Foto:José Garcia
Para discutir a implementação do Programa "Luz para Todos" no Estado do Amazonas, a Câmara Municipal de Manaus realizou na manhã desta sexta-feira, 5, uma audiência pública com a participação do coordenador do programa no Estado, Robson de Bastos, dos representantes da Amazonas Energia, Radyr Oliveira e Doly Boucinha, e representantes das comunidades que aguardam a chegada da luz elétrica. A audiência foi solicitada pelo vereador Ademar Bandeira e realizada pela Comissão de Turismo, Indústria e Comércio, presidida pelo vereador Dr. Gomes (PMN). Também participaram da discussão os vereadores Eduardo Castelo (PSB) e Vilma Queiroz (PTC).
Os vereadores querem que o governo federal acelere a implantação do programa, para resolver o problema da escuridão no entorno de Manaus e nas comunidades rurais e ribeirinhas do Estado, e pretendem criar uma frente parlamentar para acompanhar a execução desse trabalho.
Para Ademar Bandeira, o "Luz para Todos" é um dos maiores projetos de inclusão social do Governo Federal e a Câmara Municipal não "poderia deixar de dar sua contribuição e se engajar nesse projeto gigantesco e espetacular" e nesta audiência pública reunimos o representante do programa no Estado e os representantes da Amazonas Energia para dar uma posição aos comunitários que ainda não foram atendidos com a energia elétrica em suas comunidades" , informou.
De acordo com o coordenador do Programa, Robson de Bastos, o 'Luz Para Todos' é mais que um programa de eletrificação rural, pois possibilita uma grande inclusão social. "Essa inclusão só foi possível graças à visão do presidente Lula que viu a necessidade de acabar com a exclusão das pessoas que viviam sem energia", destacou. Bastos explicou que por causa das peculiaridades da região, nas localidades onde não houver possibilidade de chegar à eletrificação de rede serão construídas mini-usinas termoelétrica buscando aproveitar as peculiaridades da região.
Segundo o representante da Amazonas Energia, Radyr Oliveira, executor do programa no Estado, cerca de 5500 comunidades já foram cadastradas e cerca de mil já receberam energia elétrica, com mais de 25 mil famílias atendidas em 52 municípios. "Aqui vivemos num Estado continental, nada se compara ao Amazonas quando se fala em energia elétrica, pois temos a maior extensão isolada do mundo, mas estamos trabalhando diuturnamente para atender todas as famílias e seguramente ao final do programa em 31 de dezembro de 2010 a demanda estará cumprida", afirmou.
O vereador Eduardo Castelo sugeriu a criação de uma Frente Parlamentar de apoio ao Programa com o compromisso de acompanhar o andamento do "Luz para Todos" e garantir sua implementação de forma mais célere e possibilitando que as informações cheguem as comunidades de forma correta. A vereadora Vilma Queiroz apoiou a formação da Frente parlamentar como forma de contribuição do Poder Legislativo.
O principal Questionamento apresentado por vários representantes de comunidades ribeirinhas foi quanto à data prevista para a chegada da luz nas comunidades. "Estamos acompanhando o programa há cinco anos e já ouvimos várias promessas, mas queremos saber quando realmente esse projeto vai ser colocado em prática', questionou o presidente do Conselho do Rio Negro, Aller Benevides.
O presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio, vereador Dr. Gomes, destacou a realização da audiência, que segundo ele, foi a primeira vez que os comunitários tiveram um contato direto com os gestores do Programa 'Luz Para Todos' no Amazonas. "Essa é uma das audiências mais importantes realizadas por esta Casa, pois possibilitou o contato direto dos comunitários com os representantes para que pudessem tirar suas dúvidas e ter conhecimento do cronograma de execução do programa", explicou. Para Gomes a Frente Parlamentar, sugerida pelo vereador Eduardo Castelo (PSB), vai ser o elo fundamental entre os comunitários e o Programa.
Fonte: Juzy Carla Andrade - CMM
Nenhum comentário:
Postar um comentário