quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

PINO E DEMISSÃO II



Com a saída do subsecretário da SEMED, “Papel de Embrulhar Pregos”, como ficará suas pupilas MAUziles, Georgete, Cléise e Cláudia Faz Nada? Assim como os demais professores lotados na sede, também serão encaminhadas a assumirem seus cargos em salas de aula?

Ficarão só as lembranças das cenas da MAUziles, com seus dentes postiços, de braços dados com o repugnante ex subsecretário, afinal vale tudo para manter-se por ali... Sabe-se de fontes fidedignas que o Ofício expedido pela Vara de Família, ficou literalmente ENGAVETADO desde julho, na subsecretaria de finanças.

É dever do titular da pasta apurar com rigor a responsabilidade dos envolvidos (Nhonho Japa e jurássica Olívia, Altina e mais uma vez a Arrogante Fátima Ferraz).

Mas que não seja mais uma “comissãozinha” de sindicância formada pela gata MAUziles e corja, porque não dará em nada mesmo. O “Papel de Embrulhar Prego” é o famoso “pineiro” até os advogados que constituiu, coincidentemente são os assessores técnicos da SEMED(Fabian e Karla), exceto a empresária Vanessa, que sequer tem OAB e não se sabe o porquê de sua permanência por ali.

Logo se vê o secretario e seus auxiliares não estavam assessorados, erro primário, descumprir ordem de juiz. E o prejuízo, quem pagará?


NOGUEIRA INDICA FABIAN PARA SUB NA SEMED

Para quem espalhou na segunda-feira o boato da demissão de Vicente Nogueira, da Educação, mais uma prova de que o professor está mais forte do nunca.

Acaba de indicar o substituto do subsecretário Antônio Anselmo, que passou a dar expediente na Casa Civil. Será Luiz Fabiam Pereira Barbosa, procurador do Centro de

Educação Tecnológica do Amazonas - Cetam - e mestre em direito ambiental.
A nomeação deve ser publicada no Diário Oficial do dia 2. Fabian acompanha Nogueira desde de 2002.

Fonte: Blog do Holanda

Vamos aguardar a confirmação da informação veiculada. È no mínimo estranho esse “expediente” do “Papel de Embrulhar Prego” na Casa Civil com o Todo Poderoso Braguinha, mas a verdade é que preenche todos os requisitos exigidos, não é pra qualquer um dar pino na justiça.

Mas dar expediente sem ato administrativo? Tem gente que não aprende nem com seus próprios erros! Só falta o nariz de palhaço... Mas quando as cadeiras começam a girar, tudo pode acontecer.

Mas o colega equivocou-se na informação do provável substituto do “Papel de Embrulhar Prego”: Luiz Fabian ocupa atualmente o cargo de assessor técnico I da SEMED com carga horária de 40 h, informado inclusive no seu currículo latte.

Já acompanha a turma do “Orelha de Freira” há algum tempo, e principalmente é advogado associado do famoso escritório Jacob & Nogueira Advogados, desde 2004 .

Precisa de algo mais? Sua indicação para o cargo de subsecretário de finanças, significa o naufrágio do barco comandado pelo “orelha de freira”.

E os servidores efetivos mais uma vez ficarão à deriva. Preparem-se para o caos... É o início do fim! Se ocorrer a tal nomeação, advinha quem será a assessora jurídica da SEMED? A empresária Vanessa Sem OAB, auxiliada pela MAUziles e Cláuda Faz Nada.

Essa é a piada do último dia do ano. Feliz 2010 e vamos aguardar as mudanças do Gagánino que só chuta fora. Ó Pai tenha misericórdia de nossas crianças e de nossos jovens, e dos servidores oprimidos!
NAU À DERIVA: DIRETORA DA SEMEF PEDE EXONERAÇÃO.
Com a indefinição latente no cargo de secretário da Semed, a mais importante auxiliar de Vicente Nogueira, a diretora Administrativa e de Finanças, Fátima Ferraz, pediu exoneração no dia de ontem. Ela está voltando para a Semef, onde exerce cargo de confiança.
Fonte: Blog da Floresta

A arrogante Fátima Ferraz, não foi nomeada por competência administrativa, mas por sua vasta experiência em atos de improbidade administrativa. Este blog já havia se antecipado, quando lembrou aos mais desavisados ou “esquecidos” que a mesma responde a uma ação do MP por improbidade administrativa.

A sra. Arrogância é Phd no assunto, e em sua passagem pela Semed, não foi diferente. A sua fiel assistente foi designada para uma função de confiança denominada “chefe de setor”.

Imaginem um setor SEM NOME, coisas de Ferraz... e todos sabem que a professora Genner, ex assistente do ex - subsecretário Gabriel Arcanjo, e que nunca exerceu o cargo para o qual foi concursada, era uma mera assistente daquele departamento, do tipo “ao/ao”.

Eis aí uma grande oportunidade de rever a injustiça cometida contra o Professor Nicolau Litaiff. Para lidar com educadores, somente um Grande Educador e conhecedor da área.

Quanto ao título do amigo blogueiro temos a destacar que na verdade a secretaria estava à deriva desde que a turma do “orelha de freira” declarou guerra à educação.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Presente de Grego

A edição do DOM 2355 de 29 – 12 – 09, trás uma série de exoneração e nomeação na PMM. Destaco a exoneração da ex-presidente, ex-vice – presidente do IMTT, Ivete Ivo de Barros, assume o senhor Murilo Fernandes Torres, presente de grego, esse do Gagánino à Ivete.

EXONERAR, a contar de 28-12-2009, com base nos termosdo artigo 103, inciso I, § 1º, inciso II, alínea “a”, da Lei n.º 1.118, de 1º-9-1971 (Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Manaus), a
senhora IVETE IVO DE BARROS, do cargo de Vice-Presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte Urbano – IMTT. NOMEAR, nos termos do artigo 11, inciso II, da Lei n.º 1.118, de 1º de setembro de 1971 (Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Manaus), o Senhor MURILO FERNANDES TORRES
FILHO, para exercer, a contar de 28-12-2009, o cargo de VICEPRESIDENTE do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte Urbano – IMTT, objeto da Lei n.º 1.320, de 16 de abril de 2009, combinada com o
Decreto n.º 0101, de 06 de maio de 2009.

Maracutaia no complexo portuário.


Que camelô vende tudo, todos sabemos desde os tempos bíblicos, agora governantes virando camelô querendo vender um patrimônio histórico e a consciência da população? Para ai!!!!!! Já é demais.

Vender o complexo do porto é afrontar o IPHAN, Ministério Publico Federal, Justiça Federal e zombar dos técnicos da prefeitura, que tanto lutaram contra esses criminosos que venderam e destruíram o patrimônio histórico da nossa cidade e agora querem justificar seus crimes transformando tudo aquilo em camelódromo.

Nada contra os camelôs muito pelo contrario, agora usá-los pra justificar maracutaias?

Ai já é demais: nem falarei tudo que sei sobre o complexo guardarei para hora certa e se necessário convocaremos os amigos do patrimônio para defender nosso patrimônio das mãos desses carniças, que não satisfeito em descaracterizar o nosso porto acabar com nosso museu do porto, agora querem finalizar seu plano, só porque seu autor intelectual voltou ao poder.

Muito cuidado eleitor logo vão querer transformar o nosso teatro Amazonas em camelódromo isso se não pegar fogo antes. Com o andar da carruagem falaremos mais e estou à disposição de quem quiser me ajudar a defender nossos patrimônios históricos.

Bepi Cyrino bepi_cyrino@hotmail.com

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Recruta quer dar uma de general.


Marcus Barros - mentiroso.
Foto: José Garcia

O recém filiado ao partido verde Marcus Barros quer dar uma de comandante da legenda no Amazonas. Barros é recruta no PV – AM, não tem autorização para falar em nome do PV.

Na coluna Sim – Não do jornal Acrítica, deste domingo, 27. O filiado fala em mudança da direção e uma de reunião da executiva estadual, que abriu discussão sobre eleição interna da sigla.

O Dr. Marcus Barros foi enxotado do PT. Não tem vida orgânica, não é membro da executiva estadual – municipal. Sua informação sobre a reunião é, falsa. Na realidade o Marcus Barros mentiu a imprensa escrita.

Resumo da ópera: Marcus Barros não tem valor orgânico na sigla verde.

Pino e demissão.


O subsecretário administrativo da SEMED Antonio Ancelmo “Papel de Embrulhar Pregos”, pegou o beco. O cara é grosso, comandava com mão ferro sua pasta. Odiado entre os servidores de carreira, Ancelmo caiu como raio.

O pano de fundo na demissão do “educador”: Uma sentença judicial da vara família não cumprida, o ex-subsecretário engavetou a sentença do juiz da comarca de Manaus.

O secretário Vicente Nogueira “Orelha de Freira” foi atingido pelos estilhaços da bomba pineira. O seu cargo está seriamente ameaçado, afinal de conta o ordenador de despesas da secretaria é o nobre “Orelha de Freira”.

A maracutaia do fim de ano


A maracutaia do fim de ano. Técnicos da prefeitura decidiram denunciar que a prefeitura de Manaus já armou todo o cenário do futuro camelódromo e já escolheu as empresas que vão vencer a licitação para a obra.

Da mesma forma que teria sido uma grande armação a licitação do porto de Manaus e beneficiou a família De Carli no governo Amazonino Mendes, assim também será a licitação para o camelódromo que vai beneficiar igualmente as empresas da mesma família.

O camelódromo será bem ao lado do Porto de Manaus, onde funcionavam os bordéis e um supermercado C.O.. Já está tudo acertado entre as partes e quem tiver dúvida, é só ir ao local e constatar que o terreno já está sendo limpo, com a retirada de lixo para posterior preparação do terreno.

O estacionamento do porto foi extinto para dar sustentação ao mesmo projeto: várias barracas devem ser instaladas ali. Ao contrário daquele camelódromo construído pelo ex-prefeito Artur Neto na Compensa cujos boxes foram doados aos ex-camelôs, as lojinhas e barracas do novo camelódromo deverão pagar aluguéis às empresas responsáveis pela construção do camelódromo, beneficiando diretamente assim a família De Carli de novo e outrem.
Fonte: Blog da Floresta

domingo, 27 de dezembro de 2009

Minha profissão é dizer o que eu penso

Carlos Chagas

Noite de Natal, tempo de boa vontade e tolerância. Nem por isso devemos deixar de buscar no passado exemplos capazes de demonstrar as contradições do presente.

Voltaire, dos maiores espinhos colocados no caminho da Igreja, escreveu um panfleto intitulado “As Perguntas de Zapata”, no caso, um jovem candidato a padre. O personagem indagou, entre outras questões, dos bispos que o interpelavam: “como vamos fazer para mostrar que os judeus, a quem hoje queimamos às centenas, foram durante quatro mil anos o povo escolhido por Deus?”

Em outra novela, “L’engenu”, conta as desventuras de um índio Huron, trazido da América à França e levado às práticas específicas do catolicismo. Indicaram-lhe uma passagem na Epistola de São Tiago que determinava “confessai-vos uns aos outros”. Numa capela, o aborígene cumpriu à risca a determinação, mas quando acabou de dedilhar seus pecados, arrancou o abade do confessionário, à força, ocupando seu lugar e dizendo que não sairia dali enquanto o outro não confessasse os dele…

Só esses dois episódios conduzem-nos à mesma contradição que um dia marcou a fundação do PT. Como explicar, no caso dos companheiros, que um dia tenham sido os donos da ética, críticos de todas as lambanças praticadas pelos demais partidos, e agora apareçam como mensaleiros, ocupantes de milhares de cargos em comissão, gestores de ONGs fajutas que recebem recursos do tesouro nacional e herdeiros do Ali Babá? Da mesma forma, não dá para entender de que maneira os petistas condenam à fogueira montes de tucanos responsáveis pela dilapidação do patrimônio público necessário à preservação da soberania nacional e, de repente, tenham virado neoliberais de carteirinha.

Os dias da fundação do PT lembram cada vez mais os primeiros tempos do cristianismo, quando mártires viam-se imolados nas arenas da incompreensão, mas logo tornados senhores que acendiam as fogueiras da intolerância. Hoje, o partido que seria dos trabalhadores transmudou-se em agremiação dos donos do poder e das verdades absolutas, à espera de um grito de revolta muito parecido com “Ecrasez l’infame”. A pergunta que se faz, enquanto há tempo, é como reagirão quando a turba cercar a Bastilha? Perderão apenas as propriedades, as mordomias, as benesses e a ocupação do poder? Ou as cabeças, também?

No dia em que parte da Humanidade comemora o nascimento do maior dos seres vivos já presentes no planeta, sempre empenhado em demonstrar sermos todos filhos de Deus, sem reivindicar apenas para ele essa condição, seria bom meditar quantas barbaridades tem sido cometidas em seu nome. Assim como, em nome da justiça social, verificar quantos companheiros transformaram-se em algozes dos princípios fundamentais da liberdade e da democracia.

Para terminar com o mestre François Marie Arouet, o Voltaire, seria bom responder como ele, quando indagado sobre seu modo de vida: “minha profissão é dizer o que eu penso…”

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Maceió: presidente da Câmara arranca pedaço à orelha de vereador a dentada


O presidente da Câmara Municipal de Maceió, Dudu Holanda (PMN), e o vereador Paulo Corintho (PDT) estiveram na manhã desta sexta-feira, 25, na Central de Polícia, em Maceió, para prestar queixa de agressão física, acusando-se mutuamente pelo início de uma briga no Espaço Pierre Chalita, nesta madrugada, durante confraternização natalina.

Corintho teve parte da orelha arrancada com a mordida de Holanda, que nega a agressão. Ambos foram até o Instituto Médico Legal (IML) para fazer exame de corpo de delito. O caso será investigado pela delegada Aureni Moreno.

Holanda, que saiu da briga com escoriações no braço e na testa, afirma ter sido agredido primeiro por Corintho com um soco nas costas e reagiu. Corintho conta outra história.

Diz ter sido empurrado por Holanda, que também o agrediu e tentou arrancar sua orelha a dentada. Corintho afirmou que vai ao Ministério Público denunciar irregularidades na presidência da Câmara de Maceió, como a falsificação da assinatura dele e de duas vereadoras num documento.

CHALUB SOFRE ACIDENTE. PASCARELLI ASSUME TJAM


O DESEMBARGADOR FLÁVIO PASCARELLI ASSUME A PRESIDÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA POR 15 DIAS, TEMPO ESTIMADO PELOS MÉDICOS PARA O TRATAMENTO DO DESEMBARGADOR DOMINGOS CHALUB, VÍTIMA DE UM ACIDENTE DE TRÂNSITO NA MANHÃ DESTA SEXTA-FEIRA. DE ACORDO COM O EMPRESÁRIO JORGE CHALUB, IRMÃO DE CHALUB, ELE FOI SUBMETIDO A UMA INTERVENÇÃO CIRÚRGICA QUE TERMINOU NO FINAL DA TARDE E FOI UM SUCESSO. "CONVERSEI COM ELE E ESTÁ TRANQÜILO. CORREU TUDO BEM", ACRESCENTOU.


- O desembargador Domingos Jorge Chalub, presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, foi ferido em um cidente de carro na manhã desta sexta-feira, em frente ao Hotel Da Vinci. O desembargador estava saindo do seu carro, por volta das 08:00 horas, quando foi atropelado pelo Citroen C4 Pallas, dirigido pelo empresário Nelson Ruiz.

O Citroen vinha, segundo testemunhas, desgovernado e em alta velocidade quando atingiu o carro do desembargador no momento em que ele abria a porta do veículo.

Chalub encontrava-se sozinho no momento do acidente. Com o choque, ele foi arremessado a mais de cinco metros, sendo socorrido por um dos garçons do Da Vinci e levado para o Pronto Socorro 28 de Agosto onde recebeu os primeiros exames. O desembargador sofreu um corte na cabeça e uma fratura no braço esquerdo, bem próximo ao ombro.

Nos primeiros exames, os médicos avaliaram que seria necessário uma cirurgia ortopédica, por isso recomendaram uma tomografia.

O presidente do TJAM foi transferido às pressas para a Clínica Santa Júlia, na Avenida Recife, por volta das 11:00 horas. Alí, ele foi submetido a novos exames, incluindo a tumografia onde foi confirmado a intervenção da cirurgia ortopédica marcada para as 15 horas de hoje (25 de dezembro).

Chalub tem 59 anos e está há três meses à frente do TJAM, tendo assumido o cargo depois que seu antecessor, desembargador Francisco Auzier Moreira, que completou 70 anos e foi aposentado pela compulsória.

Acompanhado sempre de perto pela filha, a juíza Elza Vitória de Sá Peixoto Pereira, o desembargador decidiu dar uma entrevista por telefone, deixando claro que estava lúcido apesar de seu estado inspirar cuidados.
Fonte: Blog do Holanda.

Nomeações estranhas na PMM.

O diário oficial do município do 23/12/09, trás dados estranhos. Nomeações de pessoas, após aprovação de uma polêmica matéria na CMM.

NOMEAR, nos termos do artigo 11, inciso II da Lei n.° 1.118, de 1°-9-1971 (Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Manaus), os senhores abaixo identificados, para ocuparem, a contar de 1º-7-.2009, na FUNDAÇÃO ESCOLA DE SERVIÇO PÚBLICO
MUNICIPAL – FESPM, os cargos de provimento em comissão especificados, objeto da Lei n.º 1.314, de 04-3-2009, combinada com o Decreto n.º 0149 de 05-6-2009.
NOME CARGO SIMBOLOGIA
GILBEY BARROS SARAIVA - DIRETOR DE DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO DAS – 3
JEAN RAFAEL BARROS DA SILVA - DIRETOR DE DEPARTAMENTO DE FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PARA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DAS – 3
JEÂNIA CRISTINA BEZERRA DA SILVA - CHEFE DE DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO, FORMAÇÃO E TREINAMENTO DAS – 2
LUCIA HONÓRIO DE VALOIS COELHO ASSESSOR TÉCNICO II DAS – 2
MARIA AUXILIADORA MOURÃO TUER - CHEFE DE DIVISÃO DEPLANEJAMENTO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DAS – 2
MARIA ZENILDA DA SILVA SENA - CHEFE DE DIVISÃO DE
ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS DAS – 2
GLÁURIA SALES DA COSTA - GERENTE DE ADMINISTRAÇÃO
DE PESSOAL E INFORMÁTICA DAS – 1
JANAÍNA FRANÇA RIBEIRO - GERENTE DE COORDENAÇÃO DE
CURSOS E APOIO PEDAGÓGICO DAS – 1
MARLENE QUEIROZ DOS SANTOS - GERENTE DE FORMAÇÃO E
DESENVOLVIMENTO DAS – 1
SÉRGIO SOARES - GERENTE DE PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANÇAS DAS – 1
VANUSA DA SILVA PEREIRA - ASSESSOR TÉCNICO III DAS – 1
ANDRÉ MORANDE DE VASCONCELOS - ASSESSOR I CAD – 3
JORGE ROBERTO BANDEIRA AFONSO - ASSESSOR I CAD – 3
PEDRO DA SILVA SENA - ASSESSOR I CAD – 3
ANGÉLICA AGUIAR COSTA - ASSESSOR II CAD – 2
EURICO VALDEMAR DE CARVALHO FILHO ASSESSOR II CAD – 2
GIMES GAMA DA SILVA ASSESSOR II CAD – 2
JÉSSICA AYALA LÓPEZ ASSESSOR II CAD – 2
NAIMA SILVA TUMA ASSESSOR II CAD – 2
JOSÉ FRANCISCO SILVA DE ARAÚJO ASSESSOR III CAD – 1
MEXJANE MENDES DE SOUZA ASSESSOR III CAD – 1
Manaus, 23 de outubro de 2009.
Edição do DOM 2353

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Distribuição de cestas natalinas em Tefé





Pão e Circo!

Moeda eleitoral.

Uma prática tão antiga, mas ainda ocorre nas grandes datas. O prefeito cassado do município de Tefé, denunciado também por práticas de pedofilia, Sidônio Gonçalves "seo Lunca" na maior cara de pau e aos olhos de todos distribuiu cestas natalinas.

O fato foi registrado pelo repórter do Programa Debate Caboclo, canal 6 - Net. Uma longa fila se formou nas primeiras horas da manhã, pais e mães eram humilhados numa longa espera aguardando uma "furreca" sacola chamada de "cesta natalina".

As fotos mostram que o prefeito distribuiu pessoalmente, de dentro de um ônibus, as tão esperadas cestas. Pão e circo e a plebe fica feliz! Tefé, terra sem lei onde tudo pode!

Cassação à vista.


O vereador Marcelo Ramos “Pato Rouco” está em pânico. O seu colega Hilton Lira retirou da página (Internet) do “Pato Rouco”, frases agressivas aos vereadores (de acordo com ele, são agressivas).

Isso antes do tratoramento (Caso Lixódromo). O impresso foi passado nas mãos dos parlamentares da base aliada.

Os vereadores, Leonel Feitoza “Beiçola”, Hilton Lira “Máscara”, Homero de Miranda Leão “Frangolino”, Wilker Barreto “Cupim das ONG”, fizeram da cabeça do socialista uma privada do executivo. Borrada coletiva.

O vereador Lira Máscara vai pedir abertura de um processo por quebra de decoro do Pato Rouco, não é o primeiro.

Pato Rouco está com pregueado retal na seringa. Se o Gagánino quiser....

Bastidores - Taxa de lixo

Clima era tenso, eu e alguns colegas jornalistas nos bastidores conversando com vereadores. Faço a narrativa da conversa que tive com o edil Mário Bastos “Don Juan”.

E ai Pastor vai votar como? “Não vai haver votação, sou o presidente da comissão do meio ambiente, não dou o parecer enquanto não me convencerem que a matéria é importante e não prejudica o povo manauara”.

A matéria não foi à deliberação na segunda – feira, 21.

Papo vem, papo vai. Pergunto a outro vereador (pede anonimato). O relatório do vereador Mário Bastos, não está pronto e de acordo com ele, não vai apresentar, por motivos de fórum íntimos?

“Ele não manda em seu mandato, o Omar ligou pra ele, amanhã vamos votar a matéria, vamos tratorar”.
Deu no que deu.

REINO UNIDO FAZ ARRASTÃO E MOSTRA FANTASIA 2010.

Será neste domingo, dia 27, que a Escola de Samba Reino Unido da Liberdade dará mais uma arrancada rumo ao Carnaval de 2010 e toda a comunidade do Morro da Liberdade e demais simpatizantes da Escola estão sendo convidado a participar do grande “ARRASTÃO” pelas ruas do bairro.

A concentração acontecerá a partir das 15h em frente à quadra da agremiação e a partir das 17h o inicio da “arrancada” saindo de um dos pontos do Morro, puxado pela Bateria nota 10, Ala das Baianas, Mestre Sala e Porta Bandeira, Ala das Crianças e demais setores da Escola.

No decorrer do ensaio, que se estenderá até as 22 horas, serão apresentadas as fantasias das 27 alas que irão compor o enredo “O MORRO CANTA, O AMAZONAS SE ENCANTA COM A SAGA DO BOTO QUE NAVEGOU SEM MÊDO” que a Reino Unido da Liberdade irá apresentar no Carnaval de 2010.

Este enredo irá contar um pouco da grande historia de Gilberto Mestrinho, ex-prefeito, ex-governador, ex-senador..., do Estado do Amazonas.

300 ritmistas, que já estão ensaiando há mais de dois meses, irão compor a bateria da Escola.

100 Baianas homenagearão Dona Balbina Mestrinho, mãe do homenageado, como Índias Tupinambás.

200 crianças lembrarão o homenageado ainda menino.
No todo serão 4.500 figurantes que contarão esta historia no dia 13 de fevereiro, dia do desfile.

Obs. Contato Ivan de Oliveira (Dir. Comunicação da Escola)
Tel. 9966.9758 – E-mail: Ivan.olivveira@ig.com.br

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Aleam aprova reajuste para membros do MPE

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou hoje, em votação única, o projeto de lei oriundo do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE), que fixa os novos subsídios para os membros do MPE e altera a tabela de vencimentos dos servidores administrativos, com pareceres favoráveis das comissões de Constituição, Justiça e Redação; de Orçamento, Finanças e Tributação; e de Administração, Serviços Públicos, Transportes e Obras.

Com a aprovação, os membros do MPE terão um reajuste do valor de subsídio dos membros do MPE amazonense no percentual de 5%, retroativo a 1º de setembro e mais 3,88% a partir de 1º de fevereiro de 2010, a ser aplicado aos valores de subsídios dos promotores substitutos, de entrância inicial, de entrância intermediária, de entrância especial e aos procuradores de Justiça e do procurador-geral de Justiça.

Pela nova tabela salarial, o promotor-geral de Justiça passa a ganhar R$ 23.260,81, retroativo a setembro deste ano.

Já em fevereiro o salário sobe para 24.117,62. A menor remuneração é a do promotor substituto, que passa a ter salário de R$ 15.232,55. A partir de fevereiro o valor passa para R$ 15.823,57.

Assembleia aprova 14° e 15° salários para a Segurança Pública

A Assembleia Legislativa do Estado Amazonas aprovou hoje, 23 – em votação única -, a redação final do projeto de lei n° 264/2009, oriundo da mensagem governamental n° 89/2009 que dispõe sobre o prêmio de incentivo ao cumprimento de metas da segurança pública e da outras providências.

A proposta foi apresentada com o objetivo de garantir a melhoria dos serviços públicos de segurança, conferindo aos servidores que atuam na linha de frente do combate à criminalidade o reconhecimento e o estímulo necessário ao incremento do desempenho de suas atividades.

A criação do Prêmio de Incentivo ao Cumprimento de Metas de Segurança Pública, será concedida aos servidores civis e militares integrantes do quadro de pessoal das polícias Civil e Militar, em efetivo exercício.

A premiação consiste no pagamento aos servidores das polícias Civil e Militar do 14° (décimo quarto) e 15° (décimo quinto) salários, quando os indicadores de produtividade e resultado atingirem as metas de 15%, e 30% e 10% e 20% de aumento ou redução conforme o caso.

Arapuca pedetista.

Confraternização do PDT

Por e-mail o “militante” Paulo Onofre me convida para uma confraternização do PDT-Am, no clube dos servidores do Correio.

O rega bofe estava preparado para inflar a bola do canalha Mário Múmia Frota e automaticamente me sacanear.

Ingenuamente, fui ao evento “natalino”. O vigarista Everaldo Batista Julio, (laranja do Múmia Canalha, no caso Carlos Souza na CMM).

Dispara o seu vomito (do microfone do palco oficial) pra cima do blog do caboco, na realidade o pilantra queria dizer PÁVULO, mas não teve cú. Entre vomito, arrotos, mentiras, safadeza, canalhices, tímidos aplausos.

Gostaria de falar com o vil vereador Mário Múmia Frota, “Canalha, safado, és tu vagabundo! Utilizar um pobre coitado para denegrir a imagem dos Souzas, tenta fazer o mesmo comigo”.

Na hora da votação da TAXA do LIXO, tu, lixo político, fugiu do plenário da CMM, com diz o vereador Leonel Feitoza “Beiçola”. “Cadê o Mário Frota? correu que perdeu as sandálias”.

Múmia faz uma falsa oposição, sua amásia Carol, trabalha ou finge trabalhar no porto de Manaus, troca de favor com a família de um secretário do Gagánino.
É mentira velhaco político.

Pelo Amor de DEUS, ajude a passar essa foto, para o maior número de pessoas possível !!!
Esta garotinha foi seqüestrada na Praia do Engenho, litoral norte de SP, ao lado de Barra do Una. Passe a foto adiante, o custo é zero e pode ajudar muito.
Deus com certeza há de recompensar- te por isso.
Hoje estás ajudando alguém... Amanhã tu poderás ser o ajudado.
Pense nisso! Não fiques indiferente! ...

Que DEUS abençoe a todos quantos ajudarem!
Informações:
Disque Denúncia> 0800 15 63 15 ou
DEIC / DIVISÃO ANTI - SEQÜESTRO
(11)3823-5867 (11)3823-5867 (11)3823-5867 (11)3823-5867 ou3823-5868

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Amazonino promete ir a CMM amanhã.


Foto: José Garcia

“Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD) e a Taxa de Resíduos Sólidos de Saúde (TRSS)”

O prefeito Amazonino Mendes recebeu uma caravana vereadores da base aliada, Carijó, Mitoso, Marcel Alexandre, Isaac Tayah, Dr. Gomes, Jeferson Anjos entre outros.

A conversa foi longa e proveitosa: O próprio prefeito Amazonino Mendes manifestou interesse de comparecer a CMM e fazer à defesa sobre o projeto de Lei Complementar que dispõe “sobre a organização do Sistema de Limpeza Urbana do Município de Manaus; institui a Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD) e a Taxa de Resíduos Sólidos de Saúde (TRSS)”, a chamada Taxa do Lixo, popular Lixódromo.

Disse: “230 empresa de DI paga IPTU com preço de residência, 320 mil residências paga o IPTU abaixo do valor de mercado, 150 a 180 mil casas são isentas de pagamento, uma lei do ex-prefeito Artur Neto”.

O presidente da augusta casa legislativa Luiz Alberto Carijó não quer a presença do prefeito Amazonino Mendes, temendo desgaste a sua imagem.

Amazonino Mendes afirmou não tem medo de cara feia. “Vocês viram a situação dos passes estudantis? Cerca de 170 mil passes fantasmas, acrescentou: Quem tinha razão eu ou eles”?

Vereadores da bancada evangélica fizeram um pedido ao mandatário! Queremos isenção no pagamento da Taxa do lixo. Amazonino Mendes deu um sonoro não. “Se eu abrir pra vocês ai vai aparecer outros casos e posso usar pesos e medidas diferentes”.

Amazonino declarou: “Não cobrarei a taxa em 2010, não sou como meu antecessor que embutiu a taxa do lixo no IPTU, um verdadeiro engodo”.

Festa de Natal do Abrigo Moacyr Alves


Da assessoria; Uma festa muito especial de Natal será promovida nessa quarta-feira, (23), a partir das 10h, pelo Abrigo Moacyr Alves em parceria com o Projeto “Filhos do Coração” (Antigo Mães de Coração) e voluntários para as cinquenta crianças e adolescentes abrigadas na instituição.

O evento acontecerá na sede da instituição localizada no bairro da Alvorada I, s/n, rua 07 e contará com a participação dos abrigados, funcionários e estagiários do Abrigo Moacyr Alves.


A programação contará com som ao vivo - Dupla Sertaneja Matheus e Daniel, entrega de brindes, Apresentação do Papai e Mamãe Noel, Show de Palhaços, Pula-pula e um delicioso almoço oferecido aos convidados.

De acordo com a diretora da instituição, Claudete Ciarlini, toda os funcionários, estagiários e parceiros do abrigo se esforçaram para realizar uma festa especial que agrade e alegre principalmente as crianças abrigadas que merecem todo o carinho, atenção e amor.

Conheça o Abrigo Moacyr Alves

O Abrigo Moacyr Alves funciona como abrigo permanente e temporário para crianças que apresentam quadros de violência doméstica, em situação de risco, negligência familiar, problemas psicológicos e neurológicos, portadores de necessidades especiais, com múltiplas deficiências e completamente dependentes, abandonadas pelos seus familiares.

Aqueles que desejarem colaborar podem fazê-lo por meio de depósito bancário: Bradesco ag. 3734-6 c/c4780-5.

Blog: http://abrigomoacyralves.wordpress.

Vereador cobra obras de prefeito e critica cobrança da taxa de lixo


Da assessoria: O ouvidor-geral da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Hissa Abrahão (PPS), cobrou a execução de obras do prefeito Amazonino Mendes (PTB) em 2009 e classificou como ‘enganação’ a ação de Amazonino em conceder desconto no Imposto Predial sobre Território Urbano (IPTU) e ao mesmo tempo tentar criar uma taxa para a cobrança da coleta de lixo, através do Projeto de Lei Complementar 006/2009.

“Eu gostaria de perguntar ao senhor prefeito qual foi a grande obra que ele fez este ano? Não lembro de nenhuma! E além de não ter feito nenhuma obra relevante que beneficie a população, ainda vem com essa ‘estória’ de tentar enganá-la com esse tal desconto no IPTU. Todos sabemos que isso não passa de uma tentativa de ludibriar o povo e os vereadores”, observou.
Hissa Abrahão também lembrou que o projeto de lei que prevê a cobrança da coleta do lixo é uma cópia fiel de uma lei da Prefeitura de São Paulo e nesse estado há quatro anos essa lei foi extinta. Em Manaus, ressaltou Hissa, o ex-prefeito Serafim Corrêa (PSB) também revogou a cobrança da taxa de lixo, em 2007.

“O prefeito (Amazonino Mendes) quer retroceder no tempo. Enquanto um grande estado como São Paulo extinguiu de suas leis a cobrança desse serviço e quando a própria prefeitura de Manaus revogou essa taxa, a atual administração quer resgatar do passado esse ato, que é reconhecidamente inconstitucional”, afirmou o vereador.

Na tentativa de deixar para o ano que vem a tramitação do Projeto de Lei Complementar do Executivo, que estabelece a cobrança da taxa de lixo em Manaus, Hissa Abrahão propôs aos vereadores da Câmara que suspendam a discussão sobre o assunto. “Devemos levar essa discussão para a sociedade analisar.

Essa cobrança não pode ser discutida em uma semana e somente no plenário. Minha sugestão é que passemos o ano de 2010 todo debatendo esse tema com a população”, acrescentou Hissa, afirmando acreditar no bom senso da bancada de Amazonino sobre o caso.

Reclamações

Como ouvidor-geral da Câmara, o vereador Hissa Abrahão informou que já recebeu pelo menos 50 manifestos de repúdio contra a cobrança da taxa de lixo via telefone e através de visitas de representantes das comunidades nos últimos 14 dias. “Muita gente me procurou, principalmente, das zonas Norte e Leste da cidade, para manifestar a indignação contra esse novo imposto. E é pensando nelas e nas pessoas que elas representam que vou lutar para que essa lei não seja aprovada na Câmara”, afirmou.

Desejos de Boas Festas dos Vereadores.


Arte: Garcia Junior.

Perda de mandato de Carlo Souza.

Marcelo Generoso comanda os "estudantes".
Situação unida e pronta para o embate.
Oposição reunida - Em linha de ataque.
Foto: José Garcia

A Câmara Municipal de Manaus ficou movimentada hoje, 21, pela manhã. De um lado a oposição (foto) outro a situação (foto), na galeria “estudantes” (foto) em apoio ao vice-prefeito Carlos Souza.

Os pedidos de perca de mandato do Carlos Souza foram feito ao arrepio da lei. O munícipe Sócrates Socorro latiu para o vice e pediu a cassação do Amazonino Mendes Gagánino, coisa de imbecil.

O presidente do DCE-UEA André Souza vive socado na prefeitura e assina uma representação, focada em tese utópica, foi bla, blá geral. Amanhã terça – feira, 22, tem outras seis broncas do Carlos Souza e duas do Fausto Souza.

Eu, esperava um embate de alto nível, me enganei, uma pena.

Lixódromo - à máfia da Cometais e Incoplas.

O secretário do Gabinete Civil João Braga “20% é o autor intelectual da taxa do lixo.

O chamado Lixódromo Baré, o cara de pau, digo o Braguinha 20% e os empresários Walterzinho da Cometais e o pai do piloto Antonio Pizzonia, Reginaldo Pizzonia da Incoplas, são pai da taxa lixeira.

João Braga “20%” quer ficar cada vez mais rico. Uma trama quase perfeita do trio Lixeiro. A proposta das empresas é monopólio da tramóia.

Com a palavra a Câmara Municipal de Manaus.

Líder do prefeito destaca benefícios sociais do projeto que dispõe sobre o sistema de limpeza urbana

Isaac Tayah.
Foto: José Garcia

Da assessoria: O líder do prefeito na Câmara Municipal de Manaus e presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, Isaac Tayah (PTB), explicou que o parecer da CCJR sobre o projeto de Lei Complementar que dispõe “sobre a organização do Sistema de Limpeza Urbana do Município de Manaus; institui a Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD) e a Taxa de Resíduos Sólidos de Saúde (TRSS)” foi retirado hoje (21) de pauta para que os vereadores possam apresentar emendas à proposta. Apesar do adiamento da votação, Tayah confirma que o projeto será votado ainda este ano.

O líder do prefeito destacou os benefícios sociais que a aprovação do projeto irá criar, como a inserção formal das cooperativas de catadores de lixo no sistema de limpeza urbana, o que irá gerar emprego e renda para essas famílias.

Tayah também lembrou que o atual aterro sanitário da cidade está funcionando no limite e que, atualmente, o executivo precisa realocar verbas de outras áreas para manter o funcionamento do sistema de limpeza urbana
“É um projeto antipático porque mexe no bolso das pessoas, mas é necessário e está dentro da lei, tanto da Constituição Federal quanto da Lei Orgânica do Município” declarou.

O petebista ressaltou ainda que a população de baixa renda não será atingida com o pagamento da nova taxa. “Quem hoje é isento do IPTU não irá pagar nada. Quem vai ser afetado são os grileiros, são pessoas com outros tipos de interesses”, observou.

Sobre a ameaça da bancada de oposição de divulgar em outdoors o nome dos vereadores favoráveis ao projeto de lei, Tayah disse que não irá mudar a sua opinião sobre a importância da proposta para a cidade. “Não irei mudar minha opinião sobre algo que é benéfico para o meio ambiente, para a saúde da população. Ninguém quer ter o ônus, mas acredito que o projeto, em longo prazo, vai resolver o problema do lixo e se pararmos pra pensar 20014 está na porta e todos queremos uma cidade mais limpa” disse se referindo a preparação da cidade para recepcionar os jogos da Copa do Mundo.

Samba do crioulo doido.

Uma cambada de mototaxistas dará apoio ao vice – prefeito Carlos, nesta segunda – feira, 21, na Câmara Municipal de Manaus. O ato será encorpado pelos “estudantes”.

Caramba é muitas leseira para um dia só.

Estes mesmo mototaxistas, semanas atrás fizeram uma manifestação raivosa contra a administração pública municipal. Dar pra entender?

O DCE – UEA – assina uma das representações contra o vice prefeito Carlos Souza, é presidida pelo senhor André Souza conhecido com Andrézinho do PV, aliado de primeira hora do governo Gagánino.

Quem tem aliado com esse não precisa de adversário.

Alguém pode me dizer quem está por trás disso? Na retaguarda do Everaldo Batista Julio, vereador Mário Frota.

domingo, 20 de dezembro de 2009

Polícia fazendo o seu trabalho.

Foto: José Garcia

Nesta manhã de domingo, 20, no retorno ao barraco, encontro uma equipe do 14° DIP, com três pessoas sendo apresentada à Defensoria Pública Estadual, na Rua 24 de Maio.

Os três vão descer a cadeia pública por venda de entorpecente, Lei Maria da Penha, furto.

O blog não gosta de divulgar essas notícias, mas como sou noticiador...

Feira do artesanato da Eduardo Ribeiro.

Almir e Peron do Sebão.
Foto: José Garcia
Celestino Neto ao lado de seus leitores.

Dei um rasante na feira do artesanato no centro da cidade. Na realidade fui comprar uns livros, com os companheiros Almir e Peron (foto), livreiros nas horas vagas... Os caras atende no Sebão, o endereço: Rua Lobo D’Almada esquina com Saldanha Marinho.

Não poderia deixar de dar um abraço no poeta, livreiro Celestino Neto (foto), do sebo Alienista em um quiosque na Praça do Palacete Provincial, o poetinha atende pelos fones: 8831 – 6698 – 3877 – 2408.

Os caras têm barracas na feira... O preço é popular.

Isso pode?


Foto: José Garcia



O secretário estadual de cultura Roubério Braga é um cara megalomaníaco! Está arquibancada nas escadas do teatro Amazonas, pode?

Isso é uma cicatriz no rosto do nosso cartão postal. E não é a única, uma pizzaria da família do governador assalta parte do largo.

Você pode dizer, mas é por pouco tempo, comemorar as festas natalinas. Caro leitor, este rapaz, não permite no largo São Sebastião, Parque Temático Jeferson Peres, Palacete Provincial, crianças passearem de bicicletas, filmagem de comerciais nem pensar.. É o dono do feudo...

Até quando temos que conviver com este tipo de gente, que privatiza o espaço público em nome da leseira baré.

Rega bofe da SEMSA.

Na última sexta- feira, mais ou menos cinco mil pessoas na festa de confraternização de final de ano da secretaria municipal de Saúde, no CIRMAM, bairro São Jorge, zona oeste da cidade.

O ambiente respirava alegria, servidores trocavam abraços, presentes, afagos carinhosos. Adentra o Circulo Militar, nada mais, nada menos que o prefeito interino Carlos Souza, silencia os presentes.

A banda de forró “Rabo de Vaca”, obrigada a para o som, o microfone é repassado ao prefeito interino Carlos Souza, mal começou o seu discurso, irrompem uma sonora VAIA.... Assovios e grupo mais afoito gritavam. Ladrão, assassino... Constrangedora a cena baré...

Carlos Souza abriu o gás...

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Sejel lança no sábado, no Clube do Trabalhador, “Amazonas na Copa”

Com as presenças confirmadas do goleiro Bruno, do Flamengo, atual campeão brasileiro e Carlos Alberto, Meia do Vasco da Gama, campeão pela série B do brasileirão, a Secretaria de Esporte Juventude e Lazer (Sejel) promove, no sábado, dia 19 de dezembro, às 10 horas, no Clube do Trabalhador do Serviço Social da indústria (Sesi), no bairro São José, o lançamento do Projeto Amazonas na Copa.

Militante do PDT-AM usado.

O militante do PDT, Everaldo Batista Julio - protocolou um pedido de cassação de mandato do vice prefeito Carlos Souza, foi usado pelo vereador Mário Frota “Múmia”.

A peça foi feita pelo Dr. Rocha, chefe de gabinete do vereador pedetista.

Múmia Frota, não tem coragem de encarar a turma do prefeito, usa e abusa da paixão partidária. Próprio de um canalha em fim de carreira de política, ainda bem.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Preso por maltratar idosos recebia R$ 360 mil de governo

O policial civil e proprietário da Associação Comunitária Tio Paulinho, Paulo César Souza Fonseca, foi preso hoje na cidade de Simões Filho, região metropolitana de Salvador. Ele é acusado de manter 66 idosos e deficientes mentais em situação de cárcere e maus tratos.

Fonseca alegou que não tinha recursos para oferecer condições melhores aos internos. No entanto, segundo as investigações do Ministério Público da Bahia (MP-BA), a instituição recebia do governo estadual cerca de R$ 360 mil por ano.

Além disso, Fonseca estaria se apropriando indevidamente de recursos do INSS de alguns idosos. Ele nega a acusação. De acordo com a promotora Ana Rita Nascimento, do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais (Gaeco), do MP-BA, a instituição comandada por Fonseca vinha sendo alvo de denúncias de familiares de antigos internos.

Idosos e deficientes mentais foram encontrados pela polícia nus e sujos de fezes e terra, em 14 cômodos trancados com grades. Os quartos acomodavam até seis pessoas, mas alguns tinham apenas uma cama de concreto, além de sinais de mofo e formigueiros.

As vítimas estão sendo submetidas a exame de corpo de delito para averiguar possíveis agressões relatadas por alguns internos. Em seguida, serão transferidas para a Casa de Repouso Bom Jesus, no bairro de Tubarão, em Salvador, mantida pelas Obras Assistenciais Irmã Dulce.

Piratização à vista

Goteiras, fedor e arrepios - no Porto de Manaus

Cercado de interrogações, trapalhadas e estragos, alguns de difícil reversão, o Porto de Manaus foi brindado com a mesma síndrome de abandono que tomou conta do Centro Histórico de Manaus e de outros símbolos de nossa memória enfraquecida e tripudiada. Belmiro Vianez Filho 18/09/2008

2002

Em leilão realizado no dia 24 de janeiro de 2002, o Bradesco, único concorrente, adquiriu o Banco do Estado do Amazonas - BEA por R$ 182.914 mil, arredondando o preço mínimo de R$ 182.913.570.

2000

A data era 07 de abril de 2000, que trata da venda das ações, patrimônio e concessão da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) no governo de Amazonino Mendes, lembro hoje (16) que o processo à época passou como um furacão pela Câmara Municipal de Manaus para aprovação do “pacote” de venda.

O edital foi aprovado e a empresa vendida por R$ 208 milhões. Desse total nenhum centavo sequer foi aplicado na compra de uma simples conexão para o sistema de água na capital e interior do Estado, tomando o dinheiro arrecadado pela venda um rumo incerto e não sabido até os dias de hoje.

2009

A vez da piratização é do lixo manauara. O tratoramento da piratização.

Vão conseguir.

Duvidam?

Eu, não. Já vi estes filmes, vão passar o rodo.

JUDICÁRIO AMAZONENSE FAZ JUSTIÇA!

Após invadir e destituir de forma arbitrária os membros da diretoria da Colônia de Pescadores de Tabatinga, o Deputado Walzenir Falcão sofreu mais uma derrota no judiciário amazonense. Depois de ser impedido pela justiça do Amazonas de invadir as Colônias de Iranduba e Autazes, agora foi a vez dos pescadores de Tabatinga resgatarem a democracia e os seus direitos garantidos pela Constituição da República Federativa do Brasil.

A competente juíza da Comarca de Tabatinga, Dra. Eline Paixão e Silva Gurgel, determinou o retorno do legítimo presidente da Colônia, o senhor Redilson Maciel ao comando da entidade.

Com isto, resta provado, que ainda podemos acreditar na justiça desse país, que de forma honrosa restabelece a ordem e o estado democrático de direito em Tabatinga, afinal, não é por ser distante, que Tabatinga deve ser tratada como um faroeste caboclo.

Um ano de sacanagem e mal trato com a servidora.

Venho formalizar o aniversário de 1 ano de um processo nascido em 15 de Dezembro de 2008. Processo cujo objetivo foi somente buscar um direito adquirido: gratificação por especialização. Nesse um ano de luta, verdadeiramente luta, pois tive inúmeras idas e vindas inúteis à sede da SEMED; inúmeras reclamações à Ouvidoria da Prefeitura (que após já me conhecer e conhecer o meu caso, simplesmente disseram: "Não temos mais o que fazer! "); inúmeros créditos telefônicos gastos com ligações que ficavam me passando de um setor para outro, sem ao menos saberem dar uma informação correta; algumas idas à Chefia de gabinete, onde ao questionar se havia um período para que a resposta fosse dada, responderam-me: "Não tem tempo, é o tempo que a gente quiser!"; além, é claro, de ter inúmeras desculpas dadas por vários servidores: houve mudança na Secretaria, houve mudança na Chefia, houve mudança nos trâmites, depois de tanta mudança, a única coisa que não mudou foi o RESULTADO DO MEU PROCESSO, que até hoje, UM ANO DEPOIS, encontra-se engavetado na mesa de alguém. E o melhor disso tudo é que fui informada pelos educados atendentes desta Secretaria que não é pago retroativo, pois uma Lei de 2008 alterou esse item, é claro que os legisladores sabem da rapidez com que os processos andam. Enfim, percebemos a eficiência dos órgãos quando se trata dos direitos dos seus servidores, sobrando aos mesmos esperar que os processos façam aniversários, para que tenhamos algum motivo para comemorar em nossas vidas profissionais.

DE: UMA PROFESSORA EFETIVA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE "EDUCAÇÃO"

Líder do prefeito atribui polêmica em torno do projeto da taxa de lixo a interesses políticos

“Não temos interesse de ferir a população. A criação da taxa de lixo nasceu da preocupação da prefeitura com o meio ambiente, com o futuro da nossa cidade. O acúmulo de materiais sólidos é uma preocupação mundial e, dentro desse projeto existe também a intenção de criar uma cultura ambiental na população, convencendo-a da necessidade de diminuir a produção de lixo”. A declaração é do líder do prefeito na Câmara Municipal de Manaus, vereador Isaac Tayah (PTB), que atribui a polêmica criada em torno da votação da matéria a interesses políticos.

Segundo o líder da bancada de situação, o objetivo do projeto de Lei Complementar n° 006/2009, de autoria do Executivo Municipal, é deixar claro ao contribuinte os valores que serão cobrados tanto pela taxa de coleta de lixo, quanto pelo Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

“Nossa prefeitura não tem o hábito de camuflar, buscamos sempre a transparência. Não iremos embutir o valor da coleta de lixo no IPTU, como aconteceu na gestão passada, quando o IPTU recebeu reajuste de 400 por cento. Hoje o contribuinte pagará o IPTU real de sua residência, não há como ludibriar. O projeto é naturalmente polêmico porque se trata de dinheiro, mas ele é extremamente necessário”, observou.

O projeto de Lei Complementar que dispõe “sobre a organização do Sistema de Limpeza Urbana do Município de Manaus; institui a Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD) e a Taxa de Resíduos Sólidos de Saúde (TRSS)” tramita em regime de urgência na Câmara e já recebeu parecer favorável das Comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Finanças e Orçamento. Caso seja aprovado pelo legislativo municipal o Projeto de Lei entrará em vigor em 90 dias.

Obra da ponte


Ontem, no dia 15 de dezembro, a Ouvidoria Geral do Estado, que cumpre papel fundamental no acompanhamento das obras da ponte sobre o Rio Negro, realizou a última visita técnica do ano ao canteiro de obras.

Com uma comitiva composta por 25 pessoas, entre funcionários públicos e profissionais liberais, liderada pelo Ouvidor Geral do Estado, Deputado Francisco Souza - considerado o grande baluarte da luta pró-ponte, quando muitos achavam utopia e o ridicularizavam - a visita serviu principalmente para aproximar a população das ações do Governo do Amazonas, como forma de multiplicar a informação, além de oportunizar à população a fiscalização de uma obra pública tão importante para o futuro do Amazonas.

"A obra está bastante avançada e, ao contrário do que muitos falam, nunca esteve em um rítimo tão acelerado com 3.100 trabalhadores se revezando diuturnamente. A ponte é uma grande maravilha, fruto do avanço tecnológico da engenharia moderna, da insistência do Deputado Francisco Souza e da ousadia do arrojado Governador Eduardo Braga", avaliou Bruno Lobato.

Na foto, anexa, o funcionário público Bruno Lobato, convidado do Ouvidor Geral do Estado para acompanhar a visita.

Prostituta velha apronta outra na CMM.

O vereador tucano Leonel Feitoza o popular “Prostituta Velha” entre seus pares. Aprontou mais uma das suas neuroses no plenário da Câmara Municipal de Manaus, em uma simples discussão política com o seu colega Wilker Barreto “Cupim das ONG”.

Perdeu a compostura e partiu para o ataque pessoal. Com palavras de baixo calão e dedo em riste, “Prostituta Velha” tentou intimidar o “Cupim das ONG” aos gritos, por sinal já tinha tentado o mesmo lero-lero com Isaac Tayah “Turco”.

"Cupim das ONG", não se deixou intimidar e cuspiu fogo amigo para cima da “Pros Velha”. “Pros” para os íntimos. Entre mortos e feridos, todos e salvos. Mas o tucano saiu cabisbaixo com a nova nomenclatura.

O vereador Jeferson Anjos “Pitbull” conhece bem os programas da "Pros Velha" com o erário público.

Passarinho solto.

"NÃO VISLUMBRO COMO PROSPERAR A MANUTENÇÃO DA CUSTÓDIA DO PACIENTE NESTE MOMENTO, POR ENTENDER FRÁGIL A FUNDAMENTAÇÃO E A RAZOABILIDADE NO POSICIONAMENTO DO JUÍZO A QUO, POR SER O SEGREGADO PRIMÁRIO, SEM ANTECEDENTES, TER RESIDÊNCIA FIXA E EXERCER, TEMPORARIAMENTE, O CARGO DE PREFEITO DESTA CIDADE, ALÉM DE POSSUIR NÍVEL SUPERIOR COMPLETO, SALVO NOVA DECISÃO DO PRESIDENTE DO FEITO, FUNDADA EM RAZÕES SUPERVENIENTES QUE ENSEJEM A NECESSIDADE DE NOVA PRISÃO".

RAFAEL ROMANO, DESEMBARGADOR -


O desembargador Rafael Romano concedeu a liberdade provisória ao vice-prefeito de Manaus, Carlos Souza, que foi foi preso na tarde do dia 9 de dezembro. A decisão foi tomada no início da tarde desta quarta-feira (16 de dezembro) e deve ser cumprida por um oficial de Justiça nas próximas horas. Carlos Souza é irmão do ex-deputado Wallace Souza, cassado e preso em outubro por suspeita de comandar uma organização criminosa no Amazonas.

A decisão do desembargador prevê que o vice-prefeito não pode deixar de comparecer a nenhum dos atos envolvendo o "Caso Wallace", sob pena de revogação imediata da liberdade concedida, que, conforme o próprio nome da peça, é provisória. "Se faltar a algum dos atos ou se viajar sem comunicar, mesmo que a trabalho como vice-prefeito, a liberdade é quebrada no mesmo momento", explicou o desembargador Rafael Romano, lembrando que o benefício da liberdade provisória só é concedido em alguns casos. "A liberdade provisória somente é concedida a acusados sem antecedentes criminais, com residência fixa e que não ofereçam ameaça à ordem pública. O vice-prefeito possui essa série de requisitos que favorece à concessão da liberdade provisória", acrescentou o magistrado.

O desembargador explicou ainda que uma prisão não pode ser concedida em conjecturas. "Li o processo e sempre se fala em possibilidades. Possibilidade de fugir, possibilidade de ameaçar a ordem pública. Uma prisão não pode ser decidida em conjecturas. E tudo o que decidi por mim foi baseado no processo do juiz. Não estou analisando nada além do pedido de prisão. Se o vice-prefeito tiver que responder na Justiça, que assim seja", encerrou.

Em sua decisão, Rafael Romano redigiu " <...> não vislumbro como prosperar a manutenção da custódia do paciente, neste momento, por entender frágil a fundamentação e a razoabilidade no posicionamento do juízo a quo, por ser o segregado, primário, sem antecedentes, ter residência fixa e exercer, temporariamente, o cargo de prefeito desta cidade, além de possuir nível superior completo, salvo nova decisão do presidente do feito, fundada em razões supervenientes que ensejem a necessidade de nova prisão.

Diante do exposto, defiro liminarmente a ordem de habeas corpus em favor do paciente Carlos Alberto Cavalcante de Souza, expedindo-se imediatamente o competente Alvará de Soltura, se por al não estiver preso
O paciente se obrigará a comparecer a todos os atos processuais e comunicar previamente ao juízo

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Figueira recorre ao CNJ contra decisão do Presidente do TRE


O deputado Ângelus Figueira (PV) vai encaminhar ofício ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) solicitando intervenção no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), pela suspeição que existe contra o presidente, desembargador Ari Moutinho e contra o juiz Francisco Maciel.

Segundo Figueira, o desembargador é um juiz “declaradamente curvado aos interesses do governador Eduardo Braga”, uma vez que falou para toda a imprensa ouvir que “estava grato e curvado ao governador”, porque havia nomeado seu filho, Ari Moutinho Filho, para o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).



Denúncia ao CNJ

Para o deputado Ângelus Figueira, “toda a imprensa comenta que o presidente do TRE está servindo os interesses do governador”, o que ficou claro com a decisão tomada em relação à cassação do prefeito de Manacapuru, cujo resultado já estava sendo comemorado muito antes de ser tomado.

“Quando se soube, em Manacapuru, que a decisão da pendenga seria tomada pelo presidente do TRE, Ari Moutinho, as comemorações foram feitas antecipadamente.

Parecia até que já sabiam do resultado”, acusou Figueira, ao afirmar, com veemência, que o CNJ deve tomar providências em relação a “esse tipo de comportamento político-partidário que está sendo tomado pela justiça eleitoral”.

Ângelus Figueira argumentou que o desembargador Ari Moutinho deveria, no mínimo, declarar-se suspeito de julgar o caso, uma vez que seu filho foi indicado para conselheiro do TCE pelo governador e sua mulher, Lourdes da Costa Moutinho, foi nomeada, com status de secretário, como chefa da Defensoria Pública.

“Estavam todos eles, juntos, no beija-mão do governador realizado sábado. Estavam na sua festa de aniversário, juntos, conversando, o desembargador Ari Moutinho, Eduardo Braga e o prefeito de Manacapuru cassado”, argumentou Figueira.

Na denúncia que será encaminhada ao CNJ o deputado Ângelus Figueira vai acusar alguns dos juízes do TRE de favorecer os aliados do governador Eduardo Braga, como é o caso do Sr.

Edson Bessa, de Manacapuru. “Não existe, no caso de Manacapuru, situação mais clara de favorecimento aos interesses do governo.

Foi o próprio presidente do TRE que recebeu a carta do juiz de Manacapuru, dois dias antes da eleição, denunciando todos os desmando e fraudes cometidos, e não tomou providências”, disparou o deputado.

Ele afirmou ainda que o presidente da justiça eleitoral esteve em Manacapuru e viu que mais de 30 pessoas, ligadas ao candidato do governo, estavam presas por tentativa de fraude e mesmo assim não esboçou qualquer reação para acabar com esse tipo de deslize.

“É inaceitável que estejamos convivendo com esse tipo de justiça”, vociferou Ângelus. Para ele, “o Amazonas e o Brasil não podem mais aceitar, do Presidente do TRE, a desculpa esfarrapada, britada da falta moralidade, dizendo que estava curvado ao governo, mas não estava... essas coisas assim”, argumentou.

Figueira não poupou nem mesmo críticas ao “comportamento estranho” adotado pelo jornal Amazonas Em Tempo, que no dia seguinte à cassação de Edson Bessa, publicou duas páginas acusando o juiz “Maciel de isto e aquilo e levanta suspeitas sobre seu comportamento”.

Na avaliação do parlamentar, mais estranho ainda foi o dia seguinte, quando o juiz mudou seu voto. “Não se falou mais nada, tudo ficou quieto.

O jornal é extremamente governista e tudo isso o que aconteceu cheira à chantagem”, declarou.

Decreto desapropria 3.630 imóveis para Copa de 2014

Um decreto publicado pelo prefeito Eduardo Paes lista os 3.630 imóveis que terão que ser desapropriados integral ou parcialmente para viabilizar o Transcarioca, corredor expresso de ônibus que vai ligar Barra e Penha.

O projeto de R$ 790 milhões faz parte do pacote de obras da prefeitura para melhorar o transporte público para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Os imóveis estão localizados na Barra, em Jacarepaguá, Madureira, Vicente de Carvalho e Brás de Pina, entre outros bairros. Desde a construção da Linha Amarela, entre 1995 e 1997, quando 2.200 famílias tiveram que deixar suas casas, o município não faz um número tão grande de desapropriações para uma obra.

Dono de jornal é morto a tiros em Pernambuco


O empresário Givanaldo Vieira de 40 anos (foto), dono da Rádio Bezerros FM e do jornal Folha do Agreste, foi morto a tiros em Bezerros (PE), ontem (14), quando chegava à rádio. Segundo testemunhas, Vieira teria sido abordado por dois homens que chegaram de carro e dispararam vários tiros.

O empresário chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do hospital. Os assassinos não foram identificados pela polícia e nenhum suspeito foi detido, mas a polícia já sabe que não se tratou de um assalto.

Festa dos Idosos em Novo Airão



A deputada estadual Conceição Sampaio (PP), participou no último sábado (12/12) de uma festa para a Terceira Idade promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Novo Airão, realizada no Centro do Idoso Alexandre Dias dos Santos.

A festa, promovida pela Secretária de Assistência Social e Primeira-Dama de Novo Airão, Luciane Souza e Silva, teve como objetivo servir para o congraçamento dos idosos, seus amigos e familiares, além de servidores. Houve o sorteio de brindes entre os presentes, que ficaram muito felizes com o retorno da deputada ao município.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Secretário medroso - fujão.




A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou na manhã desta segunda-feira, 14, uma tribuna popular para expor a agenda positiva da educação municipal.

O subsecretário municipal de Educação Marcel Campbell justificou a ausência do secretário Vicente Nogueira, que participou hoje, da abertura do programa do Ministério da Educação “Mais Educação” e se dispôs a esclarecer todas as dúvidas dos vereadores em plenário.

Durante seu pronunciamento Campbell apresentou um plano de ação que será desenvolvido entre os professores municipais e destacou que o principal problema na rede de ensino é a questão da infra-estrutura.

O subsecretário Marcel destacou que a atual gestão recebeu a secretaria sucateada com mais de cem prédios alugados, ressaltando que alguns não têm a mínima condição de funcionamento.

“Por uma questão de demanda a secretaria não pôde retirar as crianças do prédio este ano, até porque elas já estavam matriculadas no ano anterior, por isso as crianças precisaram continuar nas escolas até porque inicialmente não tínhamos um plano emergencial para retirar essas crianças e colocar em outros locais”, destacou Campbell.

Nota do Blog: O secretário Vicente Nogueira “Orelha de Freira” não encarou os vereadores por medo das cobranças: Dispensa de licitações, o porquê da falta de um Projeto Político Pedagógico, não criação das mil creches (promessa de campanha) entre outras mazelas da secretaria.

Múmia saiu de fininho

Na última sexta-feira, 11, o vereador Mário Frota “Múmia” apresentou sua armas na reunião executiva do PDT-AM. 1) Queria eleição direta 2) Ser candidato a governador 3) Não aceitava uma aliança com o PR do Cangaceiro Buchada, blá, blá....

O presidente estadual da legenda, senador Jeferson Praia indeferiu as pretensões do edil pedetista. “O senhor está em débito financeiro com a sigla, passe no caixa resolva a pendência e venha discutir suas ambições política com moral alta, até aqui o senhor não tem credibilidade intrapartidária para reivindicar nada”.

Múmia Frota vazou rapidinho...

Lula completa 3 meses fora do Brasil em 2009



Luiz Inácio completa nesta semana 3 meses fora do Brasil em 2009. A marca será atingida quando ele participar da Conferência do Clima, em Copenhague, na Dinamarca.

Ele ficará na Europa de 3a a 6a feira. Terá visitado 31 países neste ano.

Segundo reportagem de Luiza Damé, em O Globo, Lula ficará 87 dias fora do Brasil neste ano. É o recorde de seu mandato.

Fernando Rodrigues fez um gráfico com as estatísticas das viagens de Lula, já contabilizando a ida a Copenhague:

Projeto prevê postos de primeiros socorros em terminais

A criação de postos para atendimento de primeiros socorros nos terminais de integração é o que estabelece o Projeto de Lei (PL) 363/2009, de autoria do vereador Hissa Abrahão (PPS), ouvidor-geral da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Como ouvidor da CMM, Hissa tem visitado periodicamente os terminais de ônibus da cidade e observou a importância do atendimento médico de urgência nesses locais.

“Por conta do clima quente da cidade (típico na maior parte do ano) associado à superlotação dos ônibus, percebi que muitos idosos, mulheres grávidas e crianças passavam mal nos terminais de integração e não havia profissionais para atendê-los.

Esse projeto (363/2009) é um ato de responsabilidade social e de compromisso com o bem-estar dos passageiros, que já enfrentam tantos obstáculos com a precariedade do serviço”, afirmou

De acordo com o vereador Hissa, entre os principais problemas que podem acometer os passageiros que usam o sistema de transporte coletivo em dias com altas temperaturas e nos veículos superlotados estão: pressão alta, dores de cabeça, cólicas e náuseas.

Atualmente, cerca de 800 mil pessoas dependem de ônibus, diariamente, sendo que pelo menos 60% dos passageiros moram nas zonas Norte e Leste da cidade. Nesses locais ficam os principais terminais do Sistema Expresso, como o T-3 (bairro Cidade Nova), T-4 (bairro Jorge Teixeira) e T-5 (bairro São José).

domingo, 13 de dezembro de 2009

Kátia Abreu, como vice, daria mais dois pontos à candidatura de José Serra, segundo Vox Populi



O pré-candidato do PSDB José Serra ganharia mais dois pontos na corrida presidencial, tendo a senadora Kátia Abreu (DEM) como vice, segundo a pesquisa Vox Populi divulgada nessa quinta-feira, 10. Desta forma, o tucano que aparece em primeiro lugar, com 39% das intenções de voto saltaria para 41%.

Em segundo lugar na disputa está a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), com 17%. Ciro Gomes (PSB) e Marina Silva (PV) tem, respectivamente, 13% e 8% da preferência dos entrevistados.

De acordo com a Vox Populi, a chapa com Serra e Kátia Abreu teria 41% das intenções de voto e continuaria liderando a disputa. Dilma Rousseff elevaria sua porcentagem para 20% tendo Michel Temer (PMDB) como vice, mas continuaria na segundo colocação. Já Marina Silva e o empresário Guilherme Leal aparecem em terceiro com 11%.

Porém em outro cenário, levando em conta a chapa com Aécio Neves e Ciro Gomes, a dupla fica com 25% da preferência dos eleitores; enquanto Dilma e Temer mantém os 20%; seguidos por Marina e Leal, com 11%.

Conforme a pesquisa, na simulação sem Ciro Gomes, Serra fica com 43% das intenções de voto, Dilma com 20% e Marina com 10%.

Aécio Neves

O cenário com Aécio Neves como candidato do PSDB mostra o governador mineiro com 25% da preferência dos entrevistados, seguido por Ciro Gomes, com 19%; Dilma Rousseff, 15%; e Marina Silva, 10%. Já sem Ciro Gomes, Aécio Neves fica com 29% das intenções de votos. Dilma conquista 21% do eleitorado, e Marina Silva tem 13 % da preferência, conforme a Vox Populi.

(Com informações do site da Bandeirantes - Band)

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Mentiras do Buchada.

Porto de Manacapuru obra do Buchada mentiroso.

Porto de Itacoatiara, lindo, lindo, obra do Buchada.

Porto de Coari obras paradas em 2005.

Camburão de promessas

Cangaceiro Buchada metido a esperto, Alfredo adora fazer shows de pirotecnia nas proximidades de uma eleição. Em épocas passadas, ele prometeu implantar uma Nova Veneza, construir o metrô de superfície, transformar Manaus em Miami Beach, com arborização de ruas mediante plantio de milhares de palmeiras imperiais (onde estão elas?), construir uma Vila Olímpica em cada bairro da cidade e, no frigir dos ovos, fez a população viajar na história do malfadado Expresso (sua única promessa cumprida e deu no que deu...)

Ele agora vem com essa antiga conversa de facilitar a vida dos interioranos investindo no transporte fluvial. Não custa lembrar que dos 25 portos supostamente em construção – incluindo os portos de Itacoatiara, Manacapuru, Borba, Coari e Tefé –, todos eles estão com as obras paradas desde janeiro de 2005.

Na época, eles receberam bonitas placas indicativas de que as obras seriam concluídas em 270 dias. Daqui a um mês, completam 5 anos de abandono. Os outros 27 portos supostamente autorizados são como orelha de freira: podem até existir, mas ninguém nunca viu. Interessa?

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Comitiva da moto - serra.

Essa é a nossa comitiva, que vai a Copenhague – Dinamarca, grande coisa, você não acha? Quem paga a conta é Zé Povinho.

Amazonino Mendes – Prefeito de Manaus
Adalberto Carim Antônio - Juiz de Direito-TJ/AM
Henrique dos Santos Pereira - Professor Doutor/UFAM
Antônio de Lima Mesquita - Consultor Ambiental
Guilhermo Tapia - Presidente da FLACMA
Marcelo José de Lima Dutra - Secretário Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidades/ SEMMAS
Otávio Queiroz de Oliveira Cabral Júnior Secretário-Chefe do Gabinete Militar
Luiz Carlos Martins Mestrinho de Medeiros Raposo Assessor/SEMMAS
Fonte: DOM 2344 10/12/09.

Chalub não vai admitir influência no processo contra o empresário Leandro Guerreiro

Familiares e representantes de sindicatos ligados aos policiais civis pediram justiça para o assassinato do investigador de polícia Railen Gomes, assassinado no último dia dois de dezembro, pelo empresário Leandro Guerreiro. Eles se reuniram, nesta quinta-feira, com o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), Desembargador Domingos Chalub, na sede do poder judiciário amazonense.

O vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALEAM, deputado estadual Luiz Castro (PPS); o advogado da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Glen Wilde; o presidente do Sindicato dos Policiais do Amazonas (SINPOL), Ailson Andrade; o vice-presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), James Figueiredo; a viúva do policial assassinado, Maria do Socorro Gomes; a mãe da vítima, Nazaré Gomes; e mais dois irmãos do investigador também participaram do encontro.

O deputado estadual Luiz Castro destacou que foi procurado pela família do policial assassinado e disse estar preocupado por perceber, com clareza, movimentos externos no sentido de proteger aquele que deveria estar no banco dos réus. “O fato é que a Polícia Militar, de maneira muito estranha, interferiu no processo criminal, já que impediu que o empresário fosse preso em flagrante”, observou.

Para o advogado da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Glen Wilde, o mais grave é o fato da PM ter impedido a prisão do autor do crime “Por isso nós já recomendamos que a família represente, na Corregedoria da Polícia Militar, contra os policiais militares que interferiram na prisão do empresário”, revelou.

O Desembargador Domingos Chalub destacou que não cabe a ele intervir nas decisões proferidas pelos magistrados, mas se comprometeu em garantir a segurança jurídica do processo. “Nós vamos estar vigilantes para que nenhum tipo de influência ou manobra aconteça durante a tramitação do processo criminal”, declarou.

2009 ano pra ser esquecido na política partidaria. Antivalores em alta.

Ano tumultuado na política partidária.
Em terras barés o conchavo, a política da farinha pouca, o alpinismo social e a cerca de jurubeba, acabaram dando um triste espetáculo de desesperança nos políticos manauara.

O desembargador Ari Moutinho “Pai da Década” afirmou: “foi à eleição mais tranqüila dos últimos anos”. Foram para seus familiares, todos nas tetas das viúvas. Lembram da apuração da eleição?

Quando não apareciam os votos do Amazonino Gagánino Mendes, a imprensa perplexa! O publicitário Durango Duarte disparou: “A eleição foi fraudada, quem tira voto daqui e coloca ali, é fraude”. Isso ao vivo do estúdio da Band-Amazonas.

Ai veio à história da cassação, da descassação do prefeito Gagánino. A Prisão do vice Carlos Souza, trouxe uma pergunta nova. Cadê o prefeito Amazonino Gagánino Mendes? Pescando ou distribuindo moto- serra na Dinamarca ou está utilizando uma manobra de proteção do seu vice?

Poucos minutos atrás na Câmara Municipal de Manaus, início de tumulto: O vereador socialista Marcelo Ramos defecou nas cabeças da dupla de lideres do Gagánino, Homero de Miranda Leão “Frangolino” – Mirtes Salles “Transformista”.

Homero defendia a “legalidade” da viagem de Gagánino Mendes, retórica caldinho de piaba (fraca), primeiro o cara viaja depois pede permissão do poder legislativo, a quem tem o poder dar ou não o aval a viagem do mandatário.

Marcelo Ramos “Pato Rouco” saiu das tamancas, rodou a baiana. Frangolino, com cara de bundão, assistia o linchamento de seu chefe. Líder fraco, despreparado, pede pra sair, pede pra sair, parafraseando o Capitão Nascimento.

O vereador Isaac Tayah o verdadeiro da bancada governista, está viajando a trabalho da augusta casa. O chefe do gabinete civil João Braga “20%” poderia dar uma aula ao vereadorzinho. O cabra é especialista em queda de asa, plantação de jurubeba, mentiras, fofocas, etc..

Familiares e representantes dos policiais civis pedem justiça para assassinato de investigador

Com o objetivo de pedir justiça para o assassinato do investigador de polícia Railen Gomes, assassinado no último dia dois de dezembro, pelo empresário Leandro Guerreiro, familiares e representantes de sindicatos ligados aos policiais civis visitaram, nesta quarta-feira, a sede da Assembléia Legislativa do Estado.

Eles foram recebidos pelo vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa, deputado estadual Luiz Castro (PPS), que informou que já está encaminhando um documento para o Ministério Público Estadual, pedindo garantias para que o crime seja investigado de forma isenta.

O vice-presidente do Sindicato dos Policiais do Amazonas (SINPOL), Ricardo Brasil; o vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), James Figueiredo; a viúva do policial assassinado, Maria do Socorro Gomes; a mãe da vítima, Nazaré Gomes; e cinco irmãos do investigador também participaram da reunião.

A viúva do policial assassinado, Maria do Socorro Gomes, testemunha ocular do crime, destacou que também foi ameaçada de morte pelo empresário Leandro Guerreiro. “O empresário colocou a arma na minha cabeça e ameaçou atirar.

Eu só peço justiça pela morte do meu marido, que foi assassinado covardemente”, desabafou. Ela também disse que, durante todo o momento, o marido se identificou como policial civil. “Não havia motivos para atirarem, já que meu marido sequer estava armado”, ressaltou.


“Nós estamos bastante preocupados com a família e com a tentativa de encobrir um crime que deve ser apurado com o mais alto o rigor”, declarou Castro, que, para tratar do assunto, participa, amanhã, às 12 horas, de uma reunião com o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Domingos Chalub. “Vamos pedir que a Justiça do Amazonas prevaleça, apesar de todas as influências externas”, observou.

O vice-residente da CTB, James Figueiredo, informou que uma mobilização, pedindo justiça para o crime, está marcada para acontecer nesta quinta-feira, a partir das nove horas, em frente ao Tribunal de Justiça do Amazonas.

“Nós vamos reunir várias pessoas e segmentos que estão revoltados com a forma com que o crime está sendo conduzido”, frisou. O Sindicato dos Rodoviários; a Central Única dos Trabalhadores, a CTB; o Sindicato dos Vigilantes; o Sindicato dos Agentes de Trânsito, a Comissão de Direitos Humanos da OAB; a Igreja Evangélica Ministério da Restauração; e o Fórum Estudantil da Zona Leste já confirmaram presença no movimento.

Para o vice-presidente do SINPOL, Ricardo Brasil, é preciso descobrir até que ponto a Polícia Militar está envolvida no crime – já que policiais militares prestaram proteção ao autor do disparo contra o policial civil, impedindo, inclusive, que ele fosse preso em flagrante.

“No momento em que se apresentou à polícia, o empresário também estava escoltado por vários policiais militares. Pra que tantos policiais militares para proteger o assassino de um policial civil?”, questionou.


O Crime

O investigador Raylen Gomes, 30, lotado no 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP), foi assassinado, com um tiro no rosto, no último dia dois de dezembro, pelo empresário Leandro Nascimento Guerreiro, dono da loja de produtos de informática World Micro Computadores. O crime ocorreu dentro da loja do empresário, localizada na Avenida Boulevard Álvaro Maia, Praça 14, zona centro-sul de Manaus.


O crime ocorreu depois de uma discussão do investigador com o segurança do estabelecimento comercial. De acordo com testemunhas, a vítima estacionou seu carro, um Palio Weekend, cor prata, placas JXH 0873, em frente à loja de informática, seguindo a orientação de um flanelinha.

“Quando nós saímos do carro, o flanelinha começou a discutir com o funcionário da empresa, que sacou uma arma. Foi quando Railen informou que era policial e que o segurança não poderia ter sacado uma arma em público, pois haviam pessoas transitando pelo local”, declarou a viúva do policial.


Maria do Socorro disse também que o marido entrou na loja desarmado, se identificou como policial e pediu para falar com o superior do segurança. “Nós fomos encaminhados para a última sala do estabelecimento e falamos com o gerente da loja, de nome Isaac.

Foi tudo muito rápido, assim que o gerente saiu da sala, vi quando o assassino se levantou e deu uma olhada. Quando o Railen deu o primeiro passo, eu ouvi o barulho de um tiro, mas pensei que não havia acertado o meu marido. Depois disso, só senti aquele homem em cima de mim, com uma luva branca, apontando uma arma para a minha cabeça”, revelou a viúva do investigador policial.