sábado, 20 de novembro de 2010

JUDAICO EM EVENTO NACIONAL MANAUS

Acontece hoje (20), ás 20h, 41ª Convenção Anual da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), principal entidade representativa da comunidade judaica no País, que pela primeira será realizada em Manaus.
A abertura do encontro será no Salão de Eventos do Clube do Trabalhador (Al. Cosme Ferreira, 7399-São José I), e será dirigido aos líderes das 14 comunidades judaicas federadas a CONIB. Na ocasião, haverá a entrega do Prêmio Professor Samuel Benchimol, comemorando os 200 anos de Imigração Judaica à Amazônia.
Estarão presentes, Claudio Lottenberg- presidente da CONIB, os jornalistas Caio Blinder e Carlos Brickmann, o embaixador de Israel no Brasil,Giora Becher, tendo como anfitrião o presidente do Comitê Israelita do Amazonas (CIAM) Davis Benzecry.

200 Anos da Imigração Judaica à Amazônia
Em 2010, comemoram-se os 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes judeus à Amazônia. Originários, em sua maioria, do Marrocos, eles marcaram sua presença com uma importante interação cultural e influência nos costumes da região.

As principais comunidades judaicas localizam-se atualmente em Belém e Manaus, mas houve importantes centros em muitas cidades do interior, sobretudo na época do ciclo da borracha. Os judeus também chegaram a Rondônia, ao Acre e ao Amapá.

Uma das maiores singularidades da presença judaica são os chamados “Hebraicos da Amazônia”, descendentes de judeus com caboclos, praticantes de interessantíssimo sincretismo religioso.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário