sexta-feira, 3 de junho de 2011

Uso das plantas medicinais na arte de curar é tema central de debates


Por Osmir Medeiros

O acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a plantas medicinais e a fitoterápicos com segurança, eficácia e qualidade será o eixo dos debates na I Semana Estadual e na II Semana Municipal de Plantas Medicinais, que acontecem em Manaus no período de 8 a 10 deste mês. Aberto à comunidade, o evento reunirá na capital amazonense especialistas de várias partes do País, para palestras e mesas redondas organizadas com o objetivo de contribuir para a melhoria da atenção à saúde da população.
A abertura solene dos dois eventos ocorrerá às 15 horas do dia 8, quarta-feira da próxima semana, no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), e já contará com palestra do dr. Roberto Leal Boorhem, representante da Associação Brasileira de Fitorerapia (Abfit) e um dos maiores especialistas brasileiros em plantas medicinais.

Programação

Na quinta e sexta-feira (9 e 10) as atividades serão no Parque Municipal do Mindú. Na quinta, palestras a partir das 8 horas sobre segurança e eficácia dos fitoterápicos (dr. Antonio José Lapa – Centro de Biotecnologia da Amazônia), bioprospecção de plantas da Amazônia (dr. Danilo Ribeiro de Oliveira – Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro), modelos de trabalho em fitoterápicos e fitoterapia (dr. Roberto Leal Boorehm), fitoenergia (dr. Antonio dos Santos), plantas medicinais utilizadas na Amazônia (pesquisador Moacir Biondo – Universidade Federal do Amazonas), plantas antimaláricas da Amazônia (dr. Adrian Pohlit – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), e pesquisas de plantas medicinais da Amazônia (dr. Ari Hidalgo – Ufam).
A sexta-feira será de mesas redondas. A primeira, que discutirá programas de plantas medicinais e fitoterapia na rede pública, será coordenada por Moacir Biondo e terá como debatedoras as doutoras Heloísa Cavassani Pimentel de Magalhães (Programa Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Município de Campinas/SP) e Maria Cristina Barros (Programa de Práticas Integrativas e Complementares da Cidade do Rio de Janeiro/RJ).
A mesa seguinte, coordenada pela profa. dra. Tatiana Pereira de Souza, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Ufam, com participação do prof. Msc. Ádley Antonini Neves de Lima (FCF/Ufam), da profa. Dra. Maria Meneses Pereira (FCF/Ufam), da Msc. Neila Soares Picanço (Cepram/Ufam), e da senadora Vanessa Grazziotin, discutirá o Centro de Pesquisa Produção de Medicamentos do Amazonas (Cepram) e a possibilidade de produção de fitoterápicos no Amazonas.
A última mesa redonda, coordenada por Monia Laura Faria Fernandes, discutirá cultivo e qualidade das plantas medicinais, tendo como debatedores os pesquisadores Pedro Melillo de Magalhães (Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas – CPQBA), Francisco Célio (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Amazônia Ocidental) e Eduardo Miranda Tunala (Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro).
A palestra de encerramento (“Plantas medicinais: Bom pra que?”) da I Semana Estadual e da Segunda Semana Municipal de Plantas Medicinais será de Pedro Melillo de Magalhães.

As inscrições para os eventos serão presenciais.
Para ter direito ao certificado de participação será necessária a freqüência a 80% das atividades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário