Após protesto, hoje (11) pela manhã, em frente à sede do Ministério da Pesca e Aquicultura, na rua Maceió, Adrianópolis, zona Centro-Sul, um grupo de pelo menos 150 pescadores da capital e de outros municípios do interior recebeu da superintendência regional do órgão as carteirinhas que dão direito aos benefícios do seguro-defeso. Outros trabalhadores deverão receber o documento por meio das unidades do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em suas localidades.
Conforme o presidente do Sindicato dos Pescadores no Amazonas, Ronildo Nogueira, a manifestação se deu por conta da retenção das carteirinhas na superintendência regional , não reconhece a entidade como representativa da categoria.
O superintendente regional do Ministério, Raimundo Nonato Sousa Costa, afirmou, no entanto, que houve um equívoco por parte do sindicato na interpretação do dispositivo e que as carteirinhas não estavam sendo retidas. “Nosso foco não são as entidades, mas sim os pescadores, por isso as carteiras são entregues diretamente a eles na sede do regional ou através dos Idams”, argumentou lembrando que os documentos vêm de Brasília. “Quem não recebeu é porque a carteirinha não chegou ou já está no Idam do seu município”.
Souza Costa ressaltou ainda que, até o fim do período para o recebimento do seguro-defeso, em 15 de março, todos os pescadores legalizados terão recebido a carteirinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário