sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Profissão do Futuro?

Olá, Pávulo!

Segue o material, em nome da Associação dos Engenheiros Ambientais em virtude da exclusão do engenheiro Ambiental dos Editais do Governo e Prefeitura, gostaríamos de chamar atenção para esse descaso com a nossa classe.

Desde já lhe agradeço a atenção, aguardo seu retorno. Abraço.

Ana Cristina Rodrigues
Eng. Ambiental (Ulbra)
Pós Graduada em Gestão e Tecnologia de Gás Natural (UEA)

Em nome da associação dos engenheiros ambientais do Estado do Amazonas, vimos através deste, sugerir-lhes.

O Esquecimento da Profissão do Futuro!

Cujo objetivo da reportagem será, o esquecimento e falta de reconhecimento e valoração do engenheiro ambiental (VALORAÇÃO -> no sentido de mostrar que o engenheiro ambiental é a reunião de todas as engenharias- é o engenheiro mais completo do mercado das engenharias).

Não somente nas empresas privadas, mais em órgãos públicos de todas as esferas, o engenheiro ambiental quando não é esquecido ele possui uma brecha no edital, que menciona ANALISTA AMBIENTAL - cuja descrição do cargo pede qualquer formação de nível superior com especialização em área ambiental, o que prejudica o profissional. DAQUI A ALGUM TEMPO PODERÁ OCORRER COM O ENGENHERIO AMBIENTAL O QUE OCORREU COM O ENGENHEIRO SANITARISTA, HOJE EM DIA ESSE PROFISSIONAL PARA SOBREVIVER TEVE QUE MIGRAR PARA OUTRAR AREA, COMO ENG. DE SEGURANÇA.

Queremos citar que no último concurso do Ipaam, o Governador do Amazonas, excluiu o engenheiro ambiental para o cargo de ANALISTA AMBIENTAL, CARGO ESSE SENDO OFERECIDO PARA OS ENGENHEIROS FLORESTAIS, a atuação do engenheiro ambiental é mais ampla que a engenharia florestal, tentamos que o IPAAM adicionasse ao edital a nomenclatura engenheiro florestal ou ambiental, porem não tivermos êxito e formos excluídos do concurso.

Num estado cujos governantes vendem a imagem ambiental excluem e/ou nem abre espaços para os engenheiros ambientais.
A prefeitura anunciou que deverá abrir processo seletivo temporário, para a secretaria d meio ambiente, serão aproximadamente 80 vagas para ANALISTAS AMBIENTAIS, pergunta que fica....SERIAM 80 vagas para engenheiros ambientais?????
No Estado já existe o batalhão de policiamento ambiental, será que devera ter seleção ou concurso para a secretaria de segurança, na área de ambiental?
Onde ficamos com a imagem DA BUSCA PELA SUSTENTABILIDADE?????

A Engenharia Ambiental é um curso novo, mas que, devido à desestruturação que vem ocorrendo no meio ambiente, tende a ser uma profissão bastante cotada e principalmente no Brasil, que é um dos países que vem sendo mais afetado devido ao aquecimento global, e por ser um pais com intenso fluxo industrial. O engenheiro ambiental tem como função ajudar em projetos para diminuição do aquecimento global, evitando o envio dos gases ricos em CO2 para a camada de ozônio. Não só essas, mas a reestruturação de rios e afluentes, controlar e amenizar a poluição da água, entre inúmeras outras funções, que colocam a engenharia ambiental como a "profissão do futuro".

Tanto as empresas privadas quanto aos órgãos públicos, precisam reconhecer a importância da atuação do engenheiro ambiental, apesar o nome ambiental e meio ambiente, é utilizado em outras graduações, muitas dela de graduação rápida de dois anos. O tempo de graduação do engenheiro ambiental é em media 5 anos.

Administrador do meio ambiente possui uma enorme diferença do Titulo de Engenheiro Ambiental.
Em média o salário inicial de um eng. é 10 salários mínimos, sendo que não se pode comparar com a oferta do mercado para o trabalhador da gestão ou administração ambiental, cujo salário inicial muitas vezes não é a metade do salário do trainee de Engenharia Ambiental. As empresas estão buscando o melhor custo beneficio, em relação a salário quem ganha agora é a empresa. QUE CONTRATA MÃO DE OBRA BARATA, NÃO DESMERECENDO O PROFISSIONAL DE OUTRAS GRADUAÇÕES AMBIETAIS, MAS NO FUTURO? Não seria hora de alertar para a importância do Engenheiro Ambiental planejando e buscando formas mais sustentáveis, e com fundamentos técnicos de engenharia.

Muitos dos Engenheiros Ambientais, atuam como engenheiro de segurança pela falta de oferta de vagas, encontram na Engenharia de Segurança a porta de entrada mais rápida para o mercado de atuação do Engenheiro. Pois muitas vezes se deparam em seleções com salários baixo o que ocasiona a perda da vaga para um graduado em meio ambiente de cursos de rápida graduação como ou de adm. de meio ambiente, não levando-se encontra A AMPLITUDE DA TITULARIDADE DE ENGENHEIRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário