O bairro São José será sede do 1º Fórum de Sustentabilidade da Zona Leste de Manaus que ocorrerá na próxima quinta-feira (26) no auditório do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Cemeja), localizado na Rua J, atrás do Shopping Grande Circular. Promovido pelo vereador Hissa Abrahão (PPS), o evento tem como objetivo reunir profissionais liberais, vendedores ambulantes, microempresários e estudantes para debater mecanismos de economia sustentável na região.
Esquecidos pelos governantes em assuntos relacionados à sustentabilidade, os moradores da Zona Leste terão a oportunidade de tirar dúvidas e obter conhecimento sobre o desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente durante o evento. Para Hissa, o fórum poderá ser um marco no cotidiano de muitos moradores que desconheciam o tema. “O observamos que o termo (sustentabilidade) não alcançou a principal fatia da sociedade: o povo. Para se ter uma idéia, o maior fórum de sustentabilidade do mundo que ocorreu em março, deste ano, no Hotel Tropical em Manaus, não teve a presença de representantes de uma das zonas mais populosas da capital”, explicou o parlamentar.
Durante o fórum, Hissa discursará sobre os principais projetos apresentados na Câmara Municipal de Manaus (CMM) na área do meio ambiente como a proposta que obrigam restaurantes e empresas de refeições a coletarem óleos de cozinha para utilização em bicombustível (projeto que foi aprovado na CMM e sancionado pelo Executivo Municipal); o projeto de lei que torna obrigatório o uso de papel reciclado na administração pública; a proposta que obriga supermercados a substituir sacolas plásticas por outras de material biodegradável, entre outros projetos.
“Acredito que podemos fazer com os próprios donos de mercadinhos não utilizarem mais sacolas plásticas e sim sacolas biodegradáveis ou ate oferecerem desconto nas vendas para o consumidor que levar sacolas de casa, pois essas não iriam para o lixo. Se acontecer isso pelo menos com uma parte, teremos nossa missão cumprida”, defende o parlamentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário