As enchentes que afetam grande parte dos municípios das calhas dos rios Purus e Juruá foram abordadas hoje, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), pelo deputado estadual Orlando Cidade (PTN). Durante pronunciamento, o parlamentar pediu ao governador do Estado, Omar Aziz, que conceda incentivos fiscais e “perdoe” os financiamentos concedidos, por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), aos produtores rurais e comerciantes de todas as cidades comprometidas por conta da cheia.
De acordo com o deputado, que é presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPPADR) da Aleam, as medidas servirão para ajudar os trabalhadores que já tiveram suas plantações comprometidas e o comércio dessas localidades que teve que fechar as portas. “Com a produtividade afetada, esses trabalhadores não têm como pagar impostos, como o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), e financiamentos disponibilizados pela Afeam”, observou.
O parlamentar reiterou ainda que o pedido vale para todos os municípios afetados pela cheia dos rios, o que inclui as cidades de Itamarati, Carauari, Guajará, Eirunepé, Envira, Ipixuna, Guajará, Juruá, Boca do Acre, entre outras. “Estas cidades foram fortemente afetadas e já contabilizam perdas incalculáveis. Por conta disso, políticas públicas devem ser elaboradas para que elas possam se reerguer”, observou.
O deputado citou o caso de Boca do acre, município que já teve quase 80% do comércio afetado. “Grande parte dos empreendimentos ficam na parte baixo desta cidade, o que significa que a maioria dos trabalhadores daquela área teve que fechar as portas com o aumento das águas dos rios”, salientou Cidade, ao pontuar que produtores de juta e malva, abacaxi, macaxeira, maracujá também sofrem com a perda de suas plantações e precisam de assistência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário