O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, explica que as ambulâncias foram disponibilizadas para o município de Manaus pelo Ministério da Saúde, atendendo solicitação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). “São ambulâncias UTIs, Unidades de Suporte Avançado (USAs), e cada uma terá o apoio de um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um condutor”, explicou.
Duas das novas ambulâncias irão substituir duas outras que passarão a ser utilizadas como Unidade de Suporte Básico (USBs), ou seja, além de ampliar de quatro para cinco o número de USAs, o Samu terá mais duas USBs.
O gerente do Samu, Ruy Jorge Abrahim Lima, informa ainda que, atualmente, o Samu conta com 30 ambulâncias de Suporte Básico, mas que o Ministério da Saúde deve fazer o repasse de outras 20 novas ambulâncias até o mês de setembro. “Serão 18 ambulâncias de suporte básico e duas de suporte avançado, sendo que essas duas terão tração nas rodas para que o Samu possa realizar atendimento em áreas de difícil acesso, principalmente em ramais”, destacou Lima.
O Samu integra a rede de urgência e emergência de Manaus, com a função de atender, através de acesso telefônico gratuito, solicitações de ajuda médica para a população em casos graves de saúde. O serviço também disponibiliza atendimento através de Unidades Básicas de Saúde Fluviais e Unidades de Saúde Avançadas Fluviais, com 10 bases descentralizadas e uma base central de atendimento. Em média, durante um período de 24 horas, são realizados 130 atendimentos com deslocamento das ambulâncias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário