MANAUS- Duas escolas localizadas em comunidades do município de Autazes (Novo Céu e Novo Mastro) foram contempladas nesta quinta-feira (31) pelo governo do Estado com a entrega de 78 instrumentos musicais.
O material foi adquirido com recurso do Ministério da Cultura repassado ao Estado e cumpre o Programa de Fomento a Bandas e Fanfarras no Amazonas.
Segundo o governador em exercício José Melo, a ideia é promover a interiorização da política cultural e artística, que já alcança 52 municípios do interior. O governador afirmou que, a exemplo das duas escolas (Zima Lira Cabral e GM3, localizadas na Comunidade Novo Céu e Novo Mastro, respectivamente) contempladas cada uma com 39 instrumentos musicais, a proposta é ampliar até junho de 2014 o número de fanfarras em todo o Estado.
“A importância de políticas culturais como essa se mostra no resultado do aprendizado e da disciplina dos jovens. Não dá para enumerar a quantidades de jovens deixaram as drogas ou a criminalidade só para fazerem parte de grupos musicais. O valor do engajamento nas fanfarras, portanto, é inesgotável. Com ele se constrói a própria educação”, disse Melo.
Existem atualmente 55 fanfarras de médio porte em plena atividade, realizando um trabalho educativo-musical em escolas do interior do Estado e envolvendo mais de 3,5 mil estudantes. O projeto do governo estadual busca reforçar em 2014 a expressão musical às corporações, bem como promover formação, capacitação e inclusão social, visando, principalmente, os jovens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário