segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Número de multas de trânsito em Manaus cresce 12,5% em nove meses

MANAUS- Entre janeiro e setembro deste ano, 19.187 multas foram registradas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). O número representa um crescimento de 12,5% nas infrações em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 17.062 mil autuações. O mês que apresentou a maior quantidade de multas foi setembro, com 2.969 punições. Atraso no emplacamento do veículo e Lei Seca são as principais irregularidades.
De acordo com o diretor-presidente do Detran, Leonel Feitoza, a intensificação nas fiscalizações realizadas diariamente pelo órgão é o fator responsável pelo aumento do número de multas cadastradas pelo sistema. "Intensificamos nossas fiscalizações diárias e, com isso, logicamente, aumentou a quantidade de infrações. Mas é importante que a população saiba que nós não queremos multar, e sim conscientizá-la sobre a importância do cumprimento das leis", ressaltou Feitoza.
O diretor afirma que com a ampliação das penalidades, consequentemente, o faturamento do departamento apresentou aumento. Mesmo sem falar em números reais, Feitoza destacou que a maior parte das multas são aplicadas devido ao atraso no emplacamento do veículo ou aà Lei Seca.
Leonel disse que as fiscalizações servem também para coibir acidentes de trânsito. "Constatamos que na Avenida Torquato Tapajós, 95% dos acidentes decorrerem por excesso de velocidade ou excesso de álcool. A ingestão de bebida alcoólica, direção e celular, não combinam", disse, acrescentando que, durante os finais de semana, segundo pesquisa do órgão estadual junto às empresas de táxi, a procura pela prestação desse serviço subiu de 30% a 40%.
"Entre os jovens há o Amigo da Vez, onde, a cada saída, um membro da turma é escolhido para ser o motorista e, por isso, não bebe. Temos consciência que não mudaremos isso [comportamento das pessoas] da noite para o dia", completou o presidente do Detran.
Fiscalizações Natalinas
As fiscalizações no período de festas natalinas serão intensificadas pelo Detran. Além disso, a partir do dia 10 de dezembro, o órgão irá lançar a "Lei Seca do Bem". "Queremos mostrar à população que a Lei Seca não é algo do mau. Queremos apresentar o lado bom, o que dá sentido à lei, que é salvar vidas", disse Leonel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário