O Deputado Federal Plínio Valério (PSDB-AM), disse ontem que, o mais vistoso acontecimento da semana é essa série de manifestações populares que mobilizou milhares de brasileiros em diferentes cidades do país.
Na réplica da segunda-feira, com o mote “Não são apenas 0,20 centavos”, além de se posicionarem contra o preço do transporte público, os protestos criticaram, entre outras coisas, a condução da política brasileira, a corrupção, os gastos públicos com a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014.
Na base de tudo isso - afirmou Plínio - se observa uma insatisfação que tem muito a ver com a falta de perspectivas para uma vida melhor, principalmente entre os jovens. Não obstante, as reportagens dos jornais estão mostrando gente de todas as idades engrossando as manifestações. É que, de sua parte, todos os outros brasileiros veem seu poder aquisitivo estreitar-se de forma acelerada sob o golpe duplo do aumento da inflação, que corrói os salários, e dos juros, que devem onerar as compras a prazo.
Para mim, assegura o Deputado, o atual governo petista, tanto quanto ou até mais do que o anterior, jogou todas as cartas numa política de expansão do consumo. E até agora parece não estar convencido de que fomentar a demanda o caminho certo para estimular a atividade econômica de forma duradoura. É ou pode ter sido tão somente um alívio temporário para os setores contemplados, à custa de maior endividamento das famílias. E agora, em clima de euforia com a Copa das Confederações e na expectativa da Copa do Mundo de 2014, o que aflige os brasileiros é, de um lado, o estreitamento de sua capacidade de consumo e, de outro, a notória incapacidade do Estado de apresentar soluções concretas para a crise nas áreas de saúde, educação e transportes. E não será com mais consumo e mais futebol que essas coisas vão ser resolvidas. Finaliza o deputado tucano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário