terça-feira, 31 de maio de 2011

Deputados discutem legalização da maconha

Em discurso na manhã desta terça-feira (31) na Assembleia Legislativa do Amazonas, a deputada Conceição Sampaio (PP) afirmou que causa não apenas espanto, mas também repúdio a ideia de legalização da maconha, como, segundo ela, defendeu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, no último domingo). “Quero lembrar, aqui, de milhares de famílias enlutadas neste país, de filhos vivos-mortos, de mulheres que, infelizmente, não têm dinheiro para tratamentos de seus filhos dependentes das drogas”, afirmou. “A droga não mata só quem a usa, mas também destrói as famílias”.

Para a deputada, “é incrível” como no Brasil, quando não consegue criar políticas para fazer a “repressão do mal”, busca-se a legalização da droga. Ela lembrou que hoje é o Dia Mundial de luta contra o tabagismo, assunto relacionado às demais drogas. “E aí a gente ouve de um ex-presidente da República, um sociólogo, a intenção de buscar essa legalização. Quero apresentar a minha opinião e o meu repúdio, como representante do povo que eu represento”, declarou Conceição que, num aparte do colega Luiz Castro (PPS), ouviu que FHC não propõe uma simples legalização da maconha.

Pistoleiros urbanos ameaçam ocupantes do loteamento no Tarumã


Doze homens encapuzados e portando armas de fogo estão ameaçando ocupantes do loteamento José Alencar, Tarumã, zona oeste. No local, de 20 mil metros quadrados, existem 1.475 famílias distribuídas em lotes. A denúncia é do coordenador do Movimento Sem-Teto do Norte, Agnaldo Pereira, 44.
De acordo com Agnaldo, essa não é a primeira vez que os jagunços ameaçam os moradores. “Eles sempre estão aqui rondando os lotes com armas em punho. Eles chegam por terra ou pelo igarapé”, disse.
Hoje, duas mulheres, sendo uma grávida, passaram mal depois serem ameaçadas por uma dupla armada. Segundo elas, eles atiram contra os ocupantes do terreno, não houve feridos.
“Olhei para o lado e vi dois homens armados. Eles atiraram e eu desmaiei”, disse a dona de casa Cláudia Gomes, 34, grávida de oito meses. “Eu ouvi o disparo e logo em seguida desmaiei”, contou Francisca Oliveira Fernandes, 52.

Adolescente é baleado dentro de escola municipal na AM-010


O crime aconteceu durante a realização de um evento na instituição de ensino

Um estudante de 17 anos da Escola Municipal Abílio Alencar, localizada no km 35 da AM-010 (Manaus-Itacoatiara), foi baleado, na noite desta segunda-feira (30). O crime aconteceu por volta das 20h durante a realização de um evento na instituição de ensino. A vítima mora na comunidade Lagoa Azul, zona rural de Manaus.
Um jovem, não-identificado, estava do lado de fora da escola quando efetuou os disparos contra os alunos. O adolescente ferido foi encaminhado para o Hospital e Pronto Socorro João Lúcio, localizado no bairro Coroado, zona Leste de Manaus, ainda nesta segunda-feira.


José Ricardo cobra rápida atuação do Estado e da União em conflitos de terras no Sul do Amazonas



Depois do assassinato do agricultor Adelino Ramos, líder do Projeto de Assentamento Florestal (PAF) Curuquetê, no Município de Lábrea, e de outras duas lideranças da localidade, o deputado estadual José Ricardo Wendling (PT) reafirmou que o Sul do Amazonas virou terra sem lei. Ele cobrou que o Governo do Estado atue com agilidade garantindo segurança pública na área, bem como fazendo mediação, proteção e regularização dessas terras, por meio do órgão estadual que atua nessa questão. E mais: defendeu que o Governo Federal dê mais atenção a esses conflitos, com ação efetiva do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

De acordo com o parlamentar, é de se lamentar esses assassinatos de líderes que defendem a floresta e que estão sendo ameaçados de morte por fazendeiros e grileiros. A Comissão Pastoral da Terra (CPT) já até divulgou lista de 30 pessoas que estão ameaçadas nessa área. “Fica aqui o nosso registro e solidariedade a essas pessoas, mas também cobrando ações rápidas e eficazes do poder público”.
       

Elias apóia iniciativa de Morhan



Atualmente, apenas 3,4% da população que reside no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste de Manaus, ou o equivalente a 439 pessoas de um universo de 12,3 mil moradores, possuem o mal de Hansen ou alguma seqüela da doença. O diagnóstico faz parte de um levantamento epidemiológico realizado entre agosto do ano passado e abril deste ano de forma coletiva sob a coordenação da enfermeira e epidemiologista da Policlínica daquele bairro, Viviana Cláudia Almeida.
De acordo com a profissional da saúde, o trabalho foi registrado em cartório e apresentado aos secretários de saúde do Estado e Município, durante encontro promovido pelo Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas Pela Hanseníase (Morhan), no último dia 17 de maio. Esses números e a realidade do atendimento e tratamento médico precário aos hansenianos que hoje precisam do serviço básico de saúde estadual e municipal na Colônia Antônio Aleixo, foi tema de uma tribuna popular, na manhã de hoje (31), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), promovida pelo gabinete do vereador Elias Emanuel (PSB).
Bastante sensível às manifestações e atos que o Morhan vem promovendo nos últimos meses, para que os filhos separados de seus pais que tinham a doença há muitas décadas, sejam indenizados pelo governo federal, Elias Emanuel está preparando uma moção de parabenização ao movimento em nível nacional e regional, que deverá ser enviado à Secretaria Especial dos Direitos Humanos, em Brasília, na pessoa da ministra, Maria do Rosário Nunes.
A coordenadora regional do Morhan, Waldenora da Cruz Rodrigues, afirmou que o órgão não possui números exatos de quantos filhos foram separados de seus pais, que moravam isolados na Colônia Antônio Aleixo, mas que em todo o Brasil somam mais de 40 mil pessoas, que hoje estão entre 40 e 50 anos de idade. A indenização estimada a essas pessoas está na faixa de R$ 70 mil para cada um.
Waldenora disse que iniciativas como a do vereador Elias Emanuel faz com que temas como este ganhe projeção dentro do Legislativo Municipal e parabeniza a posição do parlamentar. Elias, que é presidente da Comissão dos Direitos da Criança, Adolescente e do Idoso da Câmara, anunciou que deve realizar, nos próximos dias, uma audiência pública para tratar somente do projeto “Filhos Separados” do Morhan Manaus.

Nelson Goetten presidente do PR em Santa Catarina é preso sob suspeita de estupro

Presidente do partido da Republica (PR) em Santa Catarina, Nelson Goetten de Lima, foi preso na tarde desta segunda-feira (30) acusado de estupro e aliciamento de menores, crimes que ele nega ter cometido.
De acordo com a Secretaria de Segurança do Estado, Lima é suspeito de ter abusado de pelo menos duas adolescentes, uma de 14 anos e outra de 16 anos. Informações iniciais apontam que os crimes eram praticados desde 2009.

A investigação aponta que ele teria convidado as garotas para uma festa em seu apartamento na cidade de Itapema, no litoral norte catarinense. Um homem e uma mulher que supostamente auxiliavam Lima em seus crimes também foram presos. O presidente do PR, de 54 anos, passou a noite na sede da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), em Florianópolis.