A Prefeitura de Barcelos promove no próximo dia 24 (quarta-feira), no Centro do município, uma sessão especial do filme ‘A Festa da Menina Morta’, com a presença do diretor da produção, o ator Matheus Nachtergaele.
O evento ocorrerá no Teatro ‘D. José Domitrowich’ e é voltado aos moradores da cidade, além de visitantes do município. No evento, também serão mostradas as cenas de ‘making off’ do filme, que acontecerá na Praça Presidente Costa e Silva, conhecida como 'Praça Central do Coreto'.
Nachtergaele resolveu retornar a Barcelos para prestar contas de seu trabalho realizado através do filme.
Ele e sua equipe chegaram à cidade, neste domingo, para preparar o evento.
Para o prefeito de Barcelos, José Ribamar Beleza (PMDB), a iniciativa só engrandece culturalmente os moradores da cidade. “A apresentação do filme traz um grande enriquecimento cultural sobre o cinema brasileiro aos habitantes de Barcelos.
Ficamos gratos e lisonjeados com a visita desse importante profissional, que poderá influenciar outros brasileiros com seu grande trabalho”, disse o prefeito.
‘A Festa da Menina Morta’ registra contextos, culturas, religiosidade, costumes e crenças de pessoas comuns da Amazônia, colaborando pra projeção de Barcelos no cenário nacional e mundial.
No ano passado, o filme recebeu prêmios nos festivais de Chicago e Los Angeles, nos Estados Unidos e Havana, em Cuba, além de ter sido premiado em festivais brasileiros como em Gramado e no Rio Janeiro.
Sobre o filme
‘A Festa da Menina Morta’ conta a história de Santinho (Daniel de Oliveira), que após o suicídio da mãe (Cássia Kiss), recebeu em suas mãos, da boca de um cachorro, os trapos de um vestidinho azul de uma menina desaparecida.
A menina jamais foi encontrada, mas o tecido rasgado e manchado de sangue passa a ser adorado e considerado sagrado.
Durante 20 anos, a pequena população ribeirinha de um vilarejo localizado no alto Amazonas, comemora a festa da menina morta, traduzindo um forte misticismo e sincretismo religioso.
A cada ano as pessoas visitam o local para rezar, pedir graças e aguardar as "revelações da menina" que se manifestam pela boca de Santinho no ápice da cerimônia.
O elenco e produção do filme gravaram em Barcelos nos meses de janeiro a março de 2007.
Sobre o município
A cidade de Barcelos teve origem em uma aldeia dos índios Manau, chamada Mariuá, localizada no médio Rio Negro.
Em 1758, a aldeia foi elevada à categoria de vila, com o nome de Barcelos, e se transformou na primeira capital da Capitania de São José do Rio Negro, atual Amazonas.
O município possui o maior arquipélago do mundo, chamado Mariuá, com cerca de 700 ilhas, e se tornou conhecido internacionalmente pelo comércio de peixes ornamentais e pela pesca esportiva do tucunaré.
No seu território também estão localizados o Parque Nacional do Jaú, o Parque Estadual do Araçá e a Área de Preservação Ambiental de Mariuá.
Outras informações:
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Barcelos
Paula Litaiff 8130-1717
Rudson Peixoto 8114-9507
Nenhum comentário:
Postar um comentário