segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Ação pelo Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres

Uma mobilização em prol da “Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” será realizada, nesta segunda-feira (25), no Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres. A atividade vai ser promovida pela Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM), que é vinculada à Secretaria de Governo (Segov), das 8h às 12h, na Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), localizada no Parque Dez.

No local, estará o ônibus que faz atendimento às mulheres em situação de risco e residentes em bairros distantes de Manaus, nas cidades da Região Metropolitana e em alguns municípios do interior.  A unidade móvel chegou na capital amazonense, mês passado, e terá uma importante função na interiorização das políticas públicas voltadas às mulheres.

A titular da Secretaria de Governo (Segov), Rebecca Garcia, informou que a ação na Delegacia das Mulheres é uma forma de aproximar os serviços da secretaria à população em geral, além de massificar informações sobre a Lei Maria da Penha e a respeito da rede de atendimento à mulher vítima de violência.

“Ainda esse ano vamos receber mais um ônibus para reforçar esse atendimento itinerante. A entrega dessas unidades móveis faz parte das metas do programa ‘Mulher, Viver sem Violência’, do governo federal, que tem promovido uma revolução nas políticas públicas direcionadas às brasileiras. Como o Amazonas tem muitas comunidades acessíveis somente por via fluvial, o Estado ainda receberá quatro lanchas que oferecerão os mesmos serviços dos ônibus”, disse Rebecca.

Sobre a campanha

Realizada em mais de 159 países, a “Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” foi criada, em 1991, por 23 feministas reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), localizado nos Estados Unidos. É uma mobilização educativa que busca a erradicação desse tipo de violência e a garantia dos direitos das mulheres.

Sobre o ônibus

Com custo unitário de R$ 550 mil, os ônibus estão preparados para circularem em áreas rurais e possuem instalações acessíveis para pessoas com deficiência. Dentro do ônibus há duas salas de atendimento, netbooks com roteador e pontos de internet, impressoras multifuncionais, geradores de energia, ar condicionado, projetor externo para telão, 50 cadeiras, copa e banheiro.
O cronograma e demais itinerários que os ônibus deverão fazer no Amazonas estão sendo organizados pelo governo estadual, em parceria, com o Fórum Estadual de Mulheres do Campo e da Floresta e possui o apoio da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, do Fórum Nacional e da coordenação da Marcha das Margaridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário