imagem


O líder do governo do Amazonas, mini-deputado Sinésio Campos (PT) é o “grande” protetor do empresário conhecido como Adalto, na exploração ilegal de areia no Ramal Cachoeira do Leão, no Km 37 da AM 010 que liga a capital a Itacoatiara.

Adalto é o presidente da associação de moradores do ramal mesmo morando no bairro Santa Etelvina, Zona Norte de Manaus e seu mandato são regidos por autoritarismo e cinismo já que sua relação com a comunidade é descrita como um “inferninho”. Agora está explicada a omissão do governo.

Procurado pela reportagem do Pavulo.com, o meio deputado Sinésio Campos afirmou que não fala com pessoas que distorcem a verdade. Logo se vê que o deputado fala pouco consigo mesmo.


Fonte: Pavulo.com

TCE vai cobrar adequação de obras à acessibilidade


O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) vai cobrar, em suas inspeções de obras, a partir deste ano, o cumprimento da “Lei de Acessibilidade”, previsto na lei nº 10.098/2000, a qual alterou Constituição Federal em 2000. A questão — prevista em resolução aprovada nesta quinta-feira (29) no pleno do TCE — inclui a acessibilidade com um dos pontos das auditorias do tribunal, modificando a Lei Orgânica da corte.

Pelo projeto de resolução, apresentado e defendido no plenário pela procuradora do Ministério Público de Contas (MPC) Fernanda Cantanhede Veiga Mendonça, o TCE passará a fiscalizar o cumprimento das normas de acessibilidade tanto nos editais de obras quanto na execução das mesmas. A procuradora é a idealizadora local do projeto, que vem sendo implantado em todos os TCEs do Brasil.

A proposta da procuradora foi aprovada, por unanimidade, pelo colegiado de conselheiros. Antes de passar a cobrar dos gestores, o TCE vai capacitar servidores do tribunal (analistas e assistentes de Controle Externo) sobre a modificação e trabalhar pedagogicamente junto aos jurisdicionados, que receberão palestras sobre o novo ponto de fiscalização e as adequações às normas.

“Com a aprovação, mudamos o sistema de fiscalizações de obras públicas. Introduzimos a necessidade de o TCE inspecionar se normas técnicas, previstas em lei, estão sendo atendidas. Neste primeiro momento, a corte agirá preventivamente, até que todos se adaptem à legislação”, afirmou o presidente do TCE, conselheiro Érico Desterro.

Prefeitos multados em R$ 13 milhões

O prefeito do município de Nhamundá, Mário Paulain, e o prefeito de Tabatinga Saul Nunes, terão de devolver ao erário juntos, entre multas e glosas, um total de quase R$ 13,5 milhões. Os dois tiveram suas contas reprovadas pelo colegiado do Tribunal de Contas do Amazonas, nesta quinta-feira (29).

Em tomadas de contas em Nhamundá, do exercício de 2008, o TCE identificou dezenas de irregularidades e aplicou glosa a Mário Paulain de R$ 11,5 milhões e mais multas no valor de R$ 41 mil. Já o prefeito Saul Nunes recebeu sanção em glosa no valor de 1,9 milhão e multas de R$ 34 mil.

Nas contas de Saul Nunes e Mário Paulain foram encontradas, por exemplo, divergências em processos licitatórios, atraso na entrega mensal do ACP (Auditoria de Contas Públicas), divergências de valores e por gastos não realizados em favor da administração pública. Ambos podem recorrer da decisão.

As contas das Câmaras de Jutaí, da administração do vereador Pedro Macário, e de Fonte Boa (da gestão do vereador Ronildo Bonet) também foram rejeitadas pelo Pleno. Ambos receberam multa no valor de R$ 3 mil. A Câmara Municipal de Tapauá, da gestão da vereadora Edicleide Queiroz (do ano de 2010) também reprovadas por diversas impropriedades. A parlamentar terá de devolver ao erário R$ 32 mil.

O ex-secretário de Esportes, Lupércio Ramos, teve o seu recurso aceito pelo TCE. Ele teve as contas rejeitadas em 2010 e foi multado em quase R$ 100 mil, entre multas e glosa, por irregularidades em contratos. Em seu recurso, solicitou que as sanções fossem transferidas aos servidores daquela pasta.

A sessão do Pleno desta quinta-feira julgou ao todo 36 processos, entre prestações de contas e recursos.