domingo, 30 de junho de 2013

Após ser preso homem agride policial com mordidas

MANAUS -  O fato ocorreu em um bar na Rua Santa Palmira, Monte das Oliveiras, zona norte da capital amazonense.

Segundo o registro do 18º Distrito Integrado de Polícia (DIP), policiais faziam patrulha pelas redondezas quando recebeu a denúncia. A polícia chegou ao local e abordou o homem, que reagiu com pontapés e acabou ferindo a mão de um dos PMs. Ele foi imobilizado e preso.

O homem foi levado para a delegacia, onde foi indiciado por Tráfico de drogas, Lesão corporal e resistência à prisão. O infrator deverá ser levado para a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus onde ficará à disposição da Justiça.

Após sucessivas denúncias homem é preso por tráfico

ANORI - AM: Rogério de Souza Castro, 19, na rua T4, localizada no bairro São Sebastião, no município de Anori, distante 195 Km em linha reta de Manaus. De acordo com o Delegado, eles chegaram até Rogério após receberem várias denúncias anônimas, que ele estaria vendendo drogas naquela região. 

Com a chegada da polícia no local informado e após abordagem, o suspeito mostrou-se bastante nervoso e irritado. Em revista, foram encontradas duas pedras de substância com característica de cocaína, além de uma serra contendo vestígios da mesma substância.

Rogério foi encaminhado para o 79º DIP, onde foi autuado por tráfico de entorpecente. Ele ficará preso, à disposição da Justiça.

Lula está se consultando com o médium João de Deus

Segundo informações oficiais, o ex-presidente Lula está 100% curado de seu câncer na laringe, mas ele continua recorrendo ao médium João de Deus. É o que informa o colunista Ilimar Franco, do Globo. Leia abaixo:
Lula e o médium 
Panorama Político - Ilimar Franco
O ex-presidente Lula tem recorrido a recursos não convencionais para cuidar de sua saúde. Ele tem feito consultas com o médium João de Deus, que recebe doentes do mundo inteiro, na cidade de Abadiânia (GO). Com o aval de seus médicos, Lula já esteve, pelo menos, duas vezes com João de Deus. Para ministrar "tratamento espiritual" a Lula, o médium fez viagens até São Paulo.
Operação discreta
Independentemente da evolução e do diagnóstico atual do câncer do ex-presidente Lula, segundo um amigo, ele tem recorrido ao médium. Um secretário estadual confidenciou o fato a amigos. Um profissional liberal, que conhece os fatos, conta que João de Deus, conhecido no exterior por seus "tratamentos espirituais" e "cirurgias mediúnicas", atendeu também o vice José Alencar. O petista acrescenta que outros políticos recorreram recentemente ao médium. O profissional cita, ainda, o caso da recuperação do familiar de um importante integrante do gabinete da presidente Dilma. João de Deus tem na sua lista de pacientes o ex-presidente Bill Clinton.

Corredores do Poder: Melo em novo partido reforça candidatura à Governo

O vice – governador José Melo prepara o caminho eleitoral, o partido liberal brasileiro (PLB), será a nova casa da astuta raposa. O deputado estadual Adjunto Afonso e seu filho Diego Afonso são os presidentes estadual e municipal respectivamente. Será que Melo terá mesmo força para emplacar uma candidatura ao governo?

Henrique Oliveira em rota de colisão

O período de conversa políticas, flertes, alianças, boatos, intrigas começou e começou forte. O comentário nos bastidores dão conta de que o deputado feral Henrique Oliveira (PR) está em rota de colisão com os cardeal Alfredo Nascimento, emparedado Henrique Oliveira estuda em sair candidato ao governo do estado e lançar o filho a deputado estadual.  

Constrangimento na Unimed

A pediatra Graças Freitas deu um show de mau humor, falta de profissionalismo e de compromisso com a medicina. Semana passada, pais, mães foram humilhados pela médica que estava de plantão no PS da Unimed, mesmo usando máscara e luva cirúrgica, evitou tocar nas crianças doentes e protagonizou cenas patéticas.

“Sua filha está muito gripada, retire ela do consultório, estou com medo de ser contaminada”.

Uma médica com mais de vinte anos de profissão com um comportamento hostil, ainda mais sendo uma pediatra.
A Unimed com a palavra.        

Manacapuru terra sem lei

O prefeito Washington Régis (PMDB) resolveu contratar em dispensa de licitação a empresa- H F CONSTRUÇÕES E TRANSPORTES LTDA - MECNPJ Nº 84.481.340/0001-71, o valor total de R$ 517.755,00 (Quinhentos e dezessete mil setecentos e cinquenta e cinco reais) pelo período 90(noventa) dias. Para execução do serviço de recuperação da pavimentação asfáltica em vias públicas no município de Manacapuru/AM. Como gasta esse prefeito!

Outra pérola de Guajará

O prefeito de Guajará Manoel Hélio Alves, age de maneira estranha e com suposto favorecimento a empresários aliados, a empresa I.C. SILVA - ME – CNPJ: 04.151.995/0001-42. Vai fornecer Pneus para Veículos em Geral e Máquinas Pesadas - Valor Total R$ 664.580,00 (seiscentos e sessenta e quatro mil quinhentos e oitenta reais).  Vigência da mamata: 07 (sete) meses a partir da data da assinatura.

Mirtes no PTN

O deputado estadual Abdala Fraxe, presidente regional do PTN, reuniu na semana passada com oitenta e cinco filiados e não filiados e candidatos a candidatos a deputados estaduais, federais, na sede do partido no bairro cachoeirinha. A ex- vereadora Mirtes Sales flerta com a legenda.  


Brasil ganha de 3 a 0 da Espanha

O espetáculo ocorreu no Maracanã, onde a Seleção Brasileira se apropriou do estilo de jogar futebol dos atletas da Espanha e fez a plateia gritar “olé”. Os gols de Fred (2) e Neymar cravaram as lanças fatais no peito dos atuais campeões mundiais, garantiram a vitória por 3 a 0 e o quarto título de Copa das Confederações ao Brasil, também vencedor em 1997, 2005 e 2009.
Com a conquista, exatamente 11 anos após o pentacampeonato mundial de 2002, o técnico Luiz Felipe Scolari resgatou de vez a confiança da torcida local a uma temporada do Mundial de 2014. Também deu aos seus adversários a mensagem que queria: os verdadeiros toureiros do futebol são brasileiros (apesar da 22ª colocação no ranking da Fifa), e não espanhóis. Do outro lado, o colega Vicente del Bosque tentará recuperar a sua equipe de um raro tropeço contundente desde os triunfos na Copa do Mundo de 2010 e nas Eurocopas de 2008 e 2012.
Justamente por esses últimos títulos, era a Espanha a favorita a tourear no Maracanã neste fim de semana. Não foi o que se viu. Acuados pelo apoio de milhares de torcedores, os visitantes não resistiram à pressão do Brasil, que abriu o placar logo no princípio, ampliou ainda no primeiro tempo e sacramentou o resultado no segundo, com direito a pênalti perdido por Sergio Ramos e a Piqué expulso. No final, só faltou o público cantar “Touradas em Madri”, sucesso na voz de Braguinha, como havia feito quem presenciou a goleada por 6 a 1 sobre os espanhóis no antigo Maracanã, em 13 de julho de 1950.
O jogo – Cantar o Hino Nacional Brasileiro à capela, após o sistema de som do estádio interromper a música prematuramente, já era um protocolo das partidas da Seleção na Copa das Confederações. No Maracanã, no entanto, jogadores e torcedores não somente reproduziram que o Brasil é “gigante pela própria natureza”. Os versos foram berrados, como se houvesse um exército vestido de amarelo dentro e fora de campo.
Foi com esse ímpeto bélico que a Seleção Brasileira iniciou a partida contra a Espanha. O resultado de tamanha disposição não poderia ter sido melhor. Logo no primeiro minuto de decisão, o forte Hulk avançou pela direita como um tanque de guerra e fez o cruzamento. Os defensores espanhóis Piqué e Arbeloa se assustaram com as presenças de Neymar e Fred na disputa de bola. O último deles, mesmo caído, empurrou para a rede.
O gol foi como uma bomba, capaz de fazer o Maracanã explodir de felicidade. Fred, o estopim da alegria, não resistiu e correu para os braços da torcida. A euforia regada à cerveja, que respingava para todos os lados a cada salto do público, atrasou o reinício da partida e pareceu deixar a Fúria ainda mais nervosa. Muitos dos espanhóis observavam a festa para a qual não tinham sido convidados com expressões sisudas e as mãos na cintura, em um prenúncio do que estava por vir.
Cabia à Seleção aproveitar o momento para inverter papéis com a Espanha. Acostumado a fazer os seus rivais correrem atrás da bola, o time campeão do mundo claramente tinha dificuldades para envolver o Brasil. Eram os donos da casa que trocavam passes até dentro da área. Como aos sete minutos, quando o meia Oscar recebeu um toque de calcanhar de Fred, ergueu a cabeça e bateu rasteiro, quase no alvo.
A superioridade brasileira se configurava de tal forma que os torcedores já não se importavam mais com os caros assentos do Maracanã. Estavam todos de pé, agitando camisas para avisar que “o campeão voltou”. O volante Paulinho foi mais um a se empolgar com aquele clima: pressionando a saída de bola espanhola, fez um desarme e mostrou ousadia para tentar encobrir Casillas. O goleiro hesitou, mas andou para trás para defender e evitar o segundo gol do jogo.
A ainda mais furiosa Espanha decidiu, a partir de então, não dar novas brechas para a Seleção. A qualquer custo. Neymar foi lançado em velocidade aos 15 minutos e acabou derrubado com vontade por Arbeloa – desta vez, o astro do Barcelona nem precisou enfeitar a sua queda no gramado. Fred queria o cartão vermelho para o oponente, já que via uma chance clara de gol naquela jogada, e usou a sua afoiteza exagerada para peitar alguns espanhóis.
Com o Brasil dando os seus primeiros sinais de que também poderia ser suscetível à pressão negativa de jogar em um Maracanã lotado, a Espanha finalmente começou a se organizar. Trocou passes sob vaias, sem atingir sucesso na tentativa de furar o grande bloqueio brasileiro. Por isso, Iniesta abdicou das suas características e clareou para finalizar de longa distância. O goleiro Júlio César trabalhou (bem) pela primeira vez e saltou no canto para espalmar.
O anseio da Espanha de atacar abriu bons espaços para a Seleção Brasileira responder. Foi por esses buracos que os atacantes de Felipão continuaram a incomodar Casillas, que viu uma conclusão cruzada de Fred e uma muito forte de Hulk, em bola rolada em cobrança de falta, irem para fora. O centroavante teve uma oportunidade ainda melhor aos 31 minutos, quando Neymar o deixou à frente da meta, com maestria. Ele bateu em cima do goleiro.
Mas não eram apenas os atacantes do Brasil que estavam em alta naquele primeiro tempo. Os zagueiros também. Aos 40 minutos, a Espanha viu em um clarão do lado direito a sua grande chance de anotar um gol. Pedro correu com extrema liberdade para a área, ajeitou o corpo e finalizou cruzado. Quando ele já se preparava para comemorar, David Luiz deu um carrinho para afastar a bola e ser ovacionado por todo o público do Maracanã.
O “gol” de David Luiz não foi o último da etapa inicial. Aos 43 minutos, Neymar tocou para Oscar na entrada da área e recebeu de volta, na ponta esquerda. O dono da camisa 10 (provando que Felipão fez justiça ao lhe dar o número) acertou um chute alto contra um já abatido Casillas e ampliou o marcador. Foi o último ato de um primeiro tempo dos sonhos para a Seleção Brasileira, que se dirigiu ao vestiário sob os gritos de “pentacampeão”.
Tentando dar sobrevida para a Espanha, Vicente del Bosque recorreu à entrada de Azpilicueta no lugar de Arbeloa no intervalo. Não adiantou. Já no segundo minuto, Hulk fez um passe rasteiro, e Neymar deixou a bola passar. Fred arrematou cruzado, de primeira, e colocou a bola no canto para marcar o terceiro gol do Brasil em uma aula de futebol para os campeões mundiais. A torcida apregoava a lição em música: “Quer jogar? Quer jogar? O Brasil vai te ensinar!”
Todo aquele clima de guerra criado antes da decisão, portanto, já havia dado lugar a um entusiasmo sem limites dos brasileiros. Entre os espanhóis, as substituições foram de nomes: Mata e Fernando Torres acabaram trocados por Jesús Navas e David Villa no decorrer da etapa complementar. O que não mudou realmente foi o panorama da partida. Nem mesmo quando Marcelo tentou desarmar Navas dentro da área e cometeu o pênalti, segundo o árbitro holandês Bjorn Kuipers.
Como o Brasil tinha domínio absoluto do jogo, a torcida não se abalou com o pênalti a favor dos visitantes. Ao contrário. Passou a reverenciar Júlio César, lembrando da defesa que ele fez em penalidade cobrada pelo uruguaio Diego Forlán nas semifinais. Neste fim de semana, o goleiro nem precisava ter pulado no canto certo para espalmar. Sergio Ramos se encarregou de bater para a linha de fundo, aos nove minutos.
O erro de Sergio Ramos enterrou definitivamente qualquer esperança da Espanha em reviver um Maracanazo uruguaio. Aquela praça de touros era legitimamente brasileira, conforme os torcedores avisavam em coro. Piqué entendeu a mensagem aos 22 minutos, quando derrubou o rápido Neymar (seu futuro companheiro na Espanha) e recebeu o cartão vermelho. Saiu de campo cabisbaixo, enquanto a plateia debochava ao berrar o nome da cantora Shakira, sua namorada, que era focalizada pelos telões do Maracanã.
Com um jogador a mais, o cenário ficou ainda mais perfeito para o Brasil tourear dentro de casa. Os espanhóis corriam, confusos, atrás da bola Cafusa enquanto os torcedores entoavam novamente o Hino Nacional Brasileiro. Felipão aproveitou para mandar Jadson a campo pela primeira vez, na vaga de Hulk, e tirar os também ovacionados Fred e Paulinho para as entradas do predestinado Jô e de Hernanes. Mas ninguém mais queria marcar gols àquela altura. Os tetracampeões da Copa das Confederações preferiam trocar passes ao som de “olé”, como um dia fizeram os espanhóis.

Alegoria do Garantido pega fogo durante apresentação

PARINTINS - AM: O Boi Bumbá Garantido teve uma de suas maiores infelicidades durante a  apresentação na segunda noite do Festival Folclórico de Parintins, neste sábado (28). Parte de uma das alegorias pegou fogo.

O incidente aconteceu em um das partes que formavam a alegoria do item 'Lenda Amazônica' da apresentação, 'O Curupira', e de onde saiu a cunhã poranga Tatiane Barros. Algumas faíscas que saíam da alegoria atingiram a parte de pano e o fogo se alastrou rapidamente.

Os bombeiros localizados na arena rapidamente agiram e apagaram o fogo com extintor. Além da alegoria, alguns integrantes que empurravam o carro foram atingidos, mas ninguém ficou ferido.


Dilma perde apoio, e eleição de 2014 iria para o 2º turno

Depois de três semanas de manifestações de rua em todo o país, a presidente Dilma Rousseff é a pré-candidata que mais perdeu apoio na corrida pelo Planalto.
Sua taxa de intenção de votos cai até 21 pontos percentuais. Embora ainda lidere a disputa de 2014, a queda indica que hoje ela teria de enfrentar um segundo turno.
Para piorar a situação da presidente, seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, se mostrou bem mais resiliente à insatisfação geral dos eleitores com os políticos.
Além de ter perdido só dez pontos percentuais, o petista ainda ganharia no primeiro turno a eleição hoje em um dos cenários apresentados.
Há um crescente movimento dentro do PT que pede a volta de Lula em 2014.
O Datafolha foi à ruas na quinta e na sexta-feira. Entrevistou 4.717 pessoas em 196 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O cenário hoje mais provável para a sucessão inclui Dilma, Marina Silva (Rede), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). Nessa simulação, a petista tinha 51% das intenções de voto nos dias 6 e 7 deste mês. Agora, desceu para 30%. Esse é o mesmo percentual da aprovação de seu governo, apurada no mesmo levantamento e divulgada ontem pela Folha.
Nesse mesmo cenário, Marina Silva subiu de 16% para 23%. Aécio Neves foi de 14% para 17%. Campos oscilou de 6% para 7%.
Os três adversários juntos pularam de 36% para 47%. Nessa hipótese, seria realizado um segundo turno entre a petista e Marina.
Impressiona o aumento de eleitores sem candidato --que dizem não saber quem escolher ou que afirmam votar em branco, nulo ou nenhum. No início do mês, eram 12%. Agora, são 24%.
No outro cenário no qual Dilma aparece como candidata é incluído também o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa --que tem negado intenção de disputar eleições.
Nessa hipótese, a petista tem 29% e há três nomes empatados em segundo lugar: Marina (18%), Aécio e Joaquim (15% cada um). Campos pontua 5%.
Lula é testado em duas simulações. Numa delas, vai a 45%. Nesse cenário, Marina, Joaquim, Aécio e Campos somam juntos 43% e ficam empatados tecnicamente com o ex-presidente. Haveria possibilidade de segundo turno.
Em outra cartela, quando o nome de Joaquim não é incluído, Lula tem 46% contra 37% de Marina, Aécio e Campos somados -aí o petista venceria no primeiro turno.
No geral, é possível dizer que os votos perdidos por Dilma foram, em parte, herdados por Marina e Joaquim. Um outro segmento de ex-dilmistas preferiu fazer um "pit stop" no grupo dos que não têm candidato. Aécio e Campos não se beneficiaram da desidratação de Dilma.
Outro indicador duro com a atual presidente é na pesquisa espontânea, aquela na qual o entrevistado não é confrontado com uma lista de nomes. A petista já havia caído de 35% para 27% de março para o início de junho. Agora, bateu em 16%. Lula se manteve estável, com 6%. Joaquim Barbosa, que nunca aparecia na pesquisa espontânea, surge com 2%.
Há oscilações nas intenções de voto quando se comparam as taxas do interior do país e de áreas urbanas. Dilma vai melhor no interior. (Fernando Rodrigues). 

Primeira noite do 48º Festival de Parintins ocorre sem registro de ocorrências graves

O primeiro dia do 48º Festival Folclórico de Parintins ocorreu sem registro de ocorrências graves, segundo balanço de ocorrências registradas pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) instalado em Parintins pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), na Operação Parintins 2013.
No total geral de ocorrências registradas (64), o CICC registrou apenas dois casos de roubos neste ano, redução de 66% em comparação ao mesmo período do ano passado. A maioria das ocorrências é relacionada aos casos de furto (11) e ameaça (10). Não foram registrados casos de homicídios, latrocínios e tentativa de homicídio, segundo dados do CICC.
De acordo com o secretário da SSP-AM, coronel PM Paulo Roberto Vital, com cerca de mil servidores atuando na área de Segurança, Parintins neste ano experimenta o modelo de policiamento do Ronda no Bairro, que deve ser efetivamente implantado no município até o final deste ano. “Temos o policiamento mais presente não apenas na área interna do Bumbódromo, mas em todas as vias da cidade”, disse Vital.
O secretário de Segurança ressalta o Plano Integrado de Segurança que está sendo executado na Operação Parintins 2013, reunindo a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e Defesa Civil do Estado, com o apoio da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP COPA), considerando que o Festival é um evento-teste para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, que ocorre no próximo ano em Manaus.
De acordo com comandante operacional da Operação Parintins 2013, tenente-coronel Franclides Ribeiro, as mudanças estruturais no Bumbódromo permitiram o acesso mais fácil do público ao Centro Cultural, também sem registros de ocorrências.
Registros
Nas duas delegacias da Polícia Civil foram registradas 45 ocorrências, sendo a maioria (20), perdas de documento. Foram registradas ainda três prisões em flagrantes, uma de injúria racial praticado contra um policial militar, uma embriaguez ao volante e uma violência doméstica. A Polícia Civil destaca que a Delegacia de Turista está funcionando no Porto de Parintins, das 8h às 18h.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a primeira noite do festival foi considerada tranquila, com poucas ocorrências dentro do Bumbódromo. As ocorrências mais registradas desde o dia 24 de junho até a manhã deste sábado, 29, são de Atendimento Pré-Hospitalar, quando os bombeiros atenderam vítimas de acidentes de trânsito, mal súbito, quedas e trabalho de parto.
Fonte: Agência de Comunicação do Amazonas
 

sábado, 29 de junho de 2013

Brasil e Espanha fazem final histórica no Maracanã

RJ - Chegou o momento mais esperado da Copa das Confederações. A final entre Brasil e Espanha era tudo o que a Fifa e os patrocinadores queriam. A grande partida será realizada neste domingo (30) às 19h 00 no Maracanã.

Segundo informações, uma partida amistosa entre as duas seleções foi negociada por meses. Mas as delegações foram "convencidas" pela Fifa e por patrocinadores a tentar guardar esse confronto para um jogo oficial, de preferência, uma grande final.

A Espanha foi a campeã da Eurocopa de 2008, da Copa do Mundo de 2010 e da Eurocopa de 2012. Para alguns, esses resultados colocaram a seleção espanhola entre as melhores da história. Mas esse status não seria comprovado se não enfrentassem e vencessem o Brasil, maior campeão da história.

A Fifa já indicou que a Copa das Confederações está batendo recordes de audiência pelo mundo, em comparação às outras edições do torneio. O jogo final entre a atual campeã e a maior campeã da história só aumentaria esse recorde, valorizando a competição.

Trio suspeito de latrocínio na Zona Norte de Manaus é preso

MANAUS Três homens envolvidos em homicídio ocorrido no Conjunto Amazonino Mendes (Mutirão), na Zona Norte de Manaus, foram presos. Rubem de Souza Goes, 20, é suspeito de ser o autor do disparo que atingiu o comerciante Martiniano Gadelha da Silva, 73, na noite da última quinta-feira (27), por volta das 18h, na rua 49 do Conjunto Amazonino Mendes. Ele foi preso por policiais militares em um posto de gasolina localizado no bairro São José. No momento da prisão foi apreendida com ele a arma usada no crime, uma pistola 40 e 7 munições.


Wellyngton Costa Santos, 19, foi preso na madrugada dessa sexta-feira (28), por volta de 1h, na rua “J”, quadra 35, bairro Armando Mendes, Zona Leste, e Kirk Khalil de Carvalho Lopes, 19, foi preso horas depois, na rua Doutor Basílio, no bairro Zumbi 1, também na Zona Leste. Eles foram presos por Policiais Civis nas respectivas residências.
De acordo com o Delegado Paulo Martins, Wellyngton Costa Santos, 19, e Kirk Khalil de Carvalho Lopes, 19, agiram juntamente com Rubem durante a tentativa de assalto que resultou na morte de Martiniano Gadelha da Silva.
“Durante a tentativa de assalto o trio utilizou um veículo roubado, modelo Gol, de placas DFJ-0415. Após relatos de testemunhas, a polícia conseguiu localizar um dos suspeitos. Com a prisão do Rubem, conseguimos chegar até os outros dois suspeitos”, informou Paulo Martins.
Em depoimento, Rubem alegou ter atirado em Martiniano após ele ter reagido ao assalto. Já familiares da vítima, que presenciaram a ação, afirmaram que o homem não reagiu ao assalto.
Na delegacia, após os procedimentos cabíveis, Rubem, Wellyngton e Kirk foram autuados por latrocínio tentado. O trio será levado para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde ficará à disposição da Justiça. O carro utilizado pelo trio na ação foi devolvido ao proprietário.

Drogado, jovem tenta matar mãe ateando fogo em casa

BOCA DO ACRE - AM: Luciano Pereira da Silva, 18, é o principal suspeito de ter incendiado a residência de sua própria mãe, a dona de casa,  Dária Pereira da Silva, 58. O crime ocorreu por volta das 20:30 no município de Boca do Acre, interior do Amazonas.

Rapidamente populares se reuniram para ver a residência se esvair em meio às labaredas. A Polícia Militar foi acionada e chegando ao local não tinha muito que fazer, a não ser convergir esforços dos que estavam presentes para tentar impedir que o incêndio atingisse as residências próximas.

Ao realizar buscas por outro meliante no local os policiais foram surpreendidos pelo incendiário Luciano que atentou contra a vida dos PMs com um punhal. Os policiais foram ágeis e imobilizaram o rapaz e o levaram para o 61º DIP.

Já na delegacia, a mesma guarnição que prendeu o meliante, recebeu um chamado de que uma residência estava pegando fogo no mesmo local onde Luciano havia atentado contra a vida dos policiais. Ouvindo a informação, Luciano não titubeou em revelar que ele tinha sido o autor do incêndio e que seu objetivo era que a casa pegasse fogo com sua mãe dentro. Para que isso acontecesse, ele deixou o botijão de gás aberto, para que tudo explodisse quando sua genitora adentrasse a residência.

Segundo a polícia, o criminoso estava visivelmente sob o efeito de droga.
A dona da casa, e mãe do bandido, Dária Pereira da Silva, 58 anos, contou que havia saído da casa há poucos instantes antes do fogo, e que nunca lhe passou pela cabeça que seu próprio filho seria capaz de um ato desses.

Ao ver a casa em chamas, Dária foi se socorrer na casa do irmão. Quando o polícia contou para a mulher a intenção do filho, ela ficou perplexa falou: “Ainda bem que Deus me tirou. Acabou tudo, meus documentos, meu cartão, meu dinheiro, perdi tudo”.

A mulher disse que morou a vida inteira junto com o filho e, segundo ela, Luciano nunca demonstrou atitudes de violência.

“Não sei para onde eu vou, estou na casa do meu irmão, não tenho roupa, não tenho mais nada”, lamentou a mulher aos prantos.

A mãe reconheceu aos policiais que o filho é viciado em droga.

Detran-AM recupera semáforos e instala sinalização vertical e horizontal

MANAUS -Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), está recuperando e revitalizando as sinalizações de transito horizontal, vertical e semafórica das principais vias de Parintins. A primeira etapa do trabalho, que inclui a substituição e recuperação de toda sinalização semafórica e horizontal e parte da vertical, já está pronta, e a segunda, que prevê a instalação de placas de informações, estará concluída até o fim de agosto.
“A determinação do governador Omar Aziz é dotar a cidade de Parintins de toda a infraestrutura necessária para que tenhamos um trânsito seguro, para motoristas e pedestres. Nossa prioridade é preservar a vida”, o diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza.
De acordo com Feitoza, os dez semáforos que estavam desligados ou desregulados já estão em pleno funcionamento. São quatro equipamentos instalados ao longo da Avenida Amazonas e Jonathas Pedrosa (Centro), dois na Avenida José Esteves (bairro Palmares) e quatro na Rua Silvia Meireles (bairro Francesa). Segundo Feitoza, os equipamentos serão substituídos, posteriormente, por lâmpadas de led, que são mais econômicas e tem maior durabilidade.
Sinalização horizontal – Feitoza explica que a sinalização horizontal terá uma extensão de 10 mil metros quadrados, entre faixas separadoras de tráfego, de pedestres, de retenção e sinalização indicativa de prioridade.
“Começamos o trabalho pela estrada do aeroporto Júlio Belém e nas principais vias de acesso ao Bumbódromo, mas esse trabalho será realizado em todas as ruas e avenidas da cidade de Parintins”, afirmou o diretor do Detran-AM.
Sinalização turística – Em relação à sinalização turística, Feitoza informou que no total serão instaladas 100 placas verticais com informações sobre prédios públicos, monumentos históricos e pontos turísticos da cidade de Parintins. Segundo o diretor do Detran-AM, as placas de sinalização verticais, a exemplo das faixas de pedestre seguirão o padrão azul e vermelho, dependendo da localização.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Semsa inicia instalação de Núcleos de Apoio à Saúde da Família

MANAUSA partir de segunda-feira, dia 1º de julho, nove equipes da Estratégia Saúde da Família que realizam atendimento no bairro Coroado, na zona Leste, vão passar a contar com o suporte de um Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF.
A equipe é formada inicialmente por assistente social, farmacêutico, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e nutricionista.Outros dois NASFs já estão preparados para atuação a partir do mês de julho, mas a meta da Secretaria Municipal de Saúde – Semsa é a composição de pelo menos 25 NASFs, 10 ainda este ano, que vão apoiar as 172 equipes de Saúde da Família que atuam no município de Manaus.
Cada NASF tem a capacidade de apoiar de cinco a nove equipes da Saúde da Família. Os NASFs também vão poder oferecer apoio através de fonoaudiólogos, educadores físicos e psiquiatras, entre outros, dependendo do perfil epidemiológico da comunidade atendida.
O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, explica que um Núcleo de Apoio à Saúde da Família tem como objetivo apoiar o planejamento e execução das ações realizadas pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), de acordo com o território de atuação de cada equipe de saúde.
Segundo as normas do Ministério da Saúde, as equipes dos NASFs, em parceria com as equipes da Saúde da Família, podem criar espaços de discussões para a gestão do cuidado, como, por exemplo, reuniões e atendimentos conjuntos em um processo de aprendizado coletivo.
Os NASFs podem ser divididos em nove áreas estratégicas: atividade física/práticas corporais; práticas integrativas e complementares; reabilitação; alimentação e nutrição; saúde mental; serviço social; saúde da criança/do adolescente e do jovem; saúde da mulher, do homem e do idoso; e assistência farmacêutica.
A composição dos NASFs é definida pelos gestores municipais, seguindo critérios de prioridades identificados pelas equipes da ESF.
A composição dos NASFs faz parte do processo de reordenamento da Atenção Primária à Saúde em Manaus, que tem como meta qualificar o atendimento, aumentar a cobertura da Estratégia Saúde da Família e garantir o acesso da população aos serviços.
O projeto de reordenamento também prevê a construção de oito Centros de Atenção Psicossocial – CAPSs; a ampliação e reforma das Unidades de Saúde; a construção de Unidades de Saúde da Família de porte II e IV, referência do Ministério da Saúde para aquelas construídas em área de 350 a 850 metros quadrados e com capacidade para a atuação de duas a quatro equipes; e a construção de duas Unidades Básicas de Saúde Fluvial.

Líderes partidários governistas foram unânimes em apoiar plebiscito, diz Eduardo Braga

BRASÍLIAOs líderes partidários da base aliada do governo no Senado chegaram a um consenso a favor do plebiscito sobre a reforma política. Segundo o líder do governo na Casa, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), os demais líderes foram unânimes em apoiar a proposta do plebiscito e concluíram que esta é a melhor forma de consulta popular.
De acordo com Braga, a ideia de um referendo para consultar a população depois que a reforma fosse aprovada no Congresso não foi bem recebida. Ele citou o exemplo do referendo feito recentemente no Acre sobre a mudança do horário. “O Congresso aprovou a mudança do horário no Acre. Aí mudou e virou lei. Depois veio o referendo e não aceitou a lei. E agora a lei está em vigor, o referendo não aceitou e criamos impasse no estado do Acre. Não podemos criar um impasse em torno da matéria como a reforma política”, disse.
Eduardo Braga também declarou que as negociações sobre o plebiscito estão andando “celeremente”. A presidenta se reuniu com os líderes do Senado e da Câmara hoje e vai receber os oposicionistas na segunda-feira (1º). Segundo o líder, o próximo passo será a negociação com a Justiça Eleitoral sobre a melhor forma de fazer a consulta e a definição, no Senado, dos termos em que o plebiscito será feito.
Perguntado se a população terá tempo suficiente de entender questões complexas relativas à reforma política, o líder disse que responder às demandas sociais rapidamente é tão importante quanto fazer a consulta com tempo suficiente de debate. “É preciso que se tenha consciência que não podemos nem ser tão lentos a ponto de não responder demandas da população, nem tão rápidos para não compreender o que a população deseja. Tem que ter ponderação de fazer com velocidade e tempo possível, mas atender o que a população mais almeja”, disse Braga.
O líder também declarou que o Brasil tem experiência em fazer eleições e consultas populares e poderá utilizar a tecnologia para realizar o plebiscito da melhor forma possível. Segundo ele, o mais importante agora é construir um consenso no Congresso em torno das perguntas que serão apresentadas à população.

Polícia Federal confirma prisão de deputado foragido

RO - A Polícia Federal confirmou que o deputado Natan Donadon (ex-PMDB de Rondônia) se entregou à polícia na manhã desta sexta-feira (28) após dois dias foragido. Ele é o primeiro parlamentar preso durante o mandato desde a Constituição de 1988.

A PF confirmou também que o deputado já passou pelo IML (Instituto Médico Legal) para fazer o exame de corpo de delito, que todo detento faz antes de ser preso.

De acordo com a PF, ele deve vir para a Superintendência da polícia no DF antes de ser preso. Donadon deve ficar detido na ala federal do presídio da Papuda, no Distrito Federal. 

De acordo com a assessora do deputado, Tatiana Soares, Donadon se entregou em um ponto de ônibus na avenida L2 Sul, em Brasília, e se apresentou ao superintendente da PF no Distrito Federal, Marcelo Mozeli.

Segundo Soares, Donadon se entregou fora da sede para não se expor à mídia -- vários jornalistas estão de plantão na Superintendência da PF desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a prisão dele, na quarta-feira. Ainda segundo a assessora, Donadon assinou o termo de apresentação.

O acordo também envolve que o deputado terá um encontro com a família e depois disso será encaminhado ao presídio.

De acordo com a assessora, ele não tentou fugir em nenhum momento. Ele atrasou a apresentação de ontem porque aguardava o acordo. "Não sou bandido, não tenho porque fugir", teria dito Donadon, segundo sua assessoria.

O caso

Natan Donadon foi denunciado pelo Ministério Público de Rondônia sob acusação de, no exercício do cargo de diretor financeiro da Assembleia Legislativa, ter desviado recursos daquele legislativo por meio de simulação de contrato de publicidade que deveria ser executado pela empresa MPJ Marketing Propaganda e Jornalismo Ltda. Outras sete pessoas também foram denunciadas.

O réu chegou a renunciar ao mandato na véspera do julgamento, em 27 de outubro de 2010, mas assumiu outro logo em seguida, após a condenação. Sua defesa pediu nos recursos a nulidade do processo.

Em 2010 o STF o condenou a 13 anos e quatro meses de prisão por formação de quadrilha e peculato. Donadon é acusado de participação em desvio de cerca de R$ 8 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia em simulação de contratos de publicidade.

Abraji registra 53 casos de violação contra jornalistas durante protestos

SÃO PAULO — A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou nesta sexta-feira uma nota pública em repúdio à violência contra os profissionais de imprensa, durante a cobertura das manifestações no país. Segundo a Abraji, desde o início dos protestos contra o aumento do preço das passagens de ônibus, mais de 50 profissionais da imprensa foram agredidos, hostilizados ou presos no Brasil.

Levantamento realizado pela Abraji com informações de sindicatos, redações e da ONG Repórteres Sem Fronteiras indica pelo menos 53 casos de violação contra 52 jornalistas (o repórter Leandro Machado, da Folha de S.Paulo, foi preso num dia e agredido em outro).

Das 53 ocorrências levantadas, 34 se referem a agressão, hostilidade ou ameaça por parte da polícia. Outros seis casos são de prisão, por períodos que variam de poucos minutos até três dias. Outras 12 ocorrências foram protagonizadas por manifestantes, e em um dos casos não foi possível identificar o que causou o ferimento a um profissional.

O levantamento realizado pela Abraji é parcial: há casos que podem não ter sido computados por diversas razões, inclusive quando veículos ou jornalistas preferem não ter suas estatísticas divulgadas.
Foram registrados episódios de agressão em 11 cidades brasileiras. São Paulo foi o local onde houve mais casos – 25, quase a metade do total. Fortaleza vem logo em seguida, com seis casos. O Rio de Janeiro teve cinco. O jornal Folha de S.Paulo foi o veículo com mais vitimas: 7 profissionais, entre repórteres e fotógrafos.
A Abraji diz que “o trabalho dos repórteres de todos os meios que estão nas ruas cumprindo com o dever de manter a sociedade bem informada deve ser respeitado, independentemente de suas preferências políticas e dos meios em que informam. Repórteres cobrem hoje as manifestações com o mesmo profissionalismo e destemor com que cobriram as grandes passeatas contra a ditadura, a campanha das Diretas Já, a campanha pelo impeachment de Fernando Collor”.

“A Abraji repudia a violência da polícia contra manifestantes pacíficos e jornalistas e repudia igualmente a hostilidade de alguns manifestantes contra os trabalhadores dos meios de comunicação, como repórteres, fotógrafos, cinegrafistas e motoristas. Impedir ou dificultar o trabalho da imprensa é agir contra a democracia”, diz outro trecho da nota.

Suspeito de assaltar comércio na Zona Oeste é preso

MANAUSDiego da Encarnação Maciel, 19, foi preso por suspeita de ter assaltado um mercadinho no último dia 17 de maio, na rua Central, Conjunto Ajuricaba.  Logo após o assalto, o Delegado Orlando Amaral divulgou as imagens de segurança do estabelecimento comercial. O valor roubado na época não foi informado pelo proprietário do local.

Um mandado de prisão foi expedido no último dia 11 de junho pelo juiz plantonista da Vara Criminal, Alcides Carvalho Vieira Filho. Diego foi preso na quarta-feira (26), por volta das 17h, na residência do irmão dele, localizada na rua Zero, bairro Alvorada, Zona Oeste de Manaus.

Nas imagens, é possível ver que a dupla, já identificada como Diego Encarnação, que está preso, e Rodrigo Barboza Lucena, 20, que continua foragido, chegou ao local em uma motocicleta de placa não identificada e estacionou na rua lateral ao estabelecimento. Rodrigo entra no mercado, enquanto Diego fica esperando na rua ao lado.

Ainda nas imagens da câmera de segurança, é possível ver que durante o crime um dos funcionários do mercadinho vai até a rua lateral e percebe a presença de um homem, mas não desconfia do roubo. Toda ação durou aproximadamente três minutos.

O Delegado Orlando Amaral comentou sobre o outro foragido. “Rodrigo já esta sendo procurado por investigadores da Polícia Civil e a prisão dele deve acontecer em breve”, frisou.

Diego foi autuado por roubo e encaminhado para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde ficará à disposição da Justiça.

Partidos da base sugerem fim da reeleição

BRASÍLIAApós dia intenso de reuniões entre a presidenta Dilma Rousseff, presidentes de partidos e líderes da base aliada na Câmara e no Senado, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, reiterou ontem (27) que o governo conseguiu consenso em torno da proposta de um plebiscito sobre a reforma política. No entanto, a base aliada provocou mal-estar ao propor um debate sobre o fim da reeleição e mandato de cinco na consulta popular.


O presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), se mostrou favorável a ideia. “Mas isso só seria para 2018”, ressalvou ele. “Time que não faz gol leva, e nós estamos levando agora”, resumiu Raupp, avaliando o clima das ruas. “Não sei por que o constrangimento com essa ideia. Não é para cassar mandato de ninguém agora”, emendou o senador Eunício Oliveira (CE), líder do PMDB.
Segundo informações do Estado, Dilma é contra incluir questões sobre o tema no plebiscito. O PT vai insistir numa reforma que vigore em 2014.

Luan Santana vai cantar na visita do papa ao Brasil

RJAlém do papa Francisco, a Jornada Mundial da Juventude, entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio, terá a presença do astro juvenil Luan Santana, um dos maiores vendedores de CDs, DVDs e ingressos do País (isso não quer dizer que ele seja bom). Ele vai cantar a Oração de São Francisco na vigília, no dia 27, em Guaratiba, na zona oeste. Imagina só, se ele já é ruim cantando as próprias músicas...
"O jovem católico já estará conosco. Quero é chamar a atenção daquele que não tem nada a ver com isso, do que está alienado por aí", explicou Ulysses Crus, diretor responsável pela via-sacra na Praia de Copacabana. "O ritmo será o do jovem, muitas coisas ao mesmo tempo. O desafio é não fazer desse encontro algo cansativo."
Mais de cem artistas de destaque no meio católico, como os padres-cantores Marcelo Rossi e Fábio de Mello, vão se apresentar. Trechos da Bíblia serão lidos por artistas católicos como a apresentadora Ana Maria Braga e o ator Tony Ramos. Os organizadores planejam também o maior "flash mob" do mundo, com possivelmente mais de um milhão de pessoas: vão ensaiar uma coreografia em um dia para apresentar no outro.

PF prende suposto traficante internacional no Rio de Janeiro

RJ - Agentes da Polícia Federal prenderam, durante operação realizada na manhã desta quinta-feira (27), um espanhol de 35 anos suspeito de ser um traficante de drogas com atuação na América do Sul, na Europa e na Oceania. Durante a ação, denominada "Monte Perdido", os agentes apreenderam R$ 20 milhões em bens móveis e imóveis, de acordo com o órgão.

Oliver Ortiz de Zarate Martins foi preso em casa - um apartamento triplex, no Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Contra ele, havia um mandado de prisão por tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. De acordo com a PF, Oliver era proprietário da boate The Room, também na Barra, que fechou, e se preparava para abrir outra casa noturna na Lapa, Região Central da cidade.

As investigações contaram com a colaboração da Receita Federal, das polícias de Portugal e da Austrália e de agentes do Drug Enforcement Administration (DEA), dos Estados Unidos.


Estão na lista dos bens sequestrados do espanhol: um lote de 72 mil metros quadrados em Queimados; um lote de 36 metros quadrados em Queimados; apartamento na Barra da Tijuca; casa no Joá; prédio da boate The Room, na Lapa; filial da The Room, na Barra e a loja da academia Ordeza, também na Barra.

De acordo com o delegado Paulo Telles, Oliver vai responder pelo crime de lavagem de dinheiro e pode pegar pena de três até dez anos de prisão. Ele explicou que a rota do tráfico de cocaína para a Europa e a Austrália saía direto da Colômbia e seguia para seus destinos num veleiro.

"Ele não trafica no Brasil. Ele é um grande negociador, um grande fornecedor de drogas para a Austrália e a Europa. Na Austrália, o quilo da cocaína custa mais de R$ 100 mil. Aqui, ele era somente um espanhol com visto de permanência legal, casado e com filho. Um empresário, que embora mal sucedido, já que todos seus negócios faliram, tem um patrimônio de mais de R$ 20 milhões", explicou o delegado.


Bens apreendidos e investigação

Na casa do espanhol, a polícia apreendeu uma Ferrari, duas picapes Hilux, uma moto Harley Davidson, R$ 175 mil, US$ 150 mil e €110 mil. Não foram encontradas drogas ou armas.

Ainda de acordo com a PF, o espanhol não era procurado por nenhum organismo internacional, como a Interpol, por exemplo. Telles contou também que as investigações sobre Ortiz começaram há cerca de um ano, a pedido da polícia australiana. O pedido veio depois que os australianos aprenderam um veleiro com 300 quilos de cocaína e prenderam quatro espanhóis.

"Na ocasião a polícia australiana desconfiava de que o veleiro pertencia ao espanhol, mas não tinha como provar e nos alertou para ficarmos de olho nele. Passamos a investigá-lo e com a ajuda da Receita Federal vimos que ele tinha um patrimônio incompatível com os negócios que mantinha no Rio" acrescentou Telles, destacando que Ortiz mora no Brasil desde 2009. 



'CPI da Telefonia' já tramita na Assembleia

MANAUS - Os deputados estaduais Marcos Rotta (PMDB), Marcelo Ramos (PSB) e Adjuto Afonso (PP) protocolizaram, oficialmente na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), o pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a má prestação de serviços das operadoras de telefonia móvel e fixa em atuação no Amazonas.

O requerimento, que contou com nove assinaturas, será analisado pelo presidente da Casa, o qual deverá despachar e designar a instauração da CPI. Após a designação dos membros, presidente e vice-presidente da referida Comissão, será realizada a primeira reunião para discutir medidas a serem adotadas. A CPI terá um prazo regimental de 120 dias, prorrogáveis por 60, para concluir os trabalhos. 
Na tribuna, o líder o PMDB na Casa afirmou que espera contar com o apoio de seus pares para garantir a instalação da CPI. “Não dá mais para conviver com o desrespeito por parte dessas operadoras. Os consumidores pagam caro e exigem serviços de qualidade e, como representantes do povo, cobraremos isso das empresas”, afirmou Rotta, ao aproveitar para agradecer o apoio declarado do deputado Luiz Castro (PPS), o qual afirmou que todos os 24 parlamentares deverão contribuir com a CPI. 

O pedido de CPI terá como base um estudo realizado pela comissão, com dados de reclamações e relatos de consumidores sobre os serviços oferecidos pelas operadoras, tanto na capital quanto no interior. 

Na opinião do deputado Marcelo Ramos, a ALEAM já fez todos os esforços de diálogos possíveis, mas, infelizmente, de nada adiantou. “Os serviços oferecidos pelas empresas não estão a contento, por isso devem ser investigados. Essas empresas não se incomodam em constranger os parlamentares, elas vêm até a Assembleia, firmam compromissos e saem daqui como se nada tivesse acontecido. Já chegamos ao limite”, comentou Ramos. 

Na avaliação do Adjuto Afonso, as empresas tem de respeitar a Casa e os acordos firmados com a anuência deste Poder. “Somos os representantes do povo e temos de lutar pelos direitos deles. Vamos mirar nas operadoras para garantir bons serviços”, disse. 

Rotta explicou ainda que o trabalho da CPI será norteado pela Lei Federal 9.987, de 1995, que detalha concessão e permissão do serviço público, e pela Lei Federal 8.078, de 1990, do Código de Defesa do Consumidor. 

Unale


De acordo com Rotta, ao concluir a “CPI da Telefonia” no Amazonas, a ideia é juntar os relatórios de todas as CPIs em andamento em 17 Assembleias Legislativas do País e montar um único relatório. “Pretendemos entregar um relatório geral e completo sobre a telefonia nestes 17 Estados e entregar à União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). A ideia é fazer com que a Unale leve esse material ao Congresso Nacional, para seja que tomada uma providência na esfera federal”, explicou Rotta.