quinta-feira, 30 de junho de 2011

Atoardas barés


Complicado até para os analistas mais experientes, a boataria políticas caminham com uma velocidade imensurável. Sociólogos, marqueteiros, assessores e até os próprios candidatos a candidatos dão suas picadelas no campo fértil dos Pinóquios.
Coligação “X” “Y”, suposta pesquisa rola como papel ao vento. Estamos a muitos anos nesta gangorra de boatos. Na real; Praciano trabalha forte querendo ser o candidato da Dilma.
Eduardo Braga quer ser candidato, mas esbarram em investigação da Polícia Federal, que pode lhe render muitos problemas com a turma de Brasília. Um escândalo agora poderia atrapalhar o projeto de 2014. Braga, pensar, repensar, não confirma ou nega a candidatura, o processo é de mídia 0800.
Braga tem anos de janela, pensar em criar o plano “B”. Deputada Rebeca Garcia em dobradinha com o deputado estadual Marcos Rotta, o problema que Rotta, quer a cabeça, vice nem pensar.
O bom motivo; Rotta tem um pré-acordo para ser o futuro presidente da Aleam. Entre ser vice-prefeito de Manaus e a presidência Aleam, o que é melhor para o currículo pessoal?
Serafim Corrêa vai ao sacrifício. Eleger sua cria é sua prioridade. Hissa Abrahão, renovação? Muitos garantem ser o plano “B” do negão. Amazonino Mendes forte concorrente, respeitado por sua visão de águia, hoje está mal, mas tem potencial para reverter.
Eduardo Braga candidato, esqueça tudo...         
         

Fórum Estadual de Combate à Corrupção do Amazonas lança amanhã blog oficial


Fórum Estadual de Combate à Corrupção do Amazonas lança amanhã blog oficial
Amazonas, sexta-feira (1/7)
Hora: 8h30
Local: sede do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas e Telecomunicações no Estado do Amazonas (Sinttel)
Endereço: rua Alexandre Amorim, 392, Aparecida

O Fórum Estadual de Combate à Corrupção do Amazonas lança nesta sexta-feira (1/7) seu blog oficial (http://combateacorrupcaoamazonas.blogspot.com/). O evento acontece às 8h30, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações no Estado do Amazonas (Sinttel), localizado na rua Alexandre Amorim, 392, bairro de Aparecida. Na oportunidade, será servido um café da manhã especial aos presentes.

José Ricardo defende incentivo ao Polo Naval e à indústria da Juta


Preocupado com a economia e com as constantes ameaças em torno da Zona Franca de Manaus (ZFM), o deputado José Ricardo Wendling (PT) discute sempre alternativas econômicas e de desenvolvimento para o Amazonas. Desta vez, ele destacou a necessidade de incentivar o segmento do Polo Naval, bem como a produção de manufaturados (sacos e demais produtos) oriundos da juta.

De acordo com o parlamentar, é antiga a discussão sobre a construção de um Distrito Naval na cidade, espaço específico para a construção de barcos. “Já participei de vários debates e defendo que o setor seja estimulado. Há diretrizes até para a substituição de barcos de madeira por metálico, o que garante mais segurança, agilidade e conforto”. Números do setor: em 2010, faturou U$$ 4 milhões e até abril deste ano, U$$ 10 milhões; e a previsão é que irá gerar até 2015 cerca de 50 mil empregos no País.

Parabenização a Praciano

José Ricardo enalteceu o deputado federal Praciano pela participação ativa na defesa da população amazonense, principalmente, no combate à corrupção – hoje é coordenador da Frente Parlamentar Mista de Combate à Corrupção, e na defesa dos interesses da Zona Franca de Manaus.


Propostas de combate à corrupção são aprovadas


O coordenador da Frente Parlamentar  Mista de Combate à Corrupção,  deputado Francisco Praciano (PT/AM), comemorou, ontem (29),  a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça  da Câmara dos Deputados  de duas Proposições Legislativas, de sua autoria, voltadas para o combate à corrupção e o fortalecimento dos órgãos de controle e fiscalização dos recursos públicos. Isso ocorreu duas semanas depois que a Frente de Combate à Corrupção  visitou os presidentes de comissões da Câmara dos Deputados para cobrar agilidade na tramitação das propostas legislativas que combate  o desvio de dinheiro público. 


1 – Proposta  de Emenda à Constituição - PEC 316/2008, que retira do Poder Executivo Federal (Presidente da República) a faculdade de escolher alguns membros do Tribunal de Contas da União (TCU). São 9 os membros do TCU. A Proposta de Emenda a Constituição - PEC apresentada pelo deputado  Franscisco Praciano (PT/AM) estabelece que 7 dos 9 membros do Tribunal de Contas  da União serão escolhidos pelo Congresso Nacional, dentre os indicados em listas tríplices pelos Conselhos de Contabilidade, Economia e Adminsitração e da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB. 

2 – Proposta de Emenda à Constituição - PEC 192/2007, que estabelece a obrigatoriedade, para os juízes e tribunais de todo o país de comunicarem semestralmente, ao Conselho Nacional de Justiça - CNJ, o andamento de processos que presidem, relativos a atos de improbidade administrativa e a crimes contra a administração., essas informações ajudarão a evitar, principalmente, a demora na conclusão dos referidos processos e o aumento do número de casos em que os autores desses atos contra o erário permanecem impunes.

Bandidos fazem dez de reféns

 
Nesta quarta-feira (29) por volta das 15h bandidos armados invadiram o deposito da empresa de cimento Nassau, que fica localizada na Alameda Cosme Ferreira, 521  no bairro do coroado, zona leste da cidade. Os bandidos rederam dez funcionários.

Segundo informações de um dos funcionários cerca de quatro homens armados invadiram o escritório e anunciaram o assalto.

 “Nós fomos obrigados a deitar no chão e ficar de cabeças abaixadas. Eles exigiam falar com o gerente para que mostrasse o cofre da empresa”, contou Carvalho uns dos funcionários.

De acordo com a testemunha, os funcionários informaram aos bandidos que o escritório do depósito não lida com vendas ou renda e o dinheiro da empresa não é movimentado no local.

Apesar disto, os homens, agindo com euforia e nervosismo, segundo as vítimas, levaram carteiras, relógios e celulares dos funcionários.

Os assaltantes fugiram em um Voyage, que, segundo informações da polícia é roubado.

Por: Meriane Jeffreys 

60% da madeira tirada no Amazonas são desperdiçados



Durante evento que divulgou balanço do programa ‘Madeira é Legal’, liderado pelo governo paulista e organizações ligadas à construção civil no estado, o gerente do Programa Nacional de Florestas do MMA Hélio Pereira, afirmou que a perda durante o beneficiamento das toras é alta. O processo é necessário para se chegar ao produto serrado, matéria-prima para construtoras.
O gerente do programa disse que o combate ao desperdício poderia reduzir a derrubada de árvores voltada para abastecer o mercado interno e externo de madeira.
Por ano, 17 milhões de metros cúbicos de árvores (cerca de 17 milhões de exemplares de diversas espécies) são retirados da região de floresta. No estado de São Paulo, que consome 15% do total vindo da Amazônia, a perda durante o beneficiamento chega a um milhão de toras.

Por: Meriane Jeffreys

Lixo invade palafitas em Manaus, por causa da cheia dos igarapés



Com o aumento do nível dos igarapés de Manaus, o lixo esta sendo levado para dentro das casas dos moradores de palafitas.
O Serviço Geológico do Brasil informou que só nos últimos dois dias cota do Rio Negro está em 28,62 metros. E em 2011 o rio ainda não
começou a sua vazante. No dia 1º de julho de 2009, o Rio Negro atingiu maior cheia da histórica com 29,77 metros.
Como o rio ainda não baixou, o lixo levado por ele além de trazer um mal cheiro ele aumenta o risco de doenças. E foi observado que
moradores destas aéreas estão sofrendo com diarréia e febre. A Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) retira em média 3
mil toneladas por dia dos igarapés de Manaus. O trabalho é feito em três igarapés por dia e pode ser solicitado pelo telefone disque-limpeza, o 0800-092-6536.
Agora falta a conscientização da população em geral que não joguem lixo nas ruas pois quando vem a chuva eles são arrastados para os rios e igarapés de Manaus.