O vereador Dr. Ewerton Wanderley (PSDB) falou sobre os números alarmantes de casos de maternidade precoce na cidade. De acordo com o parlamentar, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que no ano de 2012 foram registrados na capital 8.136 mil casos de gravidezes envolvendo jovens na faixa etária de 15 a 19 anos.
“Nós, profissionais da Saúde, presenciamos muito nas comunidades esses casos de gravidezes indesejadas. Muitas dessas jovens acabam sendo marginalizadas pela própria sociedade, pois deixam de frequentar a escola e mergulham num futuro sombrio, sem expectativas. Segundo dados divulgados pela Semsa, no ano passado foram cadastrados 506 casos de gravidezes entre meninas de 10 a 14 anos somente em Manaus. Isso é muito grave e preocupante”, frisou.
“Dadas a dimensão e a complexidade do desafio, nenhum setor ou organização pode enfrentá-lo isoladamente. Os obstáculos a seu progresso só podem ser vencidos por meio do trabalho em parceria com todos os setores e com a colaboração com as próprias adolescentes. Cabe a nós, parlamentares, fazermos a nossa parte. Precisamos chamar a atenção dos nossos governantes para essa triste realidade”, enfatizou.
Minuto de silêncio
Dr. Ewerton Wanderley elogiou a iniciativa do vereador Elias Emanuel (PSB), que propôs aos parlamentares da Casa Legislativa, na manhã de hoje, um minuto de silêncio pelo falecimento do poeta e ex-radialista amazonense Edson Ribeiro Paiva, ocorrido na manhã do último domingo (3).
“Perdi uma referência. Tive o privilégio de conhecer Edson Paiva, que nos deixou aos 75 anos, devido a complicações na próstata. Um homem de muita responsabilidade, do bem. Quando assumi o mandato de vereador, em 11 de março deste ano, citei passagem de uma obra dele: “Perseverar, sempre. Desistir, nunca. O sucesso não aceita desistências, e sim determinação em vencer e vencer sempre”. Meus sentimentos aos familiares de Edson Paiva”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário