O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Isaac Tayah (PTB) conduziu na manhã desta segunda-feira (13) na Câmara Municipal de Manaus (CMM) as discussões técnicas da metodologia de revisão do Plano Diretor de Manaus (PDM) durante Audiência Pública. O petebista cobrou dos técnicos do IMPLURB (Instituto de Planejamento Urbano) convidados para expor a metodologia na Casa a data e os tópicos dos próximos debates, além de assegurar a elaboração de uma cartilha explicativa sobre o tema a ser distribuída à população. “Durante as discussões preliminares sobre Plano Diretor notamos que muita gente não conhece questões básicas. È necessário esclarecer melhor a sociedade”.
O diretor de planejamento, do IMPLURB e coordenador da comissão de revisão, Paulo Cordeiro, antecipou que a revisão do plano não vai resolver todos os problemas da cidade. Para ele, o crescimento vertical, um dos itens da revisão, consolida o adensamento da cidade com respeito ao meio ambiente, a acessibilidade e a mobilidade urbana, mas deixa desejar em outros aspectos, como poluição e temperatura.
Os trabalhos de revisão do Plano Diretor de Manaus foram iniciados em 2009, e suspensos em seguida, atendendo a orientação do MPE (Ministério Público Estadual), para que a Prefeitura através do IMPLURB, realizasse audiências públicas com a participação popular. Foram retomados em 2010. Isto depois de feita a parceria com a FUCAP e formada a equipe composta por 68 técnicos distribuídos entre 4 PHDs em urbanismo, mestre em engenharia civil , especialistas em engenharia ambiental, economistas, digitadores e outros, ressaltou o coordenador da revisão.
Definido o plano estratégico e a metodologia de ações, agora está sendo distribuído para as comunidade 2,5 mil questionários e 100 para entidades representativas dos governos, para que digam o que pensam e fazer sugestões. Na sequência serão realizadas 18 audiências públicas distribuídas entre as seis zonas da cidade e que iniciam em julho.
As audiências públicas conforme Paulo Cordeiro - serão realizadas, nas terças, quartas e as quintas-feiras, com início as 18 e encerramento às 22 horas e divididas em três etapas. . O coordenador da comissão de revisão afirmou que os trabalhos estão acontecendo dentro do planejado e serão concluídos em outubro. Embora Paulo Cordeiro tenha dito que o momento era tão somente para apresentação dos trabalhos da comissão para os vereadores e não para debater, vários vereadores se anteciparam em dar sugestões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário