segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Campanha mundial de ‘16 dias de Ativismo’ tem programação no Amazonas

Audiência Pública mista, fórum, premiação, caminhada, ato público e visitas setoriais estão na programação para a campanha mundial de 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, realizada mundialmente de 25 de novembro a 10 de dezembro, a qual no Brasil inicia no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro.

A programação foi consolidada em reunião do Fórum de Mulheres de Partidos Políticos do Amazonas, com a participação de partidos e representantes dos movimentos sociais de mulheres, da Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPM/SEGOV) e a deputada estadual Conceição Sampaio (PP), na sala de reuniões da Assembleia Legislativa, na manhã desta segunda-feira (4).

Conceição Sampaio participa da campanha desde 2007, quando iniciou seu primeiro mandato na Assembleia e ano seguinte da criação do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM) e do Fórum de Mulheres de Partidos Políticos, e destaca o papel do Poder Legislativo, de protagonista em defesa dos direitos das mulheres do Amazonas, e da parceria estabelecida entre os movimentos de mulheres, o poder público e a sociedade civil organizada.

Participaram da reunião a secretária da SEPEM/SEGOV, Márcia Álamo; a representante da Marcha Mundial de Mulheres, Francy Guedes; da presidente e vice da Comissão da Mulher Advogada da OAB/AM, Gláucia Soares e Maria José Ramos, respectivamente; do Instituto Consulado da Mulher (uma ação social da empresa Consul), Elenice Lacerda; do Partido Popular Socialista (PPS), Mary Jônia Serra; e a representante do gabinete da vereadora Professora Jacqueline (PPS), Hémile Cordeiro.

Pela programação já confirmada, a campanha nacional inicia no dia 20, Dia da Consciência Negra. E no Amazonas, inicia no dia 21 de novembro, às 18h, no auditório da SEAS, com a apresentação de estudos e levantamentos das Câmaras Técnicas do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), nos dias 21 e 22 de novembro. Segue no dia 25, que marca o Dia da Não-Violência contra as Mulheres, com duas ações: pela manhã, Audiência Pública mista realizada pela Procuradoria Especial da Mulher no Senado Federal, Assembleia e Câmara Municipal de Manaus (CMM), às 10h, na Assembleia Legislativa; e à tarde, com ato público na Ponta Negra, coordenado pelo grupo Articulação de Mulheres do Amazonas (AMA), para lembrar as mulheres assassinadas no Estado.

No dia 26 de novembro, a Comissão da Mulher Advogada da OAB/AM realiza o II Fórum de Debates da Mulher Advogada, sobre a erradicação do sub-registro, no Auditório da OAB, às 14h. E no dia 29, o Governo do Amazonas realiza a premiação do 1º Concurso Estadual sobre Prevenção à Violência contra mulher, promovido pela SEPM nas escolas da rede estadual de Educação, no auditório da Assembleia Legislativa. No Dia Mundial de Combate à Aids, 1º de dezembro, está programada uma caminhada por mais políticas públicas de saúde para as mulheres, na Ponta Negra.

Ainda estão sendo finalizadas as ações para os dias 6 e 10 de dezembro, respectivamente, o dia do massacre em Montreal (Canadá) que inspirou a campanha do Laço Branco, e o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A programação é uma criação coletiva de diversos grupos sociais e órgãos do Poder Público, e deve receber mais contribuições de atividades nos próximos dias.

“Com a criação da Secretaria de Políticas para Mulheres, estamos conseguindo coordenar e reunir melhor com as instituições, conversar por meio das Câmaras Técnica do CEDIM com o poder público, temos uma maior mobilização e estamos chamando mais a atenção da sociedade”, avaliou Márcia Álamo, secretária da SEPM/SEGOV. E acrescentou que o Amazonas participa dessa campanha internacional, onde o mundo todo debate sobre a questão e propõe soluções para a erradicação da violência contra a mulher.

Inforamações: Assessoria do Deputado

Nenhum comentário:

Postar um comentário