Um museu vivo, aberto, na floresta, onde se possa conversar com o s bichos, ouvir insetos e aves sentir perfumes, ver as flores. Um aquário com peixes da Amazônia, grandes e pequenos. Esse é o Musa, o Museu da Amazônia que será o tema da palestra do pesquisador Ênio Candotti, na quinta-feira, às 19h30, na Saraiva MegaStore.
O museu está sendo construído ao longo das margens da reserva Ducke, em Manaus, nas proximidades do Jardim Botânico. O acervo é composto pelos conhecimentos acumulados ao longo de décadas nas instituições de pesquisa na Amazonia com o objetivo de entender conhecer, divulgar e contar a todos o que se sabe sobre a floresta e os povos que aqui vivem há milênios.
De acordo com Candotti, os arqueólogos nos mostraram que esta região, ao redor de Manaus, foi densamente povoada no passado. "Na exposição do Musa, realizada durante a SBPC, mostramos uma ponta de flecha que foi datada em mais de 9000 anos! E e as tentativas de reproduzir a ponta mostraram que as técnicas de lascar as pedras não são para qualquer um, nós não conseguimos. Saber e divulgar mais da vida destes povos e dos que os sucederam é mais um compromisso do Musa com a Amazônia", afirma o cientista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário