sexta-feira, 10 de junho de 2011

Tayah homenageia moradores da Compensa


Em homenagem aos 45 anos de existência do bairro da Compensa, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou uma sessão especial na manhã desta sexta-feira (10), no plenário Adriano Jorge. De autoria do presidente da Casa, vereador Isaac Tayah (PTB), a solenidade teve a presença de parlamentares, moradores, representantes de associações e lideranças religiosas do bairro, localizado na Zona Oeste da capital.

Parabenizando os moradores, Tayah falou sobre as conquistas que o local adquiriu nesses anos. “Sabemos que não é fácil iniciar o processo de construção de um bairro. A Compensa era um local totalmente desorganizado e hoje não é mais vista como um bairro, mas como uma cidade”, explicou, ao dizer que muitos moradores ainda precisam ter melhorias nas moradias.
Segundo o vereador Dr.Gomes (PMN), que é morador da Compensa há 30 anos, a luta vivida pela família Borel, que era proprietária das áreas que originaram o bairro, foi fundamental para o atual desenvolvimento do local. Ele destacou o desafio enfrentado por Maria Borel após a morte do esposo. “Maria Borel é a matriarca e representa a força da mulher amazonense, que luta pela sua propriedade”.
Para o presidente da Associação dos moradores, Itamar Nunes, o bairro ainda precisa avançar no quesito cultura. “Valeu a pena lutar pela escola de samba porque hoje somos campeões do grupo de acesso. Essa Casa poderia criar um projeto itinerante para levar cultura, o que significaria alegria e oportunidade de trabalho. Ainda hoje sofremos com falta de patrocínio”, sugeriu, ao reconhecer que “a Câmara está proporcionando oportunidade de aproximação entre os parlamentares e a comunidade”.
Durante o evento, alguns representantes também sugeriram temas de melhorias para discussões em audiências públicas na CMM como segurança em escolas e para as mulheres e o estudo de um plano que permita escoamento do trânsito nas principais vias do bairro. Tayah afirmou que será criado um plano estratégico no Plano Diretor para avaliação do trânsito no local.
Fonte: Priscila Caldas
Fotografia: Plutarco Botelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário