Acontece hoje (20), ás 20h, 41ª Convenção Anual da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), principal entidade representativa da comunidade judaica no País, que pela primeira será realizada em Manaus.
A abertura do encontro será no Salão de Eventos do Clube do Trabalhador (Al. Cosme Ferreira, 7399-São José I), e será dirigido aos líderes das 14 comunidades judaicas federadas a CONIB. Na ocasião, haverá a entrega do Prêmio Professor Samuel Benchimol, comemorando os 200 anos de Imigração Judaica à Amazônia.
Estarão presentes, Claudio Lottenberg- presidente da CONIB, os jornalistas Caio Blinder e Carlos Brickmann, o embaixador de Israel no Brasil,Giora Becher, tendo como anfitrião o presidente do Comitê Israelita do Amazonas (CIAM) Davis Benzecry.
200 Anos da Imigração Judaica à Amazônia
Em 2010, comemoram-se os 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes judeus à Amazônia. Originários, em sua maioria, do Marrocos, eles marcaram sua presença com uma importante interação cultural e influência nos costumes da região.
As principais comunidades judaicas localizam-se atualmente em Belém e Manaus, mas houve importantes centros em muitas cidades do interior, sobretudo na época do ciclo da borracha. Os judeus também chegaram a Rondônia, ao Acre e ao Amapá.
Uma das maiores singularidades da presença judaica são os chamados “Hebraicos da Amazônia”, descendentes de judeus com caboclos, praticantes de interessantíssimo sincretismo religioso.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário