Paralisado há seis meses, o Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis) foi reativado na manhã desta segunda-feira (18) pela Prefeitura de Manaus. Para retomar os trabalhos, o prefeito em exercício e secretário de Infraestrutura e Habitação, Hissa Abrahão, reuniu as equipes em frente à Construbase, localizada na rua Hilário Gurjão, Jorge Teixeira 3, zona Leste.
A empresa é responsável pelo projeto que contemplará 15 mil moradores da região e que está orçado em R$ 100 milhões – 50% do valor financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).O Prourbis é o maior projeto de desenvolvimento social do município. A primeira etapa atenderá as comunidades do Jorge Teixeira 3, João Paulo, Arthur Virgílio e Bairro Novo. Serão construídas 204 unidades habitacionais, creches, parques, centros sociais, além dos serviços de drenagem e esgoto. A expectativa é que, até o início de 2014, as obras estejam concluídas e o Jorge Teixeira seja o bairro modelo da atual gestão.
De acordo com o prefeito, com a conclusão das obras da primeira etapa, outros bairros, também oriundos de invasões, poderão ser contemplados pelo programa. Entre os critérios para a escolha dos bairros contemplados pelo programa estão: o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a alta densidade populacional.
Transporte e trânsito
Ainda durante a retomada do Prourbis, Hissa anunciou uma nova parceria com o BID para que, no segundo semestre, a Prefeitura de Manaus possa implantar o Plano Diretor de Transporte Púbico.
“Quando falamos em bairro não significa somente a abertura de novas ruas, como estamos acostumados a ver. Nesse projeto vamos priorizar encanação, parte elétrica, calçadas, serviço de esgoto, construção de escolas, espaços de lazer e tudo aquilo que é preciso para se viver com mínimo de dignidade”, destacou Hissa.
Sobre a obtenção de recursos junto ao BID para financiar um novo modelo de gestão pública no Transporte Público, Hissa Abrahão disse que está na hora de Manaus planejar seu sistema de transporte coletivo acompanhando o crescimento da cidade. O estudo desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, em parceria com o BID, deve ficar pronto em junho.
“A ideia é criar um cronograma de obras, que prevê a implementação do BRT e do Monotrilho, construção de ciclovias, novas estradas e vias, incluindo ainda a revitalização das paradas de ônibus, capaz de atender toda cidade, tanto os bairros já estruturados como os que ainda poderão surgir”, concluiu Hissa Abrahão.
REPORTAGEM: Alita Menezes
FOTOS: Marinho Ramos
Nenhum comentário:
Postar um comentário