quinta-feira, 26 de maio de 2011

Comissão de Educação visita Bolsa Universidade


A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus visitou nesta quinta-feira o Bolsa Universidade, programa criado com o intuito de proporcionar aos cidadãos de baixa renda a oportunidade de concluir a primeira graduação. A visita teve como meta conhecer todos os parâmetros e mecanismos que são usados no gerenciamento do programa, para que a comissão pudesse tecer um diagnostico completo do seu funcionamento desde a sua implantação.

Num primeiro momento o Secretário Executivo do Bolsa Universidade Ronyerveson Pereira Siqueira, detalhou todo processo do programa e demonstrou como são feitas as escolhas dos alunos, mas principalmente de como é feita à varredura no sistema para evitar pessoas que não tenham o perfil desejado. “Quem hoje está no programa é porque realmente necessita dele, quem tentou burlar já foi afastado e está respondendo processo administrativo”, disse.

O vereador Wilker Barreto que faz parte da comissão disse está satisfeito com o programa, mas chamou a atenção sobre um item. Segundo ele, o aluno ter de apresentar no relatório o seu domicilio eleitoral, pode não ser visto com bons olhos, que isso pode de certa forma dá margem a chamarem de programa eleitoreiro. “Eu acho que o programa é serio e dedicado a auxiliar quem precisa, mas por via das duvidas é melhor rever este item”, argumentou.

O Presidente da Comissão Joaquim Lucena – PSB, disse que a visita foi importante para ter uma idéia da dimensão do programa. Para ele quando se envolvi a questão cidadão e principalmente em grande numero se deve ter uma atenção maior. “Nosso papel não de criticar, mas sim poder de alguma forma contribuir para desenvolvimento sadio do programa”, enfatizou.

A expectativa para o próximo ano segundo o gestor do Bolsa Universidade é receber mais 12 mil novos cidadãos que serão contemplados com descontos em bolsas de 50%, 75% e até 100%. O vereador disse ser interessante que estes dados sejam passados para a sociedade através de uma tribuna popular ou até mesmo de audiência publica a ser realizada na Câmara. “Precisamos mostrar estes dados para a população, eles são os maiores interessados nisso tudo”, propôs o parlamentar.

Nas próximas semanas será marcado pela comissão na Câmara Municipal de Manaus uma visita do Secretário do Bolsa Universidade, para que a idéia seja colocada em pratica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário