segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

De´Carli propõe PL para moralização do salário dos parlamentares



Vereador apóia campanha nacional liderada pelo bispo Dom Manuel Cruz que sugere aos parlamentares a mesma base de aumento do salário mínimo


O vereador Paulo de De´Carli (PRTB) defendeu hoje, no pequeno expediente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), que o reajuste dos parlamentares acompanhe o mesmo índice de aumento dado ao salário mínimo. Para forçar o debate sobre o assunto no parlamento municipal, o vereador vai protocolizar, ainda esta semana, um Projeto de Lei (PL) que tem como pressuposto garantir isonomia, pelo menos quanto aos índices que regem os reajustes da maioria dos trabalhadores. “Quando se fala em aumento do salário mínimo a primeira questão levantada é o impacto que esse reajuste vai causar aos cofres da União. A mesma preocupação não existe quando o reajuste favorece a classe política”, justifica o vereador.

Em seu discurso na CMM, De´Carli mencionou o exemplo do bispo emérito de Limoeiro do Norte (CE), Dom Manuel Edmilson da Cruz que encabeça um movimento nacional, aos moldes do “Ficha Limpa”, para provocar a adesão da sociedade nas discussões sobre o reajuste dos parlamentares com base no aumento do salário mínimo. “A matéria é polêmica, mas deve ser amplamente debatida por aqueles que legislam. Não é justo o trabalhador receber R$ 545 e os parlamentares usufruírem de um acréscimo de 61,83% vinculado aos seus vencimentos”, defende De´Carli.

Ainda segundo o vereador, a mesma regra não se aplica a magistrados e procuradores uma vez que esses cargos têm como característica o merecimento. “Mas, os parlamentares são eleitos pelo povo, ou seja, eles recebem a chance de representá-lo e, portanto devem ser submetidos aos mesmos critérios que qualquer trabalhador”, esclarece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário