sábado, 21 de maio de 2011

Vox vira alvo da PF e tenta se regularizar


Depois da denúncia feita aqui no blog sobre o funcionamento irregular da Vox FM, a direção da rádio adotou algumas providências, a principal das quais foi a mudança de endereço. Como está usando uma frequência reservada à Associação Comunitária da rua Belo Horizonte, a emissora decidiu mudar a sua sede para o local, uma das exigências para o funcionamento de uma estação comunitária. o estúdio atual fica no bairro Parque 10, fora da área de alcance prevista em lei.
A atuação irregular da rádio, entretanto, já chamou atenção da Polícia Federal, tanto que um delegado enviou ofício ao escritório local da Anatel solicitando informações sobre o funcionamento da emissora. Cabe à PF desativar veículos de comunicação que atuam em desacordo com a legislação, uma vez que rádios e televisões são concessões públicas federais.
A Vox vem ocupando há pelo menos dois meses a frequência 87,9 MHz, destinada a emissora comunitárias em Manaus. Como apenas uma associação autorizada montou efetivamente uma radio - no Mutirão, zona Norte -, a Voz fez acordo com o pessoal da rua Belo Horizonte e passou a usar a faixa. É comum ouvi-la quando se está nas zonas sul, centro-sul, oeste e centro-oeste da cidade. Apenas na área abrangida pela emissora ligada à Igreja Católica do bairro Amazonino Mendes é que se ouve a emissora autorizada.
Criada para funcionar como rádio WEB - emissora focada na internet -, a Vox estendeu seu sinal para a frequência modulada (FM) por meio de um processo absolutamente irregular. Para funcionar como comuntária, ela teria que se estabelecer na comunidade autorizada - no caso, a rua Belo Horizonte - e só pode veicular apoios culturais e não comerciais convencionais. Além disso, só pode espalhar sua programação para um perímetro limitado, com transmissor limitado à potência equivalente.
Se a PF for a fundo, vai encontrar muita irregularidade, cometida por gente que sabe muito bem o que está fazendo.
Com a artimanha de fazer o acordo com a associação, a rádio atraiu para sua programação comunicadores conhecidos, como o ex-vereador Braz Silva e o radialista Nei Amazonas. Aparentemente, o episódio da denúncia sobre utilização irregular da frequência comunitária causou uma cisão na cúpula da emissora. Um dos sócios do empreendimento, George Dantas (foto acima), que se notabilizou há alguns anos por ser um dos mais assíduos tuiteiros de Manaus, comprando briga com quase todas as correntes políticas da cidade, anunciou sua saída da sociedade. Veja o que ele postou no site da empresa:

"Caros amigos, 

É chegada a hora de dizer até logo.
Depois de participar intensamente de todo o processo de criação da VOXI FM e ver tudo o que planejamos juntos se tornar realidade é extremamente gratificante constatar que todo o trabalho, todo o esforço e toda a dedicação ao projeto valeram a pena.
Nesse caminho, aprendi e compartilhei muitas experiências com o Jornalista Claudio Barboza, o Radialista Jucem Rodrigues e o nosso advogado Valcerlan Cruz, todos focados em fazer acontecer a primeira radioweb profissional da Amazônia e depois, alçar novos vôos com a VOXI FM em 87,9.
Vida que segue, agora, parto para novas experiências profissionais ainda mais desafiadoras, uma proposta profissional que me obriga a deixar de participar do dia-a-dia VOXI FM.  
George Dantas"
Fonte: Blog do Hiel Levy



Nenhum comentário:

Postar um comentário