segunda-feira, 24 de junho de 2013

Artur vai à Brasília levar descontentamentos em reunião com Dilma

MANAUS - Atendendo chamado da própria presidente, Dilma Rousseff, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, vai a Brasília, nesta segunda-feira, (24), para um encontro que deve reúnir com os prefeitos das capitais para discutir os desdobramentos das manifestações que tomaram conta do país. O cerimonial do Palácio do Planalto convidou prefeitos e governadores para a reunião onde a presidente vai apresentar uma pauta para a mobilidade urbana, mas também  ouvir os governantes sobre os problemas em suas respectivas cidades e estados. O prefeito vai a Brasília juntamente com o governador do Amazonas, Omar Aziz.

Tão logo recebeu o convite, o prefeito confirmou sua ida a Brasília. “Vou aproveitar o momento para relatar a presidente todas as ações que já antecipamos no quesito melhoria dos transportes públicos”, afirmou o prefeito, lembrando que a Prefeitura de Manaus foi a primeira a reduzir a tarifa de R$ 3,00 para R$ 2,90, tão logo foi anunciada a desoneração das alíquotas de Pis/Cofins para as empresas de transporte público. Além disso, na segunda-feira, 17, o prefeito anunciou em entrevista coletiva várias medidas para melhorar os serviços de transportes e o trânsito em Manaus.
Entre as mudanças anunciadas estão a reformas de terminais de passageiros, implantação do Bus Rapid System (BRS), reestruturação das plataformas nos principais corredores de ônibus, construção de abrigos nas paradas. Anunciou ainda medidas de controle do sistema, como instalação de câmeras e GPS, controle do sistema de bilhetagem eletrônico, recarga do vale-transporte no próprio veículo, entre outras.  Na mesma coletiva, o prefeito também anunciou medidas para desafogar o trânsito, como construção de baias para o transporte coletivo e intervenções na Bola do Coroado e Bola das Letras, na avenida Jacira Reis. As obras e intervenções têm início no dia 02 de julho.

“O prefeito de Manaus tem a consciência que essa parte cabe à prefeitura e estamos trabalhando diuturnamente para fazer a nossa parte”, afirmou o prefeito, destacando porém que, além de apresentar um relato de suas ações, vai levar à presidente Dilma as reivindicações que foram ouvidas nas ruas, durante as manifestações do último dia 20, quando mais de 75 mil pessoas tomaram as principais avenidas da cidade. “O que a rua nos disse é que quer mais investimentos em serviços públicos. Quer mais serviços e com mais qualidade. E isso eu vou levar à presidente”, disse Arthur.

Além de Dilma, devem participar das conversas os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Saúde, Alexandre Padilha, da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, da Educação, Aloizio Mercadante, e das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, além do secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e do titular da Controladoria Geral da União, Jorge Hage.
A presidente também pretende se reunir com governadores nesta segunda-feira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário