sexta-feira, 17 de junho de 2011

Audiência Pública pelo Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas


Na próxima segunda-feira dia 20 às 15 horas, a Câmara Municipal de Manaus participará do Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas que será no próximo dia 26 de junho. A droga afeta todas as nossas comunidades. Nosso país é o único que faz fronteira com os três maiores produtores de coca do mundo: PERU, COLÔMBIA e BOLÍVIA, dos três, apenas a COLÔMBIA tem uma política agressiva de combate às drogas. As fronteiras brasileiras somam mais de 24.000 quilômetros, mesmo que o Brasil contasse com o mais eficiente sistema de segurança do mundo seria impossível barrar a entrada de drogas por tal vastidão. E no nosso país qualquer discussão que vise a mitigar o problema das drogas tem de reconhecer a tragédia pandêmica e assassina do crak. Essa forma de consumir cocaína, antes restrita às grandes cidades hoje está espalhada pelo país. Mais destrutivo ainda, o óxi chegou aos centros urbanos a 2 reais a pedra. O tráfico tem a maconha como seu produto mais vendido embora menos lucrativo que a cocaína e o crak. Tráfico que sitia partes das cidades, arregimenta jovens para o crime, decreta toque de recolher, substitui o estado e abre portas para outros tipos de delito, como tráfico de armas, seqüestro, homicídio e roubo de carros. Em suma, quem fuma maconha está ajudando a movimentar a roda do crime. Ela é também um problema de saúde pública, pelo menos 6% dos usuários se tornam viciados. É menos que o álcool (15%) e a cocaína (40%).
O Vereador Homero de Miranda Leão que preside a Comissão de Saúde da CMM, é o autor da propositura da audiência pública, segundo o vereador a discussão sobre o assunto deve ser esclarecedora.

Entidades e instituições discutirão no Plenário Adriano Jorge o uso das drogas: SEAS, FAZENDA ESPERANÇA, CONEN, SSP, CONSELHOS  TUTELARES, SEMSA, AA, N/A, NA, AMOR-EXIGENTE, SEDUC, SEMED, PF, SEJUS etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário